VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Aqueduto da Amoreira: um monumento imponente para descobrir no Alentejo

É um dos grandes símbolos de Elvas, no Alentejo, e é também um dos maiores da Península Ibérica. Conheça a história do Aqueduto da Amoreira.

VxMag by VxMag
Out 28, 2023
in Viagens
0
Aqueduto da Amoreira

Aqueduto da Amoreira

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Faial da Terra

10 aldeias portuguesas perfeitas para descobrir o lado mais típico do país

Jun 23, 2025
praias porto

10 praias perto do Porto para desfrutar em família

Jun 23, 2025
ferragudo algarve

Ferragudo: a mais charmosa e florida vila do Algarve

Jun 22, 2025
Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025

No Alentejo, junto à fronteira com Espanha, podemos encontrar a histórica cidade de Elvas, que foi, durante séculos, um importante ponto estratégico da defesa do nosso território, vivendo diversas batalhas e cercos. Assim, não é de admirar que a localidade tenha um rico património militar, entre muralhas, fortificações, castelos e fortins, que foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2012.

Mas a verdade é que Elvas não é só história e guerra, sendo uma cidade cheia de beleza, cultura e tradição, contando com uma arquitetura típica alentejana, uma gastronomia regional deliciosa, artesanato único e festas populares.

E Elvas guarda também um monumental tesouro: o Aqueduto das Amoreiras, obra-prima da engenharia hidráulica que foi construída entre os séculos XVI e XVII para abastecer a cidade de água. O aqueduto tem 8,5 km de extensão e 842 arcos, sendo o maior aqueduto da Península Ibérica e um dos maiores do mundo.

Aqueduto da Amoreira
Aqueduto da Amoreira

A origem deste aqueduto tem origem num problema antigo de Elvas, que era a falta de água. Já desde os tempos da ocupação árabe que a povoação dependia de poços que se encontravam dentro das muralhas e nas redondezas, sendo que o problema se agravou com o aumento da população no século XV, que levou os habitantes a pedirem uma solução a D. Manuel I.

Assim, o rei autorizou o lançamento de um imposto, chamado Real de Água, de modo a financiar a construção de um aqueduto que trouxesse água dos arrabaldes ao centro da cidade. No entanto, as obras apenas se iniciaram no reinado de D. João III, em 1537. A construção iniciou-se com o troço subterrâneo do aqueduto, que percorria 1,3 km entre a nascente e o início das arcadas.

Depois, seguiram-se os troços ao nível do terreno, que se estendiam ao longo de 7 km. Por fim, chegou a última parte do projeto, que era também a mais complexa e dispendiosa, uma vez que era necessário vencer o desnível do terreno.

Graças a estas dificuldades e despesas, esta foi uma obra lenta e que sofreu diversas interrupções ao longo do tempo, tendo sido necessários diversos mestres de obras, engenheiros e arquitetos para concluir o projeto.

Aqueduto da Amoreira
Aqueduto da Amoreira

A obra apenas ficou pronta em 1622, altura em que a água chegou pela primeira vez ao Largo da Misericórdia. O aqueduto, obra gigantesca para a época, envolveu milhares de trabalhadores e consumiu muitos recursos financeiros, mas acabou por ser fundamental para o desenvolvimento de Elvas, tornando-se num dos símbolos da cidade.

Hoje, o interior do aqueduto pode ser visitado e poderá subir até ao seu ponto mais alto, de onde terá uma vista panorâmica sobre Elvas e a região envolvente. O local integra o conjunto da Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, que inclui locais como as muralhas, os fortes de Santa Luzia e da Graça, os fortes do século XIX e 3 fortins do século XVII.

Se optar por fazer todo o percurso pedestre ou de bicicleta ao longo do traçado do aqueduto, poderá apreciar a típica paisagem alentejana e pontos de interesse como a Ermida de Nossa Senhora da Nazaré, o Convento de São Francisco, o Castelo de Elvas e a Sé Catedral.

O horário da visita ao interior do aqueduto é das 9h às 17h30 (durante o inverno) e das 9h às 19h (durante o verão). O bilhete custa 2 euros e também lhe dá acesso ao Forte de Santa Luzia.

Pode também optar por comprar um bilhete conjunto para visitar todos os monumentos integrados no Património Mundial, que custa 5 euros e é válido durante 3 dias, o que lhe vai permitir conhecer a fundo o património desta cidade.

Depois, não deixe de visitar também o Museu Militar de Elvas, um dos mais completos do género no nosso país, e o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro.

É claro que Elvas não é apenas monumentos. Não podemos deixar de destacar a sua maravilhosa gastronomia, baseada em produtos locais como o pão, queijo, presunto, azeite, vinho, ervas aromáticas e doces conventuais.

Poderá experimentar pratos como a açorda alentejana, o ensopado de borrego, o bacalhau dourado, o cozido de grão, as migas, o gaspacho e as sopas de tomate.

No que diz respeito às sobremesas, prove as famosas ameixas de Elvas e os doces à base de ovos e amêndoas, como as queijadas, os toucinhos do céu, as broas e os biscoitos.

Como pode ver, existe muito a ver em Elvas, sendo este um destino perfeito para uma escapadinha ou para umas férias mais prolongadas. Portanto, não deixe de conhecer este magnífico recanto alentejano!

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tarte de maçã e amêndoa
Gastronomia

Tarte de maçã e amêndoa: uma receita simples e irresistível

by VxMag
Jun 24, 2025
0

A tarte de maçã e amêndoa é daquelas sobremesas que se faz num instante e que agrada a todos. É...

Read moreDetails
7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

Jun 24, 2025
Língua Portuguesa

13 palavras que mudaram de sentido na língua portuguesa

Jun 24, 2025
português

O galego e o português: duas línguas ou uma só?

Jun 23, 2025
Língua Portuguesa

6 expressões populares da Língua Portuguesa com origens que talvez desconheça

Jun 23, 2025
Faial da Terra

10 aldeias portuguesas perfeitas para descobrir o lado mais típico do país

Jun 23, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine