Início Viagens Aldeia de Pias: um paraíso perdido em Cinfães

Aldeia de Pias: um paraíso perdido em Cinfães

A belíssima e encantadora aldeia de Pias, enquadrada pelo verde deslumbrante e pelas águas do rio Bestança é um pequeno paraíso por descobrir em Cinfães.

5455
0
aldeia de Pias
Pias - Pedro Sá

A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada no considerado “Vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro. O rio Bestança é um rio Português do Concelho de Cinfães que nasce a 1229 metros de altitude em plena Serra do Montemuro. Tem uma extensão de cerca de 13,5 quilómetros e desagua em Porto Antigo, na margem esquerda de uma das melhores albufeiras do Douro, entre as freguesias de Oliveira do Douro e Cinfães. O seu nome advém do termo “Bestias”, que significa correr naturalmente em zona de fauna e flora selvagem. Tem uma vegetação ribeirinha bem estruturada e águas límpidas que o tornam um dos rios com melhor qualidade ambiental.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a actividade principal da localidade.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

Pias terá sido uma povoação importante e atractiva para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitectura popular.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

Pias
Pias

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio do Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais e recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

De referir a sua riqueza etnográfica e cultural, preservada ao longo de gerações por elementos resistentes como moinhos, palheiros, pontes de pedra, calçadas, e até achados arqueológicos. As águas correntes são, entre os agentes externos, aqueles que mais se evidenciam na moldagem do relevo e o rio Bestança com os seus afluentes, não constituem qualquer excepção, sendo os maiores responsáveis pela configuração e formato da paisagem do Vale do Bestança.

Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422

Artigo: Pedro Sá

Locais oficiais:

www.facebook.com/aldeiadepias

www.facebook.com/pedrosafotografia

Fontes: Município de Cinfães, História de Cinfães, Wikipédia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here