A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada no considerado “Vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro. O rio Bestança é um rio Português do Concelho de Cinfães que nasce a 1229 metros de altitude em plena Serra do Montemuro.
Tem uma extensão de cerca de 13,5 quilómetros e desagua em Porto Antigo, na margem esquerda de uma das melhores albufeiras do Douro, entre as freguesias de Oliveira do Douro e Cinfães.
O seu nome advém do termo “Bestias”, que significa correr naturalmente em zona de fauna e flora selvagem. Tem uma vegetação ribeirinha bem estruturada e águas límpidas que o tornam um dos rios com melhor qualidade ambiental.

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a actividade principal da localidade.
Pias terá sido uma povoação importante e atractiva para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitectura popular.
A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.
Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio do Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais e recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.
De referir a sua riqueza etnográfica e cultural, preservada ao longo de gerações por elementos resistentes como moinhos, palheiros, pontes de pedra, calçadas, e até achados arqueológicos. As águas correntes são, entre os agentes externos, aqueles que mais se evidenciam na moldagem do relevo e o rio Bestança com os seus afluentes, não constituem qualquer excepção, sendo os maiores responsáveis pela configuração e formato da paisagem do Vale do Bestança.
Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422
Artigo: Pedro Sá
Locais oficiais:
www.facebook.com/pedrosafotografia
Fontes: Município de Cinfães, História de Cinfães, Wikipédia