VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

6 dos monumentos mais emblemáticos de Portugal

São antigos, imponentes e guardam histórias que merecem ser conhecidas. Descubra alguns dos monumentos mais emblemáticos de Portugal.

VxMag by VxMag
Jun 20, 2023
in Viagens
0
monumentos mais emblemáticos de Portugal

Mosteiro da batalha

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Mais do que um edifício ou construção, um monumento representa a alma e a história de um povo, contribuindo para um sentido de identidade comum. Em Portugal, podemos encontrar diversos monumentos interessantes, que se destacam pela sua história, pelo seu estilo arquitetónico e pela sua beleza e relevância.

Muitos destes monumentos possuem o estatuto de Património Mundial atribuído pela UNESCO. Este estatuto serve não só para reconhecer a importância e a singularidade dos mesmos mas também para reforçar a ideia de que devem ser estimados e protegidos. Afinal de contas, só desta forma poderão continuar a ser autênticos símbolos de Portugal e a guardar as histórias do país.

Para que possa conhecer um pouco mais sobre a forma como estas construções e a história se interligam, deixamos-lhe seis exemplos imperdíveis. Descubra alguns dos monumentos mais emblemáticos de Portugal.

1. Castelo de Guimarães (Guimarães)

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e à formação do nosso país, apesar de ter uma história ainda mais antiga. No século X, construiu-se um mosteiro na herdade de Vimaranes, tendo-se revelado necessário construir uma fortaleza para proteger os monges e a comunidade dos ataques dos mouros.

A fortaleza foi ampliada e modificada pelos pais de D. Afonso Henriques, assim como por diversos outros monarcas, ao longo dos séculos. Eventualmente, o local foi abandonado e entrou em degradação, mas, felizmente, isso foi revertido. Hoje, o castelo de Guimarães volta a ser um dos mais relevantes monumentos nacionais.

2. Mosteiro da Batalha (Batalha)

Mosteiro da Batalha
Mosteiro da Batalha

O conjunto arquitetónico foi construído no seguimento de uma promessa feita por D. João I, e, após a vitória na Batalha de Aljubarrota, iniciou-se a construção deste espaço como agradecimento por o trono ter sido assegurado, bem como a independência do nosso país. Assim, esta batalha revelou-se fundamental na construção deste monumento.

As obras acabaram por demorar mais de um século, conhecendo o edifício diversas fases de construção. Hoje, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (o seu nome oficial) é um monumento nacional de relevo e faz parte da lista de Património da Humanidade da UNESCO, para a qual entrou em 1938.

3. Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça)

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Para além de ter sido o primeiro edifício de arquitetura gótica do nosso país, foi um espaço com uma grande relevância cultural, religiosa e ideológica, tendo contribuído para que a expansão cristã continuasse mais para sul. Além disso, este mosteiro encontra-se também muito ligado à afirmação do nosso país enquanto Reino independente.

O local foi fundado pelo nosso primeiro rei, que o doou a Bernardo de Claval em 1153. No Mosteiro de Alcobaça repousam os dois protagonistas daquela que é considerada uma das maiores histórias de amor portuguesas, já que aqui se encontram os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro (entre outros túmulos reais).

4. Torre de Belém (Lisboa)

património mundial
Torre de Belém

O seu nome oficial é Torre de S. Vicente, sendo constituída por diversos espaços, como o exterior, o baluarte e o seu terraço, a fachada sul, a capela, a sala do Governador, a sala dos Reis e a sala de audiências, que podem hoje ser visitadas. Aliás, este é um dos monumentos mais procurados na nossa capital.

O local contribuía em tempos para a defesa da barra de Lisboa, sendo uma referência arquitetónica do reinado de D. Manuel I. Curiosamente, na altura em que este monumento foi construído, a torre estava num ilhéu do Tejo que, com o tempo, acabou por se ligar à costa, como hoje os visitantes podem observar.

5. Torre dos Clérigos (Porto)

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos

É provavelmente um dos monumentos mais emblemáticos do Porto, sendo já um símbolo desta cidade que é reconhecível em praticamente todo o mundo, ou não fossem cada vez mais os turistas a visitar esta cidade. Tanto a Torre como a Igreja foram edificadas no século XVIII, tendo projeto de Nicolau Nasoni.

Este arquiteto, nome notável a nível nacional, expressou a sua arte no Porto de uma forma muito única e particular, tendo participado na construção de diversos espaços emblemáticos da cidade. É claro que a Torre dos Clérigos acaba por ser uma das mais conhecidas, pela sua beleza e elegante imponência, que marca a zona onde se insere.

6. Palácio Nacional da Pena (Sintra)

Palácio da Pena
Palácio da Pena

Património Mundial da UNESCO desde 1996, este local parece quase saído de um conto de fadas, sendo uma referência nacional e internacional do Romantismo do século XIX. Tudo começou com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena, no século XII. No século XVI, veio o Mosteiro, que foi doado à Ordem de São Jerónimo.

Após a extinção das ordens religiosas, D. Fernando II adquiriu o local em hasta pública, e assim começaram as obras no antigo Mosteiro, construindo-se também o Palácio Novo. Foram também criados uns magníficos jardins a rodear o local. Hoje, este é um dos monumentos mais visitados no nosso país, cativando pela sua beleza.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)
Notícias

O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)

by VxMag
Dez 6, 2025
0

Os suportes de telemóvel e GPS tornaram-se indispensáveis para muitos condutores, sobretudo para quem usa a navegação diariamente. Apesar de...

Read moreDetails
Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Dez 6, 2025
A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma - e porque isso quase nunca acontece

A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma – e porque isso quase nunca acontece

Dez 6, 2025
Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Dez 6, 2025
Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Dez 5, 2025
Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Dez 5, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine