VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Igreja de Cortegaça: uma das mais bonitas de Portugal

Fachada revestida a azulejo, história com raízes no século XII e um interior surpreendente. A Igreja de Cortegaça é uma das mais marcantes da região de Aveiro.

VxMag by VxMag
Ago 15, 2025
in Viagens
0
monumentos de Portugal

Igreja Matriz de Cortegaça

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

No concelho de Ovar, distrito de Aveiro, a Igreja de Santa Marinha de Cortegaça tem vindo a afirmar-se como um dos exemplos mais distintos do património religioso do norte do país.

A razão é imediata ao olhar: a fachada completamente revestida de azulejos azuis e brancos, com figuras de santos e cenas bíblicas, não passa despercebida a quem ali chega.

O edifício que hoje se visita foi construído entre 1910 e 1918, numa iniciativa liderada pelo então pároco Manuel Pereira, num período em que a antiga igreja – cujas origens remontam ao século XII – se encontrava em avançado estado de degradação.

A sua reconstrução foi financiada por uma combinação de donativos locais, apoios estatais e rendimentos paroquiais.

A fachada é uma das mais fotografadas da região. Os azulejos, produzidos na Fábrica Aleluia de Aveiro, representam figuras como São Pedro, São Francisco de Assis ou o Coração de Jesus, e contribuem para o impacto visual do conjunto.

A composição inclui ainda duas torres sineiras e três portas com vitrais, características que sublinham a influência neorromânica e neoclássica do projeto.

No interior, a nave única está acompanhada por seis capelas laterais interligadas. O teto abobadado exibe frescos com os doze apóstolos e os quatro evangelistas.

A capela-mor, separada por um arco triunfal, destaca-se pelo retábulo e pelos painéis de azulejo que retratam episódios como A Última Ceia e A Pesca Milagrosa, restaurados em 2017. A estas imagens juntam-se outras como A Anunciação e A Visitação, visíveis nas paredes laterais.

Em 1993, a igreja foi dotada com um órgão de tubos construído pela oficina Dinarte Machado. Com dois teclados, pedaleira e 22 registos, veio reforçar o papel da igreja não apenas como local de culto, mas também como espaço cultural.

Além da igreja em si, merece destaque o conjunto de jazigos do antigo cemitério, situados nas imediações e também classificados como monumento de interesse público desde 2013.

São testemunhos relevantes da arte funerária dos séculos XIX e XX, com trabalhos em mármore e granito que refletem uma tradição escultórica com forte expressão regional.

Hoje, a Igreja de Cortegaça é ponto de paragem obrigatória para quem percorre a região. À sua função litúrgica junta-se um crescente interesse turístico, motivado pela singularidade arquitetónica e pelo estado de preservação do conjunto.

Um exemplo claro de como o património local pode afirmar-se, discretamente, no mapa cultural do país.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Suculentas
Notícias

8 plantas para jardim que não exigem quase nada de si (mas retribuem muito)

by VxMag
Mar 16, 2026
0

Nem toda a gente tem horas livres para se dedicar ao jardim — e está bem assim. A boa notícia...

Read moreDetails
Limpar a placa de indução: os erros comuns e a forma correta de o fazer

Placa de indução: os erros que está a cometer na limpeza e como corrigi-los

Mar 16, 2026
Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método prático usado por profissionais

Como limpar o frigorífico a fundo sem o desligar: o método que os profissionais usam

Mar 16, 2026
Limpar a máquina de lavar louça: o local onde a sujidade se esconde e entope o aparelho

Como limpar a máquina da loiça por dentro: os pontos críticos que ninguém limpa (e deveria)

Mar 16, 2026
Filtros do exaustor cheios de gordura? O truque simples que resulta

O truque da avó que ainda ninguém superou: como limpar o exaustor com bicarbonato e água a ferver

Mar 15, 2026
Pitões das Júnias: uma aldeia belíssima para descobrir no topo do Gerês

Pitões das Júnias: a aldeia transmontana que o tempo quase não tocou

Mar 15, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine