VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Passadiços de Pindelo: cascatas, bosque e tranquilidade a dois passos do Porto

Entre pequenas cascatas e trilhos florestais, os Passadiços de Pindelo são um convite a descobrir um recanto tranquilo do norte de Portugal.

VxMag by VxMag
Jul 15, 2025
in Viagens
0
Passadiços de Pindelo

Passadiços de Pindelo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Situado em Oliveira de Azeméis, a menos de uma hora do Porto, o trilho dos Passadiços de Pindelo proporciona um percurso breve, mas deslumbrante.

Entre troços de madeira, trilhos de terra e fragmentos de levadas antigas, o caminho acompanha o curso do rio Antuã e convida a uma caminhada imersa na natureza.

O percurso tem cerca de 4,5 km (ida e volta) e conduz o caminhante até à Cascata do Outeiro, um dos pontos altos do trajeto.

Envolvida por vegetação densa e com o som constante da água em fundo, esta cascata tem tanto de fotogénica como de pacífica.

Apesar do nome, o percurso não é feito apenas sobre passadiços. A estrutura de madeira foi colocada apenas nos pontos essenciais para garantir acessibilidade, sem comprometer a paisagem.

Entre bosques, pequenas pontes, ruínas de antigos moinhos e pequenas lagoas, há muito para observar e absorver.

Quem tiver mais fôlego (e curiosidade) pode prolongar o passeio até à Cascata da Pedra Má. O caminho é mais exigente, atravessando troços de alcatrão e terra batida, mas compensa pela envolvência natural e pelo sossego da zona.

Aí, junto à rocha que dá nome à cascata, encontra-se uma pequena área de escalada desportiva.

O trilho é acessível, mesmo para quem leva crianças, embora haja subidas com algum declive.

A sinalização não é ainda perfeita, mas com um mapa ou aplicação de GPS é fácil manter-se no percurso certo.

A primavera e o outono são boas estações para visitar os Passadiços de Pindelo, quer pelas cascatas mais caudalosas, quer pelas cores da vegetação.

No verão, a sombra das árvores torna o percurso mais fresco, mas a água do rio não está recomendada para banhos. No inverno, há que contar com lama, chuva e possíveis troços intransitáveis.

Não é cobrada qualquer entrada e, por agora, não está prevista essa possibilidade. O estacionamento é gratuito, embora limitado, junto à Rua das Fontelas ou perto das letras de Pindelo.

Como não há cafés ou casas de apoio no percurso, convém levar água, lanche e um saco para o lixo.

Para quem procura um trilho curto, mas cheio de detalhes, os Passadiços de Pindelo são uma escolha a considerar.

Uma escapadinha natural que, apesar de ainda pouco divulgada, merece um lugar na lista de quem gosta de caminhar entre árvores e quedas de água.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cromeleque dos Almendres Alentejo
Notícias

Cromeleque dos Almendres: fica no Alentejo e é 2000 anos mais antigo do que Stonehenge

by VxMag
Jun 17, 2026
0

Quando começou a ser construído Stonehenge, o Cromeleque dos Almendres já estava em fase de abandono. O monumento alentejano, com...

Read moreDetails
Anta de Pavia

Anta de Pavia: uma sepultura transformada em capela, no Alentejo

Jun 17, 2026
Provavelmente, uma das cascatas mais bonitas de Portugal

Provavelmente, uma das cascatas mais bonitas de Portugal

Jun 17, 2026
Praia do Fogo

Praia do Fogo: uma praia de água quente para descobrir nos Açores

Jun 17, 2026
Curral das Freiras

Curral das Freiras: a aldeia secreta da Madeira onde as mulheres se esconderam dos piratas

Jun 17, 2026
Capela do Calvário Alentejo

Capela do Calvário: a “Igreja das Pedras” do Alentejo que ninguém consegue explicar por completo

Jun 17, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine