VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Depois do grande sismo de 1755, poucos foram os edifícios que restaram intactos em Lisboa. Descubra algumas das casas mais antigas da capital.

VxMag by VxMag
Mar 20, 2023
in Viagens
0
casa mais antiga de Lisboa

Casa mais antiga de Lisboa (Júlio Pereira)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Ilhéu de Vila Franca

Ilhéu de Vila Franca: um dos locais mais deslumbrantes dos Açores

Out 28, 2023
Aqueduto da Amoreira

Aqueduto da Amoreira: um monumento imponente para descobrir no Alentejo

Out 28, 2023
Janeiro de Baixo

Janeiro de Baixo: uma belíssima aldeia de xisto para descobrir na Serra do Açor

Out 27, 2023
cascatas serra da estrela

10 maravilhas naturais para descobrir no Interior de Portugal

Out 27, 2023

O terramoto de 1755 foi incrivelmente devastador, e é considerado como um dos mais violentos da história da humanidade, tendo destruído grande parte de Lisboa e outras cidades portuguesas na costa alentejana e algarvia. Apesar disso, nem todos os edifícios desapareceram neste fatídico dia, e, pelos bairros históricos da capital portuguesa, podemos ainda encontrar edifícios anteriores a esta desgraça.

Apesar de não terem uma qualidade artística muito elevada, encantam pela sua arquitetura medieval e pelo seu pitoresco. Visitá-los é descobrir um pouco mais sobre a Lisboa anterior ao grande sismo de 1755, uma cidade muito diferente do que aquilo que conhecemos hoje, num estilo bem mais medieval e com monumentos imponentes dos quais não existem sequer vestígios atualmente.

As visitas guiadas a estes pequenos segredos de Lisboa são cada vez mais frequentes. Se quiser conhecer os edifícios mais antigos da capital (e aqueles poucos que resistiram ao terramoto de 1755), nada melhor do que procurar um bom guia turístico que lhe conte ao pormenor a história de cada uma destas casas.

1. Rua dos Cegos

Rua dos Cegos
Rua dos Cegos

Este edifício quinhentista é provavelmente a casa mais antiga de Lisboa. Apesar das suas dimensões pequenas, marca de forma profunda o tipicismo da zona onde se encontra, no bairro de Alfama.

2. Largo do Menino Deus

Largo do Menino Deus
Largo do Menino Deus

Este exemplar do século XVI mantém o seu traçado original e tornou-se um verdadeiro modelo em quadros e aguarelas de diversos artistas plásticos. De destacar o seu corpo saliente, cujo acesso se faz por uma escada com 7 degraus e uma porta estreita em arco.

3. Rua do Benformoso

Rua do Benformoso
Rua do Benformoso

Esta casa datada do século XVII é um exemplar único, graças ao seu lote estreito, com loja e 2 andares de ressalto. Não podemos deixar de destacar o interessante trabalho em madeira, presente no forro dos ressaltos e nos óculos para iluminação da escada.

4. Beco de São Miguel

Beco de São Miguel
Beco de São Miguel

Mesmo ao lado da igreja de São Miguel, podemos encontrar este prédio de 5 pisos, que conta com um ressalto bilateral muito balançado e paredes exteriores de tabique. O local chama também a atenção pelas cores usadas na sua fachada.

5. Rua da Atalaia

Rua da Atalaia
Rua da Atalaia

Este prédio, situado no Bairro Alto, tem uma altura excecional de 6 pisos, e conta com uma fachada de bico. As grades presentes nas sacadas são já seiscentistas, o que denota uma construção anterior ao terramoto de 1755.

6. Beco da Achada

Beco da Achada
Beco da Achada

O Beco da Achada encontra-se na Mouraria, local rico em inúmeros recantos apaixonantes. É neste beco que encontraremos um edifício do século XIV ou XV, que conta com uma porta e janela gótica, em cantaria.

7. Rua dos Bacalhoeiros

Rua dos Bacalhoeiros
Rua dos Bacalhoeiros

Este grande edifício da época de D. João V é conhecido como Casa das Varandas, devido à grande presença deste elemento arquitetónico. Originalmente, teria 5 pisos, mas, no século XIX, foram-lhe acrescentados mais 2, assim como as águas-furtadas.

8. Largo do Chafariz de Dentro

Largo do Chafariz de Dentro
Largo do Chafariz de Dentro

Neste largo, podemos encontrar um prédio de 4 pisos, com duplo ressalto, que foi provavelmente construído no século XVII. O local chama a atenção pela sua fachada de cores sóbrias, que se destaca das demais.

Tags: lisboa
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Coscorões à moda antiga
Gastronomia

Coscorões à moda antiga: aprenda a fazê-los como a sua avó fazia

by VxMag
Dez 7, 2023
0

O Natal é uma época especial, que nos convida a celebrar a vida, a família, a amizade e a solidariedade....

Read more
decoração de natal

7 ideias baratas e originais para decorar a sua casa no Natal

Dez 7, 2023
Bolo de laranja e coco

Bolo de laranja e coco: receita deliciosa e muito fácil de fazer

Dez 7, 2023
Rabanadas com calda de mel

Rabanadas com calda de mel: receita tradicional e muito fácil de fazer

Dez 7, 2023
Bolo de maçã com mel e canela

Bolo de maçã com mel e canela: receita antiga e repleta de sabor

Dez 7, 2023
Aletria conventual

Aletria conventual: receita antiga, tradicional e repleta de sabor

Dez 6, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine