VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

7 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção

Fazem parte da cultura popular e alguns têm séculos de existência. Conheça 7 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção.

VxMag by VxMag
Mai 31, 2023
in Cultura
0
Viola campaniça

Viola campaniça

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Língua Portuguesa

10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

Set 18, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras caras da Língua Portuguesa para criticar pela positiva

Set 16, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras da Língua Portuguesa para elogiar com elegância

Set 13, 2023

A música é uma forma de expressão artística que reflete a identidade e a diversidade de um povo. Cada região tem os seus ritmos, as suas melodias e os seus instrumentos musicais. Em Portugal, há uma riqueza de instrumentos musicais populares que foram criados ao longo dos séculos e que acompanham as tradições e as festas locais.

No entanto, muitos desses instrumentos estão em vias de extinção, ou seja, correm o risco de desaparecer por falta de uso, de interesse ou de preservação. Alguns já são raros de encontrar ou de ouvir, outros estão limitados a pequenas comunidades ou a grupos de música tradicional.

Neste artigo, vamos apresentar 7 instrumentos musicais portugueses em vias de extinção, que merecem ser conhecidos e valorizados. 

1. Viola Braguesa

Viola Braguesa
Viola Braguesa

A viola braguesa é um instrumento típico da região do Minho, especialmente da cidade de Braga. É uma viola de cordas metálicas, com cinco ordens duplas. Tem a abertura central em forma de boca de raia e é tocada de rasgado, isto é, percorrendo todas as cordas ao mesmo tempo com os dedos.

É usada para acompanhar o canto ao desafio, uma forma de improvisação poética muito popular no Minho. Também é usada para tocar canções tradicionais, como o vira, a chula e o malhão.

2. Viola Toeira

Viola Toeira
Viola Toeira

A viola toeira, também conhecida por viola de Coimbra, é um instrumento originário da região de Coimbra, onde durante muito tempo animou festas e romarias. É uma viola de cordas metálicas, com cinco ordens, sendo as três primeiras duplas e as duas últimas triplas. Tem a abertura central em forma oval.

É tocada de dedilhado, isto é, tocando as cordas individualmente com os dedos. É usada para acompanhar a guitarra portuguesa e o canto de Coimbra, uma forma de música erudita e sentimental que se desenvolveu na cidade universitária.

3. Sarronca

Sarronca
Sarronca

A sarronca é um instrumento muito simples e antigo, que se encontra em várias regiões do país. É um membranofone de fricção, composto por um reservatório, geralmente uma bilha de barro ou uma lata, que serve de caixa de ressonância. A boca do reservatório é tapada com uma pele esticada, que tem preso no centro um pequeno pau ou cana. Ao friccionar esse pau ou cana com as mãos ou com um pano molhado, produz-se um som grave e rouco.

É usada para marcar o ritmo em algumas danças populares, como o corridinho ou o fandango. Também é usada para assustar os animais ou para fazer barulho nas festas de Carnaval ou de Natal.

4. Rabeca Chuleira

Rabeca Chuleira
Rabeca Chuleira

A rabeca chuleira é um instrumento típico do Douro Litoral e do Minho. É um violino popular, com quatro cordas friccionadas por um arco. Tem o braço mais curto que o do violino clássico e a caixa mais larga e achatada.

É usada para tocar uma forma musical chamada chula, que é típica dessas regiões. A chula é uma dança animada e saltitante, que tem uma parte cantada e uma parte instrumental. A rabeca chuleira também é usada para tocar outras canções tradicionais, como o vira ou o verde-gaio.

5. Viola Amarantina

Viola Amarantina
Viola Amarantina

A viola amarantina, também designada de viola de Amarante, viola de dois corações ou simplesmente viola, é um instrumento típico da região do Douro Litoral. É uma viola de cordas metálicas, com cinco ordens duplas. Tem a abertura central em forma de dois corações e é tocada de rasgado, como a viola braguesa.

É usada para acompanhar o canto tradicional da região, como as modas, as cantigas ou as desgarradas. Também é usada para tocar danças populares, como o vira ou o malhão.

6. Viola Campaniça

Viola Campaniça
Viola Campaniça

A viola campaniça é um instrumento típico do Alentejo, especialmente da região de Castro Verde. É uma viola de cordas metálicas, com cinco ordens duplas. Tem a abertura central em forma oval e é tocada de dedilhado, como a viola toeira.

É usada para acompanhar o cante alentejano, uma forma de canto polifónico que é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Também é usada para tocar modas soltas, que são canções populares de caráter humorístico ou satírico.

7. Viola de arame

Viola de arame
Viola de arame

A viola de arame é um instrumento típico das ilhas da Madeira e dos Açores. É uma viola de cordas metálicas, com cinco ordens duplas, sendo as duas primeiras de metal e as restantes de tripa. Tem a abertura central em forma oval e é tocada de dedilhado, como a viola toeira.

É usada para acompanhar o canto e a dança das ilhas, como o bailinho, a chamarrita ou o pezinho. Também é usada para tocar canções tradicionais, como as modinhas, as cantigas ou as romarias.

Tags: instrumentos musicaismúsica
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Parque de Natureza de Noudar
Viagens

Castelo de Noudar: um pequeno segredo para descobrir no Alentejo

by VxMag
Set 29, 2023
0

O Alentejo é uma região fascinante do nosso país, sendo uma zona de contrastes, onde a tradição se mistura com...

Read more
melhores cidades para viver em portugal

5 cidades portuguesas perfeitas para descobrir num fim de semana

Set 29, 2023
plantas pendentes fáceis de cuidar

8 plantas pendentes fáceis de cuidar para alegrar a sua casa

Set 29, 2023
Alecrim

Alecrim: guia completo para plantar e cuidar desta erva aromática

Set 29, 2023
ideias de decoração para sala pequena

7 ideias de decoração para salas pequenas e acolhedoras

Set 28, 2023
plantas de interior de baixa manutenção

10 plantas de interior que requerem pouca manutenção

Set 28, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine