VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

7 cascatas, passadiços e aldeias típicas para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em Natureza e disso são exemplo as suas cascatas, os passadiços que levam até elas e as aldeias típicas que encontra pelo caminho.

VxMag by VxMag
Jan 3, 2023
in Viagens
0
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

O Norte de Portugal é rico em destinos de Natureza, muitos deles quase secretos e conhecidos apenas pela população local. Mas isso tem vindo a mudar gradualmente nos últimos anos, graças a uma maior divulgação e também à construção de passadiços que nos levam a conhecer estes lados mais recônditos desta região.

Através destes passadiços é possível descobrir algumas cascatas e poços de águas cristalinas que convidam a um banho refrescantes durante os dias quentes de Verão. E esta caminhada pode também levá-lo a cruzar-se com algumas das aldeias mais típicas e genuínas do Norte de Portugal, repletas de história e de gente que tão bem sabe receber.

Se quer fazer desta região o seu próximo destino de férias, nada como preparar-se já para a viagem fazendo a lista dos locais secretos que gostaria de descobrir. Conheça alguns dos mais deslumbrantes passadiços do Norte de Portugal, assim como algumas das suas cascatas e aldeias tradicionais.

1. Cascata do Pincho

Cascata do Pincho
Cascata do Pincho

Encontra-se a pouco mais de vinte quilómetros de Viana do Castelo, mais precisamente na Serra d’Arga que constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela imensidão de paisagens verdejantes como também pelos seus valores naturais e património cultural. Nos pontos mais altos, é possível deparar-se com algumas áreas naturais com uma rara beleza e uma enorme diversidade florística.

Para além da sua localização privilegiada, a Cascata do Pincho é a mais exuberante entre todas as quedas de água do rio Âncora, devido às suas águas cristalinas e uma das mais bonitas do Norte de Portugal.

2. Passadiços do Gresso

Passadiços do Gresso
Passadiços do Gresso

Apesar de terem apenas 1,5 quilómetros, a sua beleza não deixa ninguém indiferente a quem segue o passadiço. Começando em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, este passadiço circular acompanha o percurso do rio Gresso, com nascente na serra do Arestal.

O percurso, com quatro pontes e algumas escadas em madeira, torna-se ainda mais especial com as diversas cascatas e quedas de água. A maioria do percurso encontra-se à sombra das árvores da montanha e é refrescado pela água que cai serra abaixo.

3. Branda da Aveleira

aldeias secretas em Portugal
Branda da Aveleira

Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é um local que nos mostra que a resiliência humana não tem limites. A Branda da Aveleira foi usada durante séculos como residência temporária, mas este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, a localidade não só resistiu, como renasceu das cinzas e espera agora pela sua visita.

Para melhor compreendermos a história da Branda da Aveleira, em Melgaço, precisamos primeiro de perceber o que é uma branda. As brandas eram sítios localizados em altitudes elevadas, que se encontravam espalhados um pouco por todo o Parque Nacional, e era para aqui que os pastores traziam o gado nos meses mais quentes da primavera e verão.

4. Cascata da Portela do Homem

Cascata da Portela do Homem
Cascata da Portela do Homem

O nome oficial é Cascata de São Miguel, embora também seja conhecida por Cascata do Rio Homem. Mas quase todos lhe chamam Cascata da Portela do Homem. É uma das mais visitadas do Parque Nacional Peneda Gerês e o motivo é simples: o seu fácil acesso atrai muitos curiosos.

Em dias mais quentes, é possível refrescar-se nas águas da sua lagoa, límpidas e puras, e deslumbrar-se com a paisagem circundante. Afinal de contas, esta é uma das cascatas mais bonitas do Gerês.

5. Passadiços do Paiva

Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

São os passadiços mais conhecidos e premiados de Portugal, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Liga as praias fluviais de Areinho e da Espiunca e tem uma extensão total de 8,7km. O passadiço em madeira acompanha o rio Paiva no Geopark de Arouca.

O percurso demorar cerca de 2h30 a completar e é de dificuldade um pouco mais elevada graças às subidas e descidas acentuadas. Aqui poderá também encontrar a maior ponte pedonal suspensa do mundo, aberta recentemente ao público.

6. Gimonde

Gimonde
Gimonde

A pequena e pitoresca aldeia de Gimonde faz parte do concelho de Bragança e está integrada no Parque Natural de Montesinho. A sua paisagem é dominada pela sua famosa ponte medieval que confere um encanto especial a toda a aldeia. Mas há mais para ver aqui. Perca-se pelas suas ruas e aprecie os pequenos detalhes desta típica aldeia transmontana.

Gimonde é também famosa pela sua gastronomia. Na aldeia existem diversos restaurantes onde é possível apreciar os pratos típicos da região. Aprecie ainda as iguarias típicas da localidade, como o seu famoso fumeiro e as deliciosas compotas.

7. Passadiço de Fiães

Passadiços de Fiães
Passadiços de Fiães

O passadiço tem quatro quilómetros de extensão e liga as freguesias de Fiães e Corga do Lobão, ambas pertencentes ao Parque das Ribeiras do Rio Uíma. O passadiço percorre as margens deste afluente por um terreno pantanoso, rico em amieiros, salgueiros e sabugueiros. O grau de dificuldade do percurso é considerado fácil.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exaustor da cozinha: o erro que impede a eliminação de cheiros e aumenta a sujidade
Notícias

Exaustor da cozinha: o erro que impede a eliminação de cheiros e aumenta a sujidade

by VxMag
Dez 7, 2025
0

O exaustor é um elemento essencial na cozinha. Para além de reduzir odores, remove vapor, partículas de gordura e poluentes...

Read moreDetails
Cinco objetos que nunca deve colocar na máquina de lavar roupa - e que muitos metem sem pensar

Cinco objetos que nunca deve colocar na máquina de lavar roupa – e que muitos metem sem pensar

Dez 7, 2025
Pensão mínima: quem tem direito e como garantir o valor mais alto

Pensão mínima: quem tem direito e como garantir o valor mais alto

Dez 7, 2025
Marcha atrás nas rotundas pode dar multa? Saiba o que dizem as regras de condução

Marcha atrás nas rotundas pode dar multa? Saiba o que dizem as regras de condução

Dez 7, 2025
Pagamentos por Multibanco: os comerciantes podem mesmo impor um valor mínimo?

Pagamentos por Multibanco: os comerciantes podem mesmo impor um valor mínimo?

Dez 7, 2025
A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho

A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho

Dez 6, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine