É a segunda maior cidade do nosso país e uma das mais antigas da Europa, tendo sido fundada no século IV pelos romanos. É igualmente uma das cidades mais visitadas do nosso país, recebendo milhões de turistas ao longo de todo o ano. Portanto, não é de admirar que o Porto seja um local recheado de atrações, entre monumentos, museus e importantes instituições culturais.
Mas o Porto é também uma cidade acessível, permitindo aos visitantes desfrutar de muitas atrações sem terem de pagar nada. Se ficou com curiosidade, deixamos-lhe alguns locais gratuitos para visitar no Porto.
1. Estação de São Bento

É uma das mais bonitas do mundo e uma autêntica obra de arte, tendo sido inaugurada em 1916, no lugar do antigo Convento de São Bento de Avé-Maria.
A sua fachada tem um estilo neoclássico e o seu interior encontra-se decorado com mais de 20 mil azulejos, que são da autoria do pintor Jorge Colaço e retratam cenas da história de Portugal e do Porto. A estação é também um importante centro de transporte, tanto nacional como internacional.
2. Sé Catedral

A Sé Catedral é um dos monumentos mais emblemáticos e antigos da Invicta, tendo sido construída no século XII, sobre as ruínas de uma basílica paleocristã do século VI.
Ao longo dos séculos, foi sofrendo diversas alterações e ampliações, o que lhe deu o seu estilo arquitetónico misto, que combina elementos românicos, góticos, barrocos e neoclássicos. No seu interior, destaca-se o tesouro da Sé, coleção de peças de arte sacra.
3. Igreja de Santa Clara

É uma das mais belas e impressionantes igrejas do Porto, destacando-se pela decoração barroca exuberante e dourada. A igreja foi construída no século XIV, mas foi enriquecendo ao longo do século XVII e XVIII, ganhando novos pormenores.
No interior, destaca-se o retábulo-mor, com 400 kg de ouro, e os túmulos góticos dos nobres da cidade. A igreja conta também com um museu, onde poderá ver o antigo convento franciscano, o coro alto, a sacristia e a catacumba.
4. Mercado do Bolhão

É um dos mercados mais famosos de Portugal, tendo sido inaugurado em 1914, no local do antigo Campo do Olival, onde se realizava uma feira desde o século XVIII.
Este mercado conta com um estilo neoclássico, tendo quatro fachadas ornamentadas e um pátio central com 2 andares. Para além de ser um excelente sítio para comprar produtos frescos e regionais, é também um lugar de convívio e de muita animação.
5. Capela das Almas

Esta capela encontra-se na freguesia de Santo Ildefonso, na movimentada Rua de Santa Catarina, e teve origem numa antiga capela de madeira, erguida no século XVIII. A atual capela foi construída entre 1795 e 1801.
Esta capela conta com todo o exterior revestido a azulejos azuis e brancos, datados de 1929, e que retratam cenas da vida dos santos padroeiros da capela: São Francisco de Assis e Santa Catarina.
6. Centro Português de Fotografia

Este é um serviço público de acesso gratuito, situado no edifício da antiga Cadeia da Relação. Foi criado em 1997 pelo então Ministério da Cultura e é atualmente tutelado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Aqui se promove e valoriza o património fotográfico, o que inclui o tratamento e gestão da Coleção Nacional de Fotografia. Encontrará também diversas exposições temporárias e permanentes de artistas nacionais e internacionais.
7. Muralha Fernandina

É o nome por que ficou conhecida a cintura medieval das muralhas do Porto, da qual apenas sobreviveram pequenas partes até aos nossos dias.
A muralha foi construída entre 1368 e 1437, por ordem de D. Fernando, de modo a substituir a antiga cerca alto-medieval. Como perdeu a sua importância militar a partir do século XVIII, foi sendo progressivamente demolida para dar lugar a novos edifícios e arruamentos.