VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Quem disse que era preciso gastar muito para conhecer a capital portuguesa? Descubra alguns dos melhores locais grátis para visitar em Lisboa.

VxMag by VxMag
Set 21, 2023
in Viagens
0
Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Faial da Terra

10 aldeias portuguesas perfeitas para descobrir o lado mais típico do país

Jun 23, 2025
praias porto

10 praias perto do Porto para desfrutar em família

Jun 23, 2025
ferragudo algarve

Ferragudo: a mais charmosa e florida vila do Algarve

Jun 22, 2025
Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025

A nossa capital é uma das cidades mais antigas da Europa, tendo sido fundada pelos fenícios no século XII a.C. Portanto, não é de admirar que seja uma localidade rica em património cultural, artístico e arquitetónico, com uma história de relevo. Mas Lisboa é também uma cidade cosmopolita e moderna, que alberga importantes instituições culturais e que conta com uma animada vida noturna.

E o melhor de tudo é que pode encontrar diversas atrações gratuitas na cidade, por entre monumentos, espaços verdes, museus e galerias de arte. Para que parta à descoberta, deixamos-lhe 7 locais gratuitos para visitar em Lisboa.

1. Igreja de São Vicente de Fora

locais grátis para visitar em Lisboa
Igreja de São Vicente de Fora

A Igreja e Convento de São Vicente de Fora foram construídos no século XVI por ordem do rei Filipe II de Espanha, que na altura governava Portugal.

Esta é uma das igrejas mais importantes da cidade de Lisboa, contando com uma fachada imponente e um interior ricamente decorado com azulejos, mármore e talha dourada. Aqui irá encontrar o Panteão dos Braganças, onde se encontram sepultados diversos reis e rainhas de Portugal.

2. Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

Jardim da Fundação Gulbenkian
Jardim da Fundação Gulbenkian

Estes jardins são um verdadeiro oásis de tranquilidade no centro de Lisboa, tendo sido criados na década de 60 do século passado pelo arquiteto paisagista António Viana Barreto e pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.

O local estende-se por 9 hectares, ricos em plantas exóticas, cascatas, lagos e riachos. No seu interior encontra o Museu Calouste Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.

3. Sé de Lisboa

Sé de Lisboa
Sé de Lisboa

É a igreja mais antiga da cidade e a sua catedral, tendo sido fundada por D. Afonso Henriques no século XII, após a conquista da cidade aos mouros. O local conta com uma arquitetura que mistura vários estilos, que vão do românico ao barroco.

No interior, destacam-se o órgão do século XVIII, a capela-mor com um altar dourado e o tesouro. A Sé guarda também as relíquias de São Vicente, o santo padroeiro de Lisboa.

4. Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII
Parque Eduardo VII

É o maior parque do centro de Lisboa, com 26 hectares, e o seu nome homenageia Eduardo VII do Reino Unido, que visitou o nosso país em 1902.

Este parque tem uma vista magnífica para a Avenida da Liberdade e o rio Tejo e, no seu interior, encontra um bem cuidado jardim com um lago, uma estufa com diversas plantas tropicais e exóticas e um monumento ao 25 de abril, da autoria do escultor João Cutileiro.

5. Mouraria

Mouraria
Mouraria

É um dos bairros mais tradicionais e multiculturais de Lisboa. O seu nome deve-se ao facto de ser para ali que os mouros foram viver após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147, tendo ali permanecido até terem sido expulsos, no século XV.

Hoje, o bairro acolhe uma grande diversidade de comércio, gastronomia e cultura, sendo também considerado o berço do fado, já que aqui nasceu e viveu a primeira fadista portuguesa, Maria Severa Onofriana.

6. Alfama

Alfama
Alfama

É o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade, com o seu nome a derivar do árabe “al-hamma”, que significa “fonte de águas quentes e boas”.

O local é conhecido pelas suas casas mais tradicionais, pelas suas ruas estreitas e labirínticas, pelas suas diversas igrejas e pelo seu fado. Tem também umas das melhores vistas sobre a cidade e sobre o rio Tejo, a ser contemplada com tempo e calma.

7. Bairro Alto

Bairro Alto
Bairro Alto

É um dos bairros mais boémios e animados de Lisboa, tendo sido construído no século XVI como uma zona residencial já fora das muralhas da cidade. Hoje, é um local conhecido pela sua vida noturna, tendo inúmeros bares, restaurantes, casas de fado e discotecas. Durante o dia, pode apreciar a sua arquitetura antiga, as lojas alternativas e os miradouros que contam com vistas deslumbrantes.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tarte de maçã e amêndoa
Gastronomia

Tarte de maçã e amêndoa: uma receita simples e irresistível

by VxMag
Jun 24, 2025
0

A tarte de maçã e amêndoa é daquelas sobremesas que se faz num instante e que agrada a todos. É...

Read moreDetails
7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

Jun 24, 2025
Língua Portuguesa

13 palavras que mudaram de sentido na língua portuguesa

Jun 24, 2025
português

O galego e o português: duas línguas ou uma só?

Jun 23, 2025
Língua Portuguesa

6 expressões populares da Língua Portuguesa com origens que talvez desconheça

Jun 23, 2025
Faial da Terra

10 aldeias portuguesas perfeitas para descobrir o lado mais típico do país

Jun 23, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine