VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

7 belíssimas pontes medievais para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal está repleto de pontes medievais, algumas melhor conservadas do que outras. Conheça as mais bonitas e importantes.

VxMag by VxMag
Jan 14, 2023
in Viagens
0
Ponte da Misarela

Ponte da Misarela

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023

O Norte de Portugal não é apenas rico em fauna e flora ou tesouros geológicos. O seu património arquitetónico também merece um destaque especial. Alguns deles são monumentos exuberantes e majestosos e outros são apenas úteis para a população. É o caso destas pontes medievais que aqui lhe apresentamos.

Embora algumas destas pontes tenham sido construídas durante a época romana, a grande maioria delas foi totalmente reconstruída já durante a Idade Média. Tinham, como principal função, permitir a passagem e a circulação de pessoas e dos seus animais. A forma como foram construídas, com recurso a pouca tecnologia, ainda hoje maravilha quem as contempla.

Hoje são apenas relíquias do passado, memórias dos hábitos seculares deste povo e do seu dia-a-dia. Muitas destas pontes estão inseridas em rotas, trilhos e percursos pedestres que valem a pena ser explorados. Descubra algumas das mais bonitas pontes medievais do Norte de Portugal.

1. Ponte da Misarela

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

Esta bonita ponte está situada sobre o rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova. Mais propriamente, está localizada no lugar da Misarela, freguesia de Ferrão, concelho de Montalegre, e na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, uma vez que o rio Rabagão serve de fronteira natural entre estes dois concelhos.

A estrutura data da época medieval, ou pelo menos tem tradição arquitetónica medieval, estando enquadrada de forma espetacular na paisagem de densa vegetação. A ponte está associada a uma lenda já famosa, onde o protagonista é o Diabo, e é por essa razão que muitas vezes é apelidada de Ponte do Diabo.

2. Ponte Medieval do Rio Sabor

Ponte Medieval do Rio Sabor
Ponte Medieval do Rio Sabor

Esta ponte, composta por cinco arcos largos (4 medianos e do meio bastante grande), é comumente referida como sendo romana. Mas este é um magnífico exemplar da arquitetura pontística, com os seus múltiplos arcos e perfil em cavalete, sendo uma construção de fábrica inequivocamente baixo-medieval.

Em 1987, ergueu-se, a escassas centenas de metros, uma nova ponte em betão armado e com tabuleiro reto, assente sobre múltiplos pilares, com cerca de 250 metros de comprimento e 40 de altura. Se quiser visitar a ponte medieval, também conhecida como Ponte de Izeda, basta ir à freguesia de Izeda, no concelho de Bragança, e fazer a viagem até Santulhão, já pertencente a Vimioso.

3. Ponte de Ucanha

Ucanha
Ucanha

Esta ponte fortificada era a entrada monumental no Couto do Mosteiro de Salzedas, sendo que a torre servia de cobrança de portagem, de defesa e de armazenamento de produtos. A função militar da ponte era secundária, não existindo ameias no topo.

A existência desta estrutura já vem documentada no século XII, altura em que D. Afonso Henriques doou, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, a que acrescentou o território de Ucanha. Pensa-se que a ponte tenha sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava perto dali.

4. Ponte da Cava da Velha

pontes medievais gerês
Ponte da Cava da Velha

A Ponte da Cava da Velha, também conhecida por Ponte Nova de Castro Laboreiro, é uma das pontes medievais mais bem conservadas de todo o Parque Nacional da Peneda Gerês. Terá sido construída por volta do século I (portanto, com origens romanas) mas reconstruída mais tarde, já durante a Idade Média, quando ganhou o aspecto atual.

É, portanto, uma daquelas pontes difíceis de catalogar: romana ou medieval? O certo é que, devido à sua acentuada reconstrução durante a Idade Média, só faz sentido catalogá-la como medieval.

5. Ponte da Ladeira

Soajo
Ponte da Ladeira (Soajo)

Pouco se sabe sobre a ponte da Ladeira, mas o seu aspeto medieval é notório, embora tenha sofrido algumas obras de restauro e recebido umas proteções laterais de ferro que nada combinam com a sua estrutura em granito. Fica localizada bem perto do Soajo, no antigo caminho que conduzia até ao Lindoso. Pensa-se que a sua construção terá sido iniciativa dos monges do Mosteiro de Ermelo.

6. Ponte Velha de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro
Ponte Velha de Castro Laboreiro

A história desta ponte está intimamente ligada à ponte da Cava da Velha, à qual chamam ponte nova. No entanto, as sucessivas reconstruções efetuadas ao longo do tempo geraram um pormenor curioso: a ponte nova é mais velha do que a ponte velha. Confuso?

É que a ponte velha de Castro Laboreiro sofreu uma profunda reconstrução durante o século XVIII, já na Idade Moderna. Apesar disso, tem raízes e aspeto fortemente medieval e, dizem os historiadores, teria existido já no tempo dos romanos.

7. Ponte de Quintão

Ponte de Quintão
Ponte de Quintão (António Cunha)

A ponte medieval de Quintão liga as freguesias de Brufe e Carvalheira e atravessa o rio Homem. Teria sido construído para permitir a passagem, não só de pessoas, mas também de carroças e cavalos. Apesar de muitos lhe chamarem ponte romana, terá sido construída na Idade Média.

Tags: norte de portugalpontes medievais
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

locais para visitar na Serra da Arrábida
Viagens

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

by VxMag
Mar 27, 2023
0

Se antigamente era uma zona industrial, hoje em dia a margem sul está a crescer e a ser potenciada por...

Read more
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023
Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine