O Natal é uma época propícia aos encontros familiares e às reuniões à volta da mesa. Mas é também cada vez mais habitual passear por localidades que preparam surpresas e festas natalícias para toda a família.
Por todo o país, várias localidades capricham nas decorações e nos festejos de Natal, convidando as suas populações e os turistas a viver esta época de uma forma muito especial.
Desde presépios ao ar livre a espectáculos com figurantes e a ruas e lojas decoradas, há um pouco de tudo para descobrir nestas localidades. Descubra 6 locais para passar o Natal em Portugal.
1. Penela

Um presépio único, o Penela Presépio, o maior presépio animado de Portugal, vai estar presente neste Natal na vila de Penela entre os dias 1 de Dezembro 2015 e 10 de Janeiro de 2017.
Não é a primeira vez que Penela recebe esta Vila Presépio de Portugal no seu castelo. Trata-se de um presépio “ao vivo”, que ocupa uma área de 700 metros quadrados e onde centenas de figuras em madeira e animadas criam quadros representativos do presépio tradicional português. Estas figuras em 3D são pintadas à mão e mostram actividades, tradições e histórias alusivas a esta época natalícia.
Existem ainda muitas outras atracções, tais como contadores de histórias para crianças, um mapa do céu, recriação ao vivo de antigos ofícios, animação e teatro de rua, mostra de animais menos comuns, oficina de artes criativas e, como não podia deixar de ser, um mercado e um comboio de Natal, entre muitas outras!
2. Monsaraz

As tradicionais 46 figuras em tamanho real do presépio de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), vão voltar a “habitar” as ruas da vila medieval, a partir de sexta-feira, para animarem o Natal.
A edição deste ano do presépio, num projeto concebido há 18 anos pela escultora Teresa Martins, vai ser inaugurada às 11:30 de sexta-feira, junto à Porta da Vila de Monsaraz, indicou hoje a câmara municipal.
As 46 figuras, representativas da Natividade e distribuídas pelas principais ruas da vila medieval, já fazem parte da quadra natalícia em Monsaraz, e, este ano, voltam a receber os turistas e a fazer companhia aos habitantes, até dia 06 de Janeiro de 2018.
As esculturas, lembrou o município, são “feitas em ferro e rede” e “recobertas por panos impermeabilizados de cor crua”. “Pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas de Monsaraz”, acrescentou a autarquia.
Quem visitar a vila alentejana, pode passear ao lado dos Reis Magos, do pastor, dos guardas do castelo, do oleiro, do almocreve, da lavadeira e da fiadeira, entre outras figuras, que se “dirigem” para junto da Virgem Maria, de São José e do Menino Jesus, colocados no Castelo.
Além do presépio, realçou a câmara, Monsaraz vai contar, este Natal, com uma mostra de artesanato e de produtos regionais, nos feriados e nos fins de semana até dia 17 de Dezembro.
3. Óbidos

Com a chegada do mês de Dezembro, a vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, e transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.
A Casa do Pai Natal, o presépio, espectáculos, jogos, pistas de gelo, insufláveis, enfim são muitos os divertimentos que esperam por si, para lhe proporcionar momentos especiais que poderá desfrutar ao máximo em família.
4. Leiria

Leiria Cidade Natal vai espalhar magia entre 27 de Novembro e 03 de Janeiro, com o objectivo de animar a época natalícia e fomentar o imaginário e a tradição.
A pista de gelo, o comboio do Pai Natal, o reforço da iluminação na cidade, espectáculos para milhares de crianças e a Casa do Pai Natal bem no centro da cidade, são algumas das atracções deste natal em Leiria.
5. Cabeça

“Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”. Essa é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia. Este ano a festa, que tem a sua terceira edição, decorre entre 12 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2017.
A festa é a única no país em termos de decoração: todos os materiais usados são retirados da natureza. Giestas, videiras ou pinheiros são apenas algumas das matérias primas usadas para enfeitar da aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes (Cabeça também é a primeira Aldeia Led de Portugal).
A Aldeia Natal é um evento 100% sustentável. Uma das características marcantes da festa é o facto de que todo o trabalho é feito pelos moradores da aldeia. As pessoas dedicam horas dos seus dias e noites para preparar a decoração, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio.
Outro aspecto a destacar é o facto de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das suas casas para receber os visitantes. Na edição anterior , a festa levou milhares de pessoas à aldeia. Neste ano, a organização aposta num crescimento do número de visitantes.
6. Guarda

Entre 5 de Dezembro e 6 de Janeiro, todos os caminhos vão dar à Guarda, Cidade Natal. Todo o imaginário natalício vai ser recriado na emblemática praça da Sé Catedral da Guarda. A concentrar as atenções, pelo menos dos mais pequenos, estará a Casa do Pai Natal onde o venerável ancião estará preparado para tudo. Até para a queda de neve
Uma pista de gelo vai desafiar habitantes e turistas a testar as suas habilidades, mas também a assistir a espectáculos de dança. Não vão faltar os tradicionais concertos de Natal, protagonizados por músicos da terra.
O edifício do futuro Museu de Arte Sacra irá acolher o Espaço dos Sentidos, uma mostra de artes e ofícios com artesanato e outros produtos tradicionais da região, e ainda a feira social Aconchego de Natal. Aqui terão lugar tertúlias, workshops, música, teatro, dança e exposições.
7. Almodôvar

Nesta época festiva, em que o espírito de solidariedade e entreajuda estão ainda mais presentes, o Município de Almodôvar não quer deixar de assinalar a quadra de forma especial.
O evento Almodôvar “Vila Natal” traz a magia e o encanto desta época festiva. A Praça da República enche-se de surpresas e actividades para todas as idades, e dá ainda mais brilho à zona histórica.
A juntar à iluminação que dá cor e brilho às ruas, quem visitar o concelho entre 15 e 22 de Dezembro vai encontrar no coração da vila a Casa do Pai Natal, a Casinha do Chocolate, um Carrossel Mágico, personagens encantadas, ouvir contos de Natal e defrontar-se com uma verdadeira chuva de neve que transformará a vista habitual da Praça.
Simultaneamente, o projecto “Almodôvar Vila Natal” assume-se como uma ideia inovadora em toda a região e que servirá também para atrair turistas ao concelho, que vão certamente investir no comércio e na restauração local.
Os outros locais eu não conheço mas Obidos no natal é uma perda de tempo. Tudo muito caro e cheio de gente. Grande comércio mas poucas opções de lazer para as crianças, que tiveram que passar quase 3 hs em pé numa fila para uma única atração que durou 1o minutos, se tanto…Não vale a pena mesmo! nem as crianças gostaram muito.
Adorei Obidos!! Clima de Natal Medieval. Isso pq estava tendo a Vila de Natal e a Feira Medieval al mesmo tempo. Meus filhos amaram! ( 15 e 3 anos).