Início Viagens 4 fantásticas praias fluviais para descobrir no Alqueva

4 fantásticas praias fluviais para descobrir no Alqueva

No interior do Alentejo também existem praias para fugir ao calor do Verão. Descubra 4 fantásticas praias fluviais no Alqueva.

3242
0
Praia Fluvial de Monsaraz
Praia Fluvial de Monsaraz

O Alqueva veio transformar por completo a paisagem do Alentejo. Algumas pessoas ficaram contentes com a mudança, outras nem por isso. Além de proporcionar água para a agricultura, a barragem do Alqueva gerou também as condições ideias para a existência de praias fluviais. Até ao momento, existem 3 praias fluviais no Alqueva (2 em Portugal e 1 em Espanha). Uma outra está em construção com previsão de abertura para o Verão de 2019, na Amieira, em Portel. São óptimas opções para quem pretende dar um mergulho nas águas do Guadiana e assim escapar ao calor típico do Alentejo durante a época do Verão. Descubra 4 fantásticas praias fluviais no Alqueva.

 

1. Praia Fluvial de Mourão

Inaugurada no dia 17 de Julho de 2017, a Praia Fluvial de Mourão surge com a promessa de um Alentejo interior melhor, e mais dinâmico. Sendo a maior praia fluvial da Barragem do Alqueva promete diversão, bons momentos e um dia bem passado no meio da natureza. Esta maravilha está localizada no concelho de Mourão, distrito de Évora, ali mesmo junto à fronteira com Espanha. Além de toda a beleza natural que esta região tem para nos oferecer surge agora mais este ponto de interesse.

Praia Fluvial de Mourão

Mais um exemplo de bom aproveitamento do “projecto Alqueva”, é nas margens desta grande albufeira que está instalada esta infraestrutura. Contando com uma extensão total de 320 metros de areal é, até agora, a maior praia fluvial do Alqueva. Parte integrante agora da praia é o Parque de Merendas já ali construído anteriormente. A ligação entre ambas as infraestruturas é feita por um passadiço de madeira que abrilhanta ainda mais o local.

 

2. Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

Praia Fluvial de Monsaraz
Praia Fluvial de Monsaraz

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

 

3. Praia Fluvial de Cheles (Espanha)

Cheles é um município raiano espanhol, localizado junto ao Grande Lago do Alqueva. A sua proximidade com o Guadiana é particularmente reflectida nas suas especialidades culinárias que assentam sobre a preparação do peixe do rio, como no caso do encaspacho de peixe. A sua fundação é muito antiga, aparecendo documentada no século XIII no rol de bens territoriais de D. João Peres de Aboim (senhor de Portel). Nessa época esta povoação era conhecida por Amieira da Moura, provavelmente devido à sua proximidade ao eixo viário que ligava diretamente Évora a Moura.

Praia Fluvial de Cheles
Praia Fluvial de Cheles

Destaca-se, no seu casario branco, parte dele construído em adobe tradicional, algum património religioso como a ermida de S. Romão e a igreja paroquial, consagrada a N. Sra. das Neves. Muito isolada antes da construção da barragem de Alqueva, a aldeia conserva um riquíssimo património cultural na expressão do cante e da poética tradicional alentejana, e onde não falta uma singular cozinha, herdeira da melhor tradição da caça, do peixe do rio e dos produtos da serra. A praia fluvial de Cheles fica localizada junto a esta aldeia ribeirinha do Alqueva, em Espanha. À saída de Cheles em direcção a Olivença, vire à esquerda na ultima rua da localidade. Chegado a um largo siga pela estrada mais a direita. A 500 metros tem um desvio e deve seguir pela esquerda. Percorra esta estrada durante 2 quilómetros e chega à praia fluvial.

 

4. Praia Fluvial da Amieira (Portel)

A terceira praia fluvial no grande lago Alqueva vai estar pronta a tempo da época balnear deste ano. A autarquia de Portel investiu meio milhão de euros na nova área de lazer, com o apoio do Turismo de Portugal, e vai situar-se junto à aldeia da Amieira, com bar, casas de banho, equipamento de apoio para os nadadores salvadores e os chamados apoios de praia e uma piscina flutuante para crianças.

Aldeia do Lago, Amieira

As obras vão abranger também um ancoradouro já existente e um parque de merendas, que vai sofrer melhorias. Depois de Reguengos de Monsaraz e de Mourão, esta será a terceira praia fluvial no maior lago artificial da Europa, estando em preparação uma quarta praia fluvial, também em Portel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here