VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

30 palavras super difíceis da Língua Portuguesa e os seus significados

Neste artigo, vai aprender o significado de 30 palavras da língua portuguesa que são muito difíceis de escrever, pronunciar ou entender. Será que as conhece a todas?

VxMag by VxMag
Jul 23, 2023
in Cultura
1
Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Língua Portuguesa

10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

Set 18, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras caras da Língua Portuguesa para criticar pela positiva

Set 16, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras da Língua Portuguesa para elogiar com elegância

Set 13, 2023

A língua portuguesa é uma das mais ricas e complexas do mundo, mas também uma das mais desafiantes. Há palavras que nos deixam confusos, que nos fazem tropeçar na fala ou que nos obrigam a consultar o dicionário. Neste artigo, vamos apresentar-lhe 30 palavras super difíceis da língua portuguesa e os seus significados.

Algumas delas são estrangeirismos, outras são arcaísmos, outras são termos técnicos ou científicos. Mas todas elas têm algo em comum: são palavras que poucas pessoas usam ou conhecem. Será que é capaz de acertar o significado de todas elas? Vamos descobrir!

1. Anacoluto

Um anacoluto é uma figura de estilo que consiste em interromper a construção lógica de uma frase e retomá-la de forma diferente, criando um desvio sintático. Por exemplo: “O João, coitado, nunca teve sorte na vida.”

2. Basbaque

Basbaque é um adjetivo que qualifica alguém que fica admirado ou espantado com alguma coisa, mostrando ingenuidade ou credulidade. Por exemplo: “Ela ficou basbaque com a beleza do pôr-do-sol.”

3. Cacofonia

Cacofonia é um som desagradável que resulta da combinação de algumas sílabas ou palavras. Por exemplo: “Ela viu a rua vazia.” (viu-a)

4. Dístico

Dístico é um conjunto de dois versos que rimam entre si ou que formam uma unidade de sentido. Por exemplo: “Amor é fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói e não se sente.”

5. Esdrúxulo

Esdrúxulo é um adjetivo que se aplica a algo ou alguém que é extravagante, ridículo ou bizarro. Por exemplo: “Ele usava um chapéu esdrúxulo.” Esdrúxulo também é um termo gramatical que se refere a uma palavra cuja sílaba tónica é a antepenúltima. Por exemplo: “lâmpada”.

6. Desasnado

Desasnado é um adjetivo que significa que deixou de ser asno, burro ou ignorante; que se tornou instruído, esclarecido ou sensato. Por exemplo: “Ele era um aluno desasnado e aplicado.”

7. Genuflexório

Genuflexório é um substantivo masculino que designa um móvel usado nas igrejas para os fiéis se ajoelharem durante as orações. Por exemplo: “Ele colocou-se de joelhos no genuflexório.”

8. Heteróclito

Heteróclito é um adjetivo que indica algo ou alguém que é irregular, anormal ou fora do comum. Por exemplo: “Ele tinha um estilo heteróclito de vestir.” Heteróclito também é um termo gramatical que se refere a uma palavra cuja flexão não segue as regras gerais. Por exemplo: “cônsul”.

9. Inexorável

Inexorável é um adjetivo que descreve algo ou alguém que não se pode evitar, impedir ou alterar; ou que não cede, não perdoa ou não se comove. Por exemplo: “O destino é inexorável.”

10. Jactância

Jactância é um substantivo feminino que significa o ato ou o efeito de se gabar, de se vangloriar ou de se exibir. Por exemplo: “Ele falava com jactância dos seus feitos.”

11. Kafkiano

Kafkiano é um adjetivo que se refere a algo que é absurdo, ilógico, angustiante ou opressivo, como as obras do escritor tcheco Franz Kafka. Por exemplo: “Ele viveu uma situação kafkiana no tribunal.”

12. Lauto

Lauto é um adjetivo que significa abundante, farto, rico ou magnífico. Por exemplo: “Eles serviram um lauto banquete aos convidados.”

13. Mesóclise

Mesóclise é um termo gramatical que consiste em colocar o pronome pessoal átono no meio do verbo, quando este está no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Por exemplo: “Dir-te-ei a verdade.”

14. Néscio

Néscio é um adjetivo que qualifica alguém que é ignorante, estúpido ou insensato. Por exemplo: “Não sejas néscio e ouve os conselhos dos mais velhos.”

15. Óbice

Óbice é um substantivo masculino que significa obstáculo, impedimento ou dificuldade. Por exemplo: “Não há óbice para a realização do projeto.”

16. Pleonasmo

Pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste em usar palavras redundantes ou desnecessárias para reforçar a ideia. Por exemplo: “Subir para cima”, “entrar para dentro”, “sair para fora”.

17. Quimera

Quimera é um substantivo feminino que significa um sonho irrealizável, uma fantasia, uma ilusão ou uma utopia. Por exemplo: “Ele persegue uma quimera.” Quimera também é o nome de um monstro mitológico que tinha cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão.

18. Rútilo

Rútilo é um adjetivo que indica algo que brilha, que reluz ou que tem cor vermelha. Por exemplo: “O céu estava rútilo ao anoitecer.”

19. Sempiterno

Sempiterno é um adjetivo que significa eterno, perpétuo, imortal ou infinito. Por exemplo: “Deus é sempiterno.”

20. Taciturno

Taciturno é um adjetivo que caracteriza alguém que é calado, silencioso, reservado ou triste. Por exemplo: “Ele era um homem taciturno e solitário.”

Ok, aqui está a última parte do artigo.

21. Ufanismo

Ufanismo é um substantivo masculino que significa o sentimento de orgulho exagerado ou de vaidade nacionalista. Por exemplo: “Ele manifestava um ufanismo patriótico.”

22. Vexame

Vexame é um substantivo masculino que significa uma situação humilhante, constrangedora ou vergonhosa. Por exemplo: “Ele passou um vexame na frente de todos.”

23. Cuntatório

Cuntatório é um adjetivo que se refere a algo que é demorado, lento, vagaroso ou que envolve delonga ou adiamento. Por exemplo: “Ele tinha um jeito cuntatório de falar.”

24. Zénite

Zénite é um substantivo masculino que significa o ponto mais alto do céu em relação a um observador na superfície da Terra. Por exemplo: “O sol estava no zênite ao meio-dia.” Zênite também pode significar o auge, o apogeu ou o clímax de algo ou alguém. Por exemplo: “Ele atingiu o zénite da sua carreira.”

25. Anuência

Anuência é um substantivo feminino que significa o ato ou o efeito de anuir, ou seja, de consentir, de concordar ou de aprovar algo. Por exemplo: “Ele obteve a anuência dos pais para viajar.”

26. Filaucioso

Filaucioso é um adjetivo que significa que tem filáucia, ou seja, que tem amor próprio exagerado, vaidade ou presunção. Por exemplo: “Ele era um homem filaucioso e arrogante.”

27. Conspurcar

Conspurcar é um verbo que significa sujar, manchar, macular ou poluir algo ou alguém. Por exemplo: “Ele conspurcou a sua honra com mentiras.”

28. Dendrícola

Dendrícola é um adjetivo que se refere a algo ou alguém que vive nas árvores ou que se alimenta delas. Por exemplo: “O macaco é um animal dendrícola.”

29. Efémero

Efémero é um adjetivo que indica algo que dura pouco tempo, que é passageiro, transitório ou fugaz. Por exemplo: “A vida é efémera.”

30. Frugal

Frugal é um adjetivo que significa algo que é simples, modesto, sóbrio ou parco. Por exemplo: “Ele levava uma vida frugal.”

Tags: língua portuguesa
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Rubim Almeida says:
    2 meses ago

    Cuntatório e heteróclito foram as únicas palavras que desconhecia. Talvez a idade confira alguma experiência mas, seja como for, não era assim tão difícil hehehe
    Talvez para quem não tenha o hábito de ler seja mais difícil.
    É sempre bom poder conferir como estão os nossos conhecimentos. Obrigado

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ponte de Pedrógão
Viagens

7 estradas com algumas das paisagens mais bonitas de Portugal

by VxMag
Set 22, 2023
0

Estamos habituados a ver imagens cinematográficas de grandes viagens ao longo de estradas rodeadas de paisagens incríveis, sejam elas montanhas,...

Read more
Edifícios mais estranhos de Portugal

Provavelmente, o edifício mais caricato de Portugal

Set 22, 2023
Próteas

Próteas: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas flores

Set 21, 2023
Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Orquídea Cymbidium

12 plantas que florescem no inverno em Portugal e como cuidar delas

Set 21, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine