A Escandinávia é uma região rica em história e beleza e a Suécia personifica isso com os seus lagos, canais, arquipélagos e céus que brilham com a famosa e bela Aurora Boreal. A sua cultura é igualmente refinada, com galerias de arte e museus comemorando tudo, desde a história arqueológica até a instrumentos musicais e, como não poderia deixar de ser, ao mais famoso dos grupos musicais suecos, os ABBA.
A Suécia, tal como os seus países vizinhos (Noruega, Finlândia, Dinamarca e, pouco mais longe, a Islândia) está repleta de histórias de Vikings, guerreiros destemidos que navegavam os mares e oceanos em busca de riquezas. Trata-se de um país com uma oferta turística muito diversificada, sendo possível visitar belíssimos parques naturais, vilas e cidades históricas, castelos, palácios, museus… Estes são os melhores locais para visitar na Suécia.
1. Estocolmo
Estocolmo é a capital da Suécia, localizada num arquipélago do mar Báltico. A cidade é composta por 14 ilhas conectadas por pontes e navegáveis por estrada ou barco, tornando-se uma cidade nórdica verdadeiramente única e espectacular para visitar.

Há centenas de atracções em Estocolmo para manter os visitantes ocupados e entretidos, cantando karaoke no Museu ABBA ou a explorar alguns dos 600 quartos e cinco museus no Palácio Real da Suécia. Uma excursão a pé, de autocarro ou de barco oferecerá aos visitantes uma visão desta cidade vibrante através dos olhos de um guia experiente que pode descrever parte da sua rica e célebre história.
2. Gotemburgo
Gotemburgo é uma das maiores cidades da Suécia, e está localizada ao longo do Canal Göta, um canal de 614 quilómetros construído no século XIX. A cidade é famosa pelos seus canais, que lhe dão uma atmosfera muito parecida com Amesterdão, e pelas suas ruas principais repletas de cafés e lojas.

Os visitantes podem visitar o arquipélago de Gotemburgo, fazer um passeio de barco pelos canais da cidade ou comer num dos restaurantes de Gotemburgo, onde frutos do mar são uma especialidade. Gotemburgo é também o lar de muitos museus e galerias, e a sua longa história certamente dará aos visitantes muito o que ver e fazer.
3. Gotland
Gotland é uma ilha no mar Báltico, e é acessível através do ferry que sai das cidades de Nynashamn e Oskarshamn. A viagem dura cerca de três horas. Uma vez na ilha, os visitantes podem visitar a principal cidade de Visby, uma cidade medieval murada repleta de ruas de paralelepípedos e as ruínas de antigas igrejas e edifícios.

Os turistas também podem nadar em Blå Lagunen, uma antiga pedreira que agora está repleta de águas azuis cristalinas ou explorar a reserva natural de Digerhuvud, que se estende por vários quilómetros ao longo da costa e contém centenas de rochas marinhas empilhadas.
4. Halmstad
Halmstad é um destino popular na costa oeste da Suécia famosa pelas suas longas praias mas a diversão não se resume a apenas sol e mar. Em Halmstad, os entusiastas da arte podem desfrutar da maior galeria de arte da Suécia, bem como do Harplinge Windmill ArtLab, da galeria de arte Halststads Konsthall e de muitos outros locais de importância artística.

Quanto a museus e história cultural, Halmstad oferece um museu ao ar livre chamado Hallandsgarden, o Castelo de Halmstad e uma ruína da igreja do século XII chamada Övraby Kyrkoruin. Além de Halmstad encantar os visitantes com a sua cultura, eles também podem desfrutar de actividades ar livre nas Cataratas Danska ou aventurar-se pelo caminho de Prins Bertils.
5. Helsinborg
Do outro lado do Estreito de Öresund, que liga a Suécia à Dinamarca e ao resto da Europa continental, está Helsingborg, uma cidade medieval que abriga uma linda orla costeira e imensas ruínas de castelos. A sua importância histórica reside no facto de ter servido como uma primeira linha de defesa das tropas dinamarquesas ao longo de uma longa e sangrenta história de conflito.

A preservada torre de Karnan é um testemunho desta história, e uma viagem até às suas muitas escadas recompensará os mais aventureiros com uma vista grandiosa. Hoje, os visitantes de Helsingborg podem visitar exposições e ouvir concertos na Dunker’s Culture House, caminhar entre animais selvagens no Tropikariet, explorar o castelo e jardins em Sofiero Slott, ou jantar em um dos ferriys suecos, tradicionalmente conhecido como “Tura”. “
6. Kalmar
Kalmar é uma cidade cercada por água, com um centro histórico localizado numa ilha. Em Kalmar, os visitantes podem esperar todos os benefícios de uma localização à beira-mar, de praias a portos, bem como um próspero centro da cidade repleto de histórias por desvendar.

O Castelo de Kalmar, Kvarnholmen e Castlesfjärden são apenas alguns dos pontos turísticos que os visitantes verão num passeio pela cidade e podem até fazer um passeio de barco que lhes mostrará toda a área de uma nova perspectiva. Depois de uma caminhada pela cidade, os museus de Kalmar proporcionam uma visão histórica fascinante sobre a região e o passado marítimo da cidade.
7. Kiruna
Kiruna, no norte da Suécia, é uma das maravilhas do Árctico, onde os visitantes podem ver o sol da meia-noite durante os meses de Verão e as espectaculares luzes do norte durante os meses escuros de inverno.

A cidade e a área circundante são um sonho para os entusiastas do ar livre, com oportunidades para caminhadas na Midnight Sun Trail, viajando de trenó puxado por cães numa excursão que pode durar de uma hora a uma semana, além de poderem praticar snowmobile, snowshoeing, esqui e pesca no gelo. Quando o dia termina, os visitantes podem até passar uma noite no mundialmente famoso Ice Hotel (Hotel de Gelo), que agora está aberto todo o ano e oferece aos hóspedes a oportunidade de passar a noite numa sala feita inteiramente de gelo.
8. Linkoping
A história de Linköping remonta aos tempos medievais, quando serviu como o centro da administração da região. Hoje, Linköping é uma pequena cidade com muitas atracções, todas a curta distância. A Catedral de Linköping, uma das igrejas mais bem preservadas da Suécia da sua época, é uma estrutura do século XII com uma torre do relógio e muita história.

O Castelo de Linköping também contemplou grande parte do passado da cidade e tem sido usado, ao longo dos séculos, como castelo, prisão e residência de famílias abastadas. A cidade em si tem um charmoso centro histórico e uma praça principal com mercados e ruas de paralelepípedos, alguns dos quais com séculos de idade.
9. Lund
No extremo sul da Suécia fica a cidade de Lund, com ruas de paralelepípedos pitorescas e uma catedral do século XII que está aberta para visitas e contém um famoso relógio astronómico que toca duas vezes por dia. A cidade também abriga o Kulturen, um museu a céu aberto que contém mais de trinta prédios históricos e casas cujas histórias se estendem por séculos.

Com uma selecção de museus que incluem o Museu Histórico da Universidade de Lund, o Museu de Esboços e o Centro de Ciência Vattenhallen, Lund é uma cidade cheia de cultura, e os visitantes irão deslumbrar-se com as suas absolutamente encantadoras ruas e praças.
10. Malmo
Malmö é uma das maiores cidades da Suécia, com uma enorme presença multicultural e proximidade com a Dinamarca através da Ponte Öresund, que leva directamente a Copenhaga. Os visitantes de Malmö descobrirão o castelo de Malmöhus Slott, a Praça Stortoget e o encantador centro histórico de Gamla Staden.

A cena gastronómica de Malmö é decididamente internacional, com tudo, desde cafés italianos a barracas de comida do Oriente Médio na cidade, e no horizonte, com o distintivo Turning Torso – o prédio mais alto da Escandinávia – pitoresco e único, com belas vistas do porto.
11. Orebro
Em Örebro, os visitantes podem passear pelas ruas do Museu ao Ar Livre de Wadkoping, que contém edifícios, lojas e exposições que reproduzem como era a vida nesta localidade há séculos atrás, ou explorar as largas torres e muralhas e fazer uma visita guiada ao belo Castelo de Örebro.

Örebro também está repleta de atracções para as famílias, desde parques aquáticos até parques e exposições infantis em museus. Aqueles que procuram um local tranquilo para piquenique ou um belo lugar para caminhar podem ir até Stadsparken, um adorável parque da cidade ao longo do rio Svartån.
12. Uppsala
A cidade de Uppsala fica a apenas 38 minutos de Estocolmo, o que a torna um destino espectacular para aqueles que procuram explorar a capital, mantendo o apelo e o charme próprios de uma cidade pequena. Mas Uppsala tem muito mais a favor do que apenas a sua proximidade a Estocolmo.

Os visitantes de Uppsala podem visitar uma catedral do século 13, passear pelos fascinantes jardins históricos de Gamla Uppsala para aprender sobre os vikings e antigos suecos, ou explorar a bela casa e jardins do famoso cientista Carl Linnaeus. Entre todos os passeios, os turistas em Uppsala podem desfrutar de algumas das muitas lojas e restaurantes que a cidade tem para oferecer.
13. Vaxjo
Växjö é a maior cidade de Kronoberg, uma região no sul da Suécia. A cidade abriga castelos tão diversos como o Castelo de Teleborg, que foi construído apenas há cem anos, e as ruínas do Castelo de Kronoberg, que remonta ao século XV. Os visitantes também podem explorar a singular Catedral de Växjö, que possui duas torres distintas e um passado rico.

Assim que a aula de história esteja concluída, os visitantes podem desfrutar de restaurantes, lojas e actividades no centro da cidade de Växjö, um passeio num barco a vapor no lago, ou alguns belos passeios numa das reservas naturais da região.
14. Ystad
Ystad é uma cidade que ficou famosa pelos romances de Kurt Wallander, que foram traduzidos para o inglês e adaptados para vários filmes de cinema, mas é mais do que apenas um cenário para os livros. Ystad, uma cidade bonita e histórica localizada no sul da Suécia, na costa do Mar Báltico, tem inúmeros locais históricos e uma cultura dinâmica.

Galerias, praias e museus – incluindo o Museu do Cinema – são abundantes em Ystad, e a história ganha vida no Mosteiro do Frade Cinzento, que remonta ao século XII, ou na Igreja de São Petri e no museu dentro dele.
15. Parque Nacional de Sarek
O Parque Nacional de Sarek é um dos parques mais antigos da Europa e de longe um dos mais belos. Com montanhas rochosas cobertas de neve que se elevam acima dos vales glaciais, Sarek está localizado no norte da Suécia e é um dos parques mais remotos do país. Os visitantes podem caminhar, praticar esqui ou apreciar a vida selvagem com renas, alces, ursos, águias e uma infinidade de flora e fauna, observando a natureza que parece ter sido retirada das cenas de um filme.

Sarek é um verdadeiro deserto sem estradas e é acessível apenas a pé ou de helicóptero. Há muitas trilhos pedestres devidamente sinalizados (embora seja aconselhável muito cuidado e preparação para o relevo e para o clima) e oportunidades para os verdadeiros entusiastas da vida selvagem explorarem uma terra como nenhuma outra.