A belíssima Siena é uma cidade histórica na região da Toscana e é a capital da província de Siena. Esta urbe transalpina é conhecida pela sua espectacular arquitectura e por uma incrível praça principal, a Piazza del Campo. Mencione-se, também, que o centro histórico sienense é Património Mundial da UNESCO. Tal como aconteceu com outros sítios toscanos, Siena foi colonizada pela primeira vez por tribos etruscas. Passou a cidade durante o reinado do imperador Augusto.
Como Siena não estava localizada perto de nenhuma das principais estradas, não prosperou na Era Romana. No entanto, durante o tempo dos Lombardos, a cidade desenvolveu-se e tornou-se a poderosa República de Siena, que durou várias centenas de anos. Siena continuaria a florescer e, hoje, conta, sobretudo, com as indústrias turística e agrícola.
Há, em Siena, uma abundância de fenomenal arquitectura, como o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. Além disso, a cidade tem uma grande variedade de fantásticos museus e galerias, como o Museu Cívico e a Galeria Nacional. O centro histórico sienense – um dos mais bem preservados da região – é cativante de explorar. Estes são os melhores locais para visitar em Siena, Itália.
1. Catedral de Santa Maria Assunta

Trata-se de uma das mais incríveis peças da arquitectura gótica que encontrará no “país da bota”. Este edifício é, simplesmente, fantástico e tanto o exterior como o interior são espectaculares. Originalmente construída no século XIII, a Catedral de Santa Maria Assunta é um ícone de Siena. Está situada na Piazza del Duomo.
2. Piazza del Campo

Praça principal de Siena. Está sempre repleta de vida e turismo. Os sítios mais fabulosos da Piazza del Campo são a gigante Torre del Mangia, o magnífico Palazzo Pubblico e a primorosa Fonte Gaia. A espantosa arquitectura medieval e a atmosfera que se vive nesta praça fazem dela uma atracção imperdível.
3. Palazzo Pubblico

Localizado na Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico trata-se de uma estrutura medieval criada no século XIII. É um dos edifícios sienenses mais renomados. Destaca-se pela esplendorosa arquitectura e pela colossal Torre del Mangia. Há visitas guiadas ao interior do palácio. Também é possível subir ao topo da Torre del Mangia.
4. Basílica de São Francisco

Trata-se de uma das igrejas mais importantes de Siena. A sua construção iniciou-se no século XIII graças aos Franciscanos. Aquilo que começou por ser uma pequena igreja acabou por se tornar num monumento imponente graças às sucessivas obras de ampliação. Destaca-se pela sua arquitetura gótica e pelos afrescos deslumbrantes que existem no seu interior.
5. Palazzo Chigi-Saracini

Edificado no século XIV, serve hoje de sede para a prestigiada Academia Musical de Siena. Era aqui que o Conselho da República se reunia até à construção do Palazzo Pubblico. Foi adquirido no século XVI por uma das famílias mais poderosas de Siena, que o remodelou em estilo renascentista e o enriqueceu com obras de Botticelli e uma impressionante coleção de porcelanas.
6. Galeria Nacional de Siena

A Galeria Nacional de Siena fica dentro de um palácio, o qual, mencione-se, é uma deslumbrante construção que remonta ao século XV. Existe uma esplendorosa colecção artística, predominantemente de sienenses que viveram entre os séculos XII e XVI. Há, também, uma série de incríveis cartoons de Beccafumi.
7. Igreja de San Domenico

Localiza-se na parte ocidental do centro histórico sienense. Apresenta uma mistura de diferentes estilos. Ao longo dos anos, esta igreja foi alterada também por causa do seu enorme tamanho e espantosa amalgamação de estilos de design. Esta espectacular estrutura é absolutamente cativante.
8. Piazza Salimbeni

Pequena praça no coração do centro histórico da cidade. Em três lados da praça há outras tantas fachadas de palácios totalmente diferentes – os Palazzos Tantucci, Salimbeni e Spannocchi. Originalmente, o centro da praça era o jardim do Palazzo Salimbeni. Presentemente, há estupendos azulejos e uma bonita estátua de mármore ornamentada.
9. Biblioteca Piccolomini

É muito famosa em Itália e com todo o mérito. Dentro desta pequena sala está um dos afrescos mais impressionantes da região da Toscana. As paredes, arcos e tecto estão cobertos com pintura imensamente detalhada criada por Pinturicchio. Esta biblioteca tem, também, uma série de manuscritos históricos em exibição.
10. Fonte Gaia

Em italiano, Gaio significa “alegre”. Diz a lenda que a fonte ganhou este nome depois da alegria imensa dos habitantes de Siena quando viram água jorrar nela pela primeira vez. Foi construída em 1409 e, aquilo que hoje se pode ver, é apenas uma cópia fiel da original. A encontrava-se em avançado estado de degradação e foi decidida a sua substituição por uma cópia no século XIX. A boa notícia é que o monumento original foi restaurado no final do século XX e encontra-se hoje em exibição no Palazzo Pubblico.
11. Santuário de Santa Catarina

Complexo religioso criado para homenagear Santa Catarina de Siena. Encontra-se construído no local de nascimento da canonizada. Dentro do complexo há várias arcadas e lógias, além da Igreja do Crucificado, extraordinário espaço de culto onde encontrará decoração opulenta e afrescos que retratam a vida de Santa Catarina.
12. Baptistério de Santa Maria Assunta

O baptistério da Catedral de Siena foi, na realidade, adicionado numa data posterior no século XIV. O exterior permanece incompleto e apenas metade do edifício conectado à catedral é coberto com o icónico mármore policromado. No centro do baptistério encontra-se a pia baptismal projectada por Donatello.
13. Museu Cívico de Siena

Este museu fica no Palazzo Comunale de Siena (também chamado de Palazzo Pubblico) e apresenta um conjunto de obras de arte e artefactos sienenses formidáveis. A principal atracção do museu é a série de frescos originais que pintaram dentro do palácio no decorrer da sua construção.
14. Torre del Mangia

Esbelta torre de 102 metros de altura que faz parte do deslumbrante Palazzo Pubblico. Trata-se de uma das mais célebres atracções sienenses. A imponente torre apresenta uma coroa de pedra branca. É possível subir ao topo da torre para ter uma vista incomparável de Siena. São mais de 200 degraus para chegar ao cimo, mas vale a pena.
15. Santa Maria della Scala

Trata-se das ruínas bem conservados daquele que foi um dos primeiros hospitais da Europa, construído no ano 898. Aqui eram tratados peregrinos, crianças abandonadas e pobres que deambulavam pelas ruas de Siena. Foi reconvertido em museu e abriga obras de artistas de renome mundial, como Simone Martini e Pietro Lorenzetti, por exemplo.