VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 das igrejas mais bonitas do Porto

Repletas de história e com autênticas obras de arte nos seus interiores. Conheça algumas das igrejas mais bonitas do Porto.

VxMag by VxMag
Dez 10, 2022
in Viagens
0
Igreja dos Clérigos Porto

Igreja dos Clérigos

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023

No Porto, podemos encontrar diversas igrejas e capelas, todas elas merecedoras de uma visita demorada, para que possamos apreciá-las devidamente e para conhecermos mais a fundo o seu património histórico. A grande maioria delas tem entrada gratuita e os seus interiores escondem obras de arte de valor incalculável.

Tratam-se de locais calmos e belos, muitas vezes presentes em zonas agitadas, que nos ajudam a serenar um pouco do corre-corre no exterior. No entanto, alguns destes locais destacam-se dos demais, pela sua história riquíssima e pelo seu significado.

Portanto, se aprecia arte religiosa ou se apenas quer conhecer um pouco melhor a história e a cultura da cidade invicta, conheça algumas das igrejas mais bonitas do Porto.

1. Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia

Esta igreja foi benzida em 1559, mas a sua capela-mor apenas foi construída em 1584. Passou por um longo período de abandono, mas volta a ser reconstruída em 1748, pelas mãos de Nicolau Nasoni, responsável pelas obras na Sé Catedral.

Hoje, esta igreja é conhecida pelo seu interior, repleto de azulejos azuis e brancos, e pelo seu órgão do segundo andar, a partir do qual se tem uma vista maravilhosa sobre toda a igreja.

2. Igreja do Carmo

azulejo português
Igreja do Carmo

A sua construção ficou a cargo de José Figueiredo Seixas, e decorreu entre 1750 e 1768. Quase todos os portuenses a conhecem pelo seu exterior, que foi coberto de azulejos em 1912. Estes azulejos, desenhados por Silvestro Silvestri, mostram a fundação da Ordem das Carmelitas.

Na sua fachada podemos ver também duas esculturas, de Elias e Eliseu. O seu interior ganhou fama graças à talha dourada, presente nas capelas laterais e no altar-mor.

3. Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco

Esta igreja gótica, com uma vista privilegiada sobre o Douro, foi construída no século XIV e fazia originalmente parte de um convento franciscano. Uma das suas grandes atrações são as esculturas barrocas em madeira.

Destaque ainda para a Árvore de Jessé, obra que mostra a árvore genealógica de Jesus Cristo, uma peça da autoria de Filipe da Silva e António Gomes, datada de 1718/21. Outra grande atração são as suas catacumbas, que são também visitáveis.

4. Igreja e Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos

Em pleno Património Cultural da Humanidade, vai encontrar a torre mais alta do nosso país, que tem 6 andares e 75 metros de altura. Subindo os seus 225 degraus, terá acesso a uma das paisagens mais bonitas sobre o Porto, que vai desde a baixa até à Foz, com o Douro sempre como pano de fundo.

A igreja é também uma das mais visitadas da cidade, sendo o resultado dos esforços da Irmandade dos Clérigos, uma mistura de três diferentes instituições.

5. Sé Catedral

Sé Catedral do Porto
Sé Catedral do Porto

Foi construída no estilo românico, no século XII, e mais tarde, foi construída a torre-lanterna e a grande rosácea que hoje a caracteriza. A capela-mor apenas ficou pronta no século XVIII, e o portal rococó, que se encontra na fachada, foi projetado por Nicolau Nasoni, em 1736.

Para além de ter um conjunto arquitetónico impressionante, tem também uma vista incrível sobre a cidade, uma vez que se encontra na zona mais alta desta.

6. Capela das Almas

Capela das Almas
Capela das Almas

Esta capela, que chama a atenção de todos os que por aqui passam, foi construída no século XVIII, e a sua caraterística mais diferenciadora é o seu revestimento em azulejos, da autoria de Eduardo Leite.

Estes azulejos cobrem uma superfície de cerca de 360 m² e mostram-nos a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Para além disso, a capela das Almas tem um vitral na sua fachada que desperta a curiosidade de quem por aqui passa, entre turistas e locais.

7. Igreja de Santo Ildefonso

Igreja de Santo Ildefonso
Igreja de Santo Ildefonso

Está situada na Praça da Batalha, no centro da cidade do Porto, e foi reconstruída a partir de 1730, por se encontrar em ruínas a antiga Igreja. As obras ficaram concluídas em 1739, sendo o templo dedicado a Santo Ildefonso de Toledo.

A fachada é composta por duas torres sineiras rematadas por esferas e frontões de fantasia, erguendo-se por cima o nicho de Santo Ildefonso. Nas paredes, pode apreciar os azulejos de Jorge Colaço, que retratam cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.

8. Igreja de Santa Clara

Igreja de Santa Clara
Igreja de Santa Clara

Datada do século XVIII, é um bom exemplo do barroco característico do norte de Portugal, especialmente o trabalho em talha dourada, com autoria de Miguel Francisco da Silva. A igreja pertencia ao convento fundado em 1416 por D. João I, do qual restam poucos vestígios.

O claustro de feição maneirista, os dormitórios, a portaria e os dois coros foram construídos posteriormente. O ciclo de transformação da Igreja que predomina atualmente iniciou-se a partir de 1729.

9. Igreja dos Congregados

Igreja dos Congregados
Igreja dos Congregados

Esta Igreja está datada de 1680 e situa-se na Praça Almeida Garrett. Conta com uma frontaria em estilo barroco do século XVII, e as janelas encontram-se forradas com azulejos modernos que representam cenas da vida de Santo António.

Os vitrais da Igreja são já deste século, e a decoração do interior da capela-mor é feita com painéis, que representam passagens da vida de Santo António. Destaque para o painel da Assunção da Virgem e para o painel da Sagrada Família.

10. Igreja dos Carmelitas

Igreja dos Carmelitas
Igreja dos Carmelitas

Quem a vê de fora, não percebe que está na presença de uma das igrejas mais bonitas do nosso país. O seu esplendor apenas é revelado quando estamos no interior, de um estilo barroco puro.

A Igreja tem três capelas ricamente decoradas, contando com um teto totalmente branco e elementos arquiteturais de estilo barroco. O teto oferece uma luminosidade especial à igreja, sendo também ajudado pelas grandes janelas, que deixam passar a luz exterior.

Tags: igrejasporto
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Poço Negro de Manhouce
Viagens

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

by VxMag
Mar 31, 2023
0

No centro de Portugal, podemos encontrar um sem-número de tesouros naturais surpreendentes. Um deles é a deslumbrante cascata e lagoa...

Read more
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023
Trilho da Preguiça – Ecologia do Carvalhal (PR10 TBR)

Trilho da Preguiça: o melhor do Gerês num percurso curto e fácil de fazer

Mar 29, 2023
árvores mais antigas de Portugal

Portugal tem 3 das árvores mais antigas do mundo

Mar 29, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine