VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

10 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal

Portugal é um dos países mais antigos da Europa e do mundo e há factos sobre o nosso país que a maioria das pessoas desconhece.

VxMag by VxMag
Ago 25, 2023
in Sociedade
1
Cultura Portuguesa

Museu do Azulejo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

moeda de 1 euro

Há 100 mil moedas de 1 euro a circular que na realidade valem 100 euros. Tem alguma?

Jul 15, 2025
Entre o Tejo e a História: a surpreendente linha invisível que divide Portugal

Entre o Tejo e a História: a surpreendente linha invisível que divide Portugal

Mai 19, 2025
ruas com os nomes mais insólitos de Lisboa

As ruas com os nomes mais insólitos de Lisboa

Mar 16, 2025
São Bartolomeu

São Bartolomeu: a ilha das Caraíbas onde se come bacalhau e se ouve fado

Mar 15, 2025

Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Foi também uma das primeiras potências marítimas do mundo, explorando territórios desconhecidos nos quatro continentes. Hoje, Portugal é um país moderno e desenvolvido, que se destaca pela sua qualidade de vida, segurança, gastronomia, vinho e património. Mas há muito mais para descobrir sobre este país encantador. Aqui estão 10 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal.

1. Lisboa é mais antiga do que Roma

Lisboa, a capital de Portugal, é uma das cidades mais antigas da Europa. Acredita-se que foi fundada pelos fenícios por volta do século XII a.C., cerca de quatro séculos antes de Roma.

A cidade tem testemunhado muitos acontecimentos históricos, desde as invasões romanas, árabes e cristãs, até ao grande terramoto de 1755, que destruiu grande parte da cidade. Lisboa é hoje uma cidade cosmopolita e cheia de charme, que combina tradição e modernidade.

2. O monarca com o reinado mais curto do mundo

Portugal teve vários reis ao longo da sua história, mas nenhum tão efémero como D. Luís Filipe. Foi proclamado rei de Portugal em 1 de fevereiro de 1908, depois do assassinato do seu pai, o rei D. Carlos I, em Lisboa.

No entanto, ele também foi atingido pelos tiros dos regicidas e morreu no dia seguinte, aos 20 anos de idade. O seu reinado durou apenas 20 horas e meia, o que lhe valeu o recorde do monarca com o reinado mais curto do mundo.

3. A aliança diplomática mais antiga do mundo

Portugal e Inglaterra são aliados desde o século XIV, quando assinaram o Tratado de Windsor em 1386. Esta aliança diplomática é a mais antiga do mundo ainda em vigor e tem resistido a guerras, revoluções e mudanças políticas.

Os dois países têm apoiado mutuamente os seus interesses nacionais e comerciais ao longo dos séculos, desde a Guerra dos Cem Anos até à Segunda Guerra Mundial.

4. Uma das línguas mais faladas do mundo

O português é a língua oficial de Portugal, mas também de outros oito países: Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Isto deve-se ao facto de Portugal ter sido uma potência colonial até meados do século XX, deixando a sua marca linguística nos territórios que ocupou. O português é a sexta língua materna mais falada do mundo, com cerca de 232 milhões de falantes.

5. O maior número de pontes sobre o mesmo rio na Europa

O rio Douro é um dos mais importantes de Portugal, atravessando o país de leste a oeste e desaguando no oceano Atlântico. O rio Douro é também famoso pelas suas pontes, que unem as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia. Há seis pontes sobre o mesmo rio, o que faz de Porto a cidade europeia com o maior número de pontes sobre o mesmo rio.

As pontes são: Ponte D. Luís I (a mais popular), Ponte da Arrábida (a mais polémica), Ponte Maria Pia (a mais antiga), Ponte de São João (a mais futurista), Ponte do Freixo (a mais remota) e Ponte do Infante (a mais recente).

6. Líder mundial em energia renovável

Em 2016, Portugal conseguiu abastecer todo o seu consumo elétrico durante quatro dias consecutivos apenas com fontes de energia renovável, como a eólica, a solar e a hidroelétrica.

Em 2020, as energias renováveis representaram 59% da produção elétrica nacional, superando a média da UE de 38%. Portugal tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2050.

7. A maior ponte suspensa para peões do mundo

Portugal tem uma nova atração turística que promete desafiar os mais corajosos: a maior ponte suspensa para peões do mundo. Chama-se 516 Arouca e fica na região norte do país, sobre o rio Paiva.

A ponte tem 516 metros de comprimento e 175 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica sobre a paisagem natural. Foi inaugurada em abril de 2021 e já recebeu milhares de visitantes.

8. Epicentro mundial do surf

Portugal é um paraíso para os amantes do surf, com uma costa atlântica onde existem ondas para todos os gostos e níveis. Mas há um lugar em particular que se destaca pela sua dimensão e intensidade: a Nazaré. Esta vila piscatória tornou-se o epicentro mundial do surf de ondas gigantes, graças ao fenómeno natural conhecido como Canhão da Nazaré.

Este é um desfiladeiro submarino que canaliza as correntes marítimas e cria ondas que podem atingir os 30 metros de altura. A Nazaré já foi palco de vários recordes mundiais do surf, como o do brasileiro Rodrigo Koxa, que surfou uma onda de 24,38 metros em 2017.

9. O vinho fortificado mais famoso do mundo

Portugal é um país vinícola por excelência, produzindo vinhos de qualidade reconhecida internacionalmente. Mas há um vinho que se destaca pela sua singularidade e prestígio: o vinho do Porto.

O vinho do Porto é um vinho fortificado, ou seja, um vinho ao qual se adiciona aguardente vínica durante a fermentação, interrompendo-a e aumentando o teor alcoólico. É produzido na região do Douro, a mais antiga região vinícola demarcada do mundo, desde 1756. Tem várias categorias, como o Ruby, o Tawny, o Branco e o Vintage, e é apreciado como aperitivo ou digestivo.

10. A maior coleção de azulejos do mundo

Os azulejos são um dos elementos mais distintivos da arquitetura e da arte portuguesas, podendo ser encontrados em fachadas, interiores, igrejas, palácios, jardins e estações de comboio.

Portugal tem a maior coleção de azulejos do mundo, que pode ser admirada no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. O museu está instalado num antigo convento do século XVI e possui cerca de 7.000 peças, desde o século XV até à atualidade.

VxMag

VxMag

Comments 1

  1. José Costa says:
    2 anos ago

    Coisas que, sendo nossas e genuínas, deveriam motivar e fortalecer o espírito a quantos lhe coube em sorte nascer neste actual “Rectângulo à Beira Mar Plantado”, mas que infelizmente, não é reconhecido actualmente por tantos, mais deslumbrados por factores efémeros sem substância ou raízes importadas, que apenas degradam os verdadeiros valores de quem os devia orgulhar e respeitar. Pessoalmente, a que mais me envergonha é o desprezo que se vai verificando por parte de tantos que não se inibem de utilizar os mais diversos termos para os quais a nossa língua é a mais correta e genuinamente mas adequada para que o diálogo seja mais versátil e expressivo. Infelizmente, até na linguagem oficial se verifica a introdução abjecta e desprezível de termos e palavras que só nos podem fazer recordar humilhações do passado e que parece que tantos, saudosos duma subserviência a personagens que deles zombam até. Prova disso que até aqui verifico mais abaixo, com tristeza, e cujas janelinhas não assinalo pois me repugnam, ainda que o desejasse. Mas não numa língua que ofende a dignidade da minha…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praia fluvial do Alamal
Viagens

Praia fluvial do Alamal: passadiços e vistas para um castelo de encantar no Alentejo

by VxMag
Jul 17, 2025
0

No Alentejo, há lugares que parecem feitos para abrandar. A Praia Fluvial do Alamal, junto à aldeia de Belver, é...

Read moreDetails
«Não há nada» é erro de português?

«Não há nada» é erro de português?

Jul 16, 2025
Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Língua Portuguesa: a palavra “saudade” pode mesmo ser traduzida?

Jul 16, 2025
Praia do Magoito

Praia do Magoito: uma pausa entre marés e falésias bem perto de Lisboa

Jul 16, 2025
Praia do Martinhal

Praia do Martinhal: dias serenos entre o mar e as memórias dos descobrimentos

Jul 16, 2025
Passadiços de Pindelo

Passadiços de Pindelo: cascatas, bosque e tranquilidade a dois passos do Porto

Jul 15, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine