Início História Estrímnios: o povo que habitou Portugal antes dos Lusitanos

Estrímnios: o povo que habitou Portugal antes dos Lusitanos

Ao contrário do que nos é ensinado na escola, não foram os Lusitanos os primeiros a habitar Portugal. Antes deles, andaram por aqui os Estrímnios.

46389
4
PARTILHE
Estrímnios

Estrímnios: o povo que habitou Portugal antes dos Lusitanos

Terão sido os Lusitanos o primeiro povo a habitar a região que hoje corresponde ao território de Portugal? Estudos indicam que os lusitanos não foram os primeiros, nem sequer os segundos. Descubra a fantástica história dos Estrímnios, esquecidos pelos livros de história, mas que povoaram o nosso país muito antes dos famosos Lusitanos aqui chegarem.

Os Estrímnios (em latim: Oestremni são dados como o primeiro povo nativo conhecido de Portugal. Oestremni significaria (povo do) extremo ocidente. Estendiam o seu território da Galiza (Noroeste de Espanha) até ao Algarve.

castro

A primeira invasão documentada ocorreu muito antes do nascimento de Cristo, quando os Ofis ou Sefes e outras tribos entraram na Península Ibérica e colonizaram as terras férteis dos Estrímnios, perto dos rios Douro e Tejo.

castro (1)

Vindos de leste, chegaram os Sefes, guiados pela sua deusa-serpente, Ofiusa. Estes eram menos numerosos que os Estrímnios.

almendres

No entanto, os Estrímnios eram um povo de agricultores pacíficos e os Sefes, além de bons guerreiros, possuíam uma religião mais desenvolvida e quase exterminaram os Estrímnios, tendo sobrevivido apenas alguns povoados dispersos pelo território que antigamente dominavam.

castro8

Mais tarde chegaram à Hispânia os Galaicos e os Lusitanos, tendo encontrado vestígios da grande destruição causada pela guerra que os Sefes moveram contra os Estrímnios – povoados destruídos, campos de cultivo arrasados, sepulcros violados e reutilizados pelos Sefes – e povo de Ofiusa reagiu com violência à chegada destes novos povos ao território que tinha acabado de conquistar.

Cromeleque do Xerez

Referindo-se a uma época mais recente, Estrabão na sua “Geografia” dá-nos conta que os Lusitanos, o mais poderoso dos povos ibéricos, habitavam entre o Douro e o Tejo.

almendres2

Este povo de hábitos rudes dormia no chão, alimentava-se de carne de bode e pão feito a partir de farinha de bolotas e praticava sacrifícios humanos durante os quais examinavam as vísceras das vítimas para predizer o futuro.

Mais artigos

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na...

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em...

Mais recentes

As 8 praias mais bonitas de Portimão

As 8 praias mais bonitas de Portimão Areias finas e brancas, águas cristalinas e 300 dias de Sol por ano. Quer melhores motivos para visitar as...

REDES SOCIAIS

138,999FãsGostar
223SeguidoresSeguir
621SeguidoresSeguir

4 Comentários

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here