A Praia da Ursa que deve o seu nome a um dos vários rochedos presentes na mesma, cuja forma é bastante semelhante à forma de um urso, não faz parte integrante das praias mais faladas no que se toca a Portugal devido a uma grande diversidade de razões. De facto, a maior parte das praias do país, mais ou menos conhecidas, possuem uma grande variedade de amenidades destinadas ao conforto dos banhistas e a uma melhor experiência em geral dos mesmos. Aliás a maior parte possui mesmo a Bandeira Azul, símbolo de uma qualidade balneária de excelência.
No entanto, é em todos esses aspectos que esta praia difere de todas as outras praias portuguesas, e o que, ao mesmo tempo, atrai e magnetiza turistas vindos dos quatro cantos do mundo que aqui tiram fotos (além de de refrescarem quando a temperatura da água o permite).
Localizada perto do Cabo da Roca no concelho de Sintra, mais precisamente no parque natural Sintra-Cascais, a Praia da Ursa é uma estância completamente diferente de todas as outras praias. Quase selvagem, inóspita, com pouca gente e de difícil acesso. É uma praia que não é para todos. E é isso que a torna tão cativante.

Como se deve imaginar pelo que especificamos anteriormente, esta praia não possui nenhuma amenidade considerada como essencial por vários banhistas (restaurantes, bares, duches etc), o que faz da mesma um pouco menos popular que outras. Por isso mesmo, se pretende visitar esta praia, convém ir preparado com tudo aquilo que é essencial para um dia de praia.
Além da falta de amenidades, esta praia também tem um acesso bastante difícil, pois para aceder a mesma, uma pessoa tem que passar por uma estrada de terra batida, seguida de um caminho bastante sinuoso e íngreme que acaba por ir dar a um dos areais portugueses mais tranquilos e menos frequentados. Não se confunda nos acessos! Alguns são mais fáceis do que outros e acaba por ser muito comum ver pessoas a escolherem, erradamente, os caminhos mais difíceis para chegar a esta praia.
Apesar do percurso perigoso e do esforço necessário para o fazer, a maioria dos banhistas e turistas que decidem de percorrer o mesmo, afirmam plenamente que tudo será recompensado pela paisagem dominada pelas enormes formações rochosas presente no local.
A beleza da Praia da Ursa não passa despercebida pois a mesma foi considerada como uma das praias mais bonitas e esplêndidas do mundo pelo Guia Michelin, um guia turístico criado em 1900 para promover o turismo para um mercado automobilístico em explosão, mas que hoje é renomeado pela sua significância no ramo do turismo e não só.
A beleza e ambiente existentes na Praia da Ursa atraem muito mais que prémios e turistas, pois todos os anos a vila de Sintra acolhe o Festival de Sintra, que muitos dos que procuram esta praia acabam por frequentar.

Um festival ideal se procura experienciar alguns dos calores artísticos mais prestigiados da musica clássica e dança num dos ambientes mais românticos e únicos que chega a rivalizar outros festivais internacionais do mesmo género pois o programa musical ou de dança é um dos mais autênticos que um amante do tópico pode encontrar.
Fazendo parte da grande Lisboa, ocupações não lhe vão faltar ao visitar a área onde esta praia se encontra. Monumentos cheios de história como o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional de Sintra são apenas algumas das paragens. Se tiver com vontade de algo mais moderno, pode encontrar tudo o que sejam bares, cinemas, shoppings e casinos espalhados pela região pois a mesma é rica em todos os tipos de turismo.