Portugal é um país com uma costa marítima extensa e diversificada, o que resulta numa imensidão de praias para todos os gostos e necessidades. Se está à procura de uma praia tranquila, que tenha um ambiente natural e cultural de excelência e, ao mesmo tempo, seja adequada para toda a família, uma excelente opção pode ser a magnífica praia da Tocha, que se encontra no concelho de Cantanhede, no Centro de Portugal.
Banhada pelo Atlântico, tem um areal amplo e extenso, rodeado por dunas preservadas. Esta é também uma praia acessível, que tem excelentes condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e que conta com diversas atividades e atrações que lhe vão permitir desfrutar ao máximo do seu dia e conhecer a história e tradições da região.
Para começar, a Praia da Tocha destaca-se pela sua beleza natural e pela sua qualidade ambiental, que se mantém preservada ao longo dos cerca de 1,9 km de areal. A areia é delimitada por um cordão dunar muito bem preservado, onde poderá observar diversas espécies de flora e fauna. Quanto ao mar, este apresenta uma ondulação forte e constante, com excelentes condições para a prática de surf e bodyboard. A sua água limpa e cristalina tem uma temperatura média de 18°C no verão e 15°C no inverno.

Esta é uma das praias portuguesas que há mais tempo ostenta a Bandeira Azul, símbolo de qualidade balnear e ambiental. O galardão é atribuído a praias que cumpram rigorosos critérios de gestão ambiental, qualidade de água, educação ambiental, segurança e serviços, sendo dado pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education.
O local é também uma praia acessível. O local é também uma Praia Acessível, já que conta com boas condições de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida, com equipamentos como rampas, passadeiras, estacionamento reservado, sanitários adaptados e cadeiras anfíbias, que permitem o transporte dos utentes até à água.
No que diz respeito ao lazer, são diversas as atividades e atrações disponíveis para os visitantes. Para além de poder desfrutar do mar e do sol, poderá também aproveitar para praticar ou aprender surf e bodyboard, fazer passeios de bicicleta ou caminhadas pelas dunas e pela floresta, ou relaxar numa esplanada ou bar.
Se quer aprender um novo desporto aquático, pode contar com o surfcamp da Praia da Tocha, que funciona durante todo o ano e que oferece alojamento em bungalows ou tendas, aulas com instrutores qualificados, aluguer de material e transporte para os melhores spots da região. O local tem também uma barraquinha na praia, onde poderá comprar bebidas, snacks ou souvenirs.

Caso prefira uma caminhada pela natureza, não deixe de explorar um dos diversos percursos pedestres ou cicláveis que existem na zona, como o Percurso da Arte Xávega, que liga a Praia da Tocha à Praia do Palheirão, e que passa pelos antigos palheiros de pescadores e pela Lagoa da Vela.
Se apenas quer relaxar e apreciar a paisagem, tem muitas opções de escolha por entre os restaurantes, cafés e bares que existem no local, sítios onde pode apreciar a gastronomia da região, baseada no peixe fresco, no marisco, no leitão à Bairrada e nos vinhos refrescantes.
Esta praia é muito reconhecida pela sua história e tradição ligadas à pesca e à cultura marítima. Assim, poderá encontrar elementos como os palheiros, casas típicas em madeira que serviam para guardar o material de pesca e alojar os pescadores durante o verão.
Estas casas pitorescas e coloridas encontram-se espalhadas pela praia e pelas dunas, sendo que algumas foram recuperadas e transformadas em alojamento local ou espaços comerciais.
Outro elemento identitário desta praia é a Arte Xávega, técnica tradicional de pesca que envolve o uso de redes e barcos de madeira. Na Arte Xávega, lançam-se as redes ao mar a partir dos barcos, formando um semicírculo.
As redes são depois puxadas para a praia com a ajuda de bois ou tratores. Esta atividade ainda se pratica na Praia da Tocha, especialmente nos meses de verão, o que atrai diversos curiosos e turistas.
Esta tradição encontra-se relatada em diversos documentários, livros, exposições e eventos. Um deles é o Festival de Arte Xávega, que se realiza todos os anos durante o mês de agosto, e que inclui degustações gastronómicas, demonstrações de pesca, espetáculos musicais e folclóricos, e um mercado de artesanato.
Assim, visitar a Praia da Tocha tem tudo para agradar a quem por aqui passa, até porque este é um local com diversas vertentes, que convivem entre si e que tornam a atmosfera ainda mais convidativa. A não perder!