Início Viagens Palácio da Pena: a história do mais belo palácio de Portugal

Palácio da Pena: a história do mais belo palácio de Portugal

Trata-se do mais famoso palácio português e também um dos mais bonitos. Descubra o Palácio da Pena, em Sintra, a sua história e como chegar até ele.

2451
1
Palácio da Pena
Palácio da Pena - William Shatner

Este palácio fascinante está localizado a menos de uma hora de distância de Lisboa e é o melhor exemplo do romantismo português. A incrível maravilha arquitectónica que hoje se avista no topo da Serra de Sintra e os seus jardins, igualmente impressionantes, foram construídos no século XIX pelo rei D. Fernando II e pelas suas duas esposas. Saiba tudo acerca da forma como pode visitar o Palácio da Pena.

Sintra
Palácio da Pena, Sintra (Paul Walker)

Data da idade média o primeiro edifício construído no local onde hoje se encontra o Palácio da Pena. Tratava-se de uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Pena. No final do século XV, o Rei D. Manuel I de Portugal ordenou a construção de um mosteiro no topo da colina, que se tornaria um local de meditação sagrado para os monges.

O terramoto de Lisboa de 1755 levou o mosteiro a desabar. Contudo, as obras de alabastro e mármore da capela sobreviveram milagrosamente.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

O mosteiro ficou em ruínas por algumas décadas, tendo sido o Rei D. Fernando II quem recuperou o edifício com o objetivo de construir uma residência de verão para a família real portuguesa. Para este efeito adicionou elementos medievais e islâmicos ao castelo.

Desta forma, o palácio foi construído em um estilo extremamente eclético, misturando elementos neogóticos, neomanuelinos, neo-slâmicos e neorenascentistas. Após a morte da sua primeira mulher D. Fernando II casou-se com a Condessa d’ Edla, que se tornou responsável pelo design do interior do palácio.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

O Palácio é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II.

A transformação de um antigo mosteiro num imponente castelo, onde D. Fernando II foi fortemente influenciado pelo romantismo alemão terminou em meados da década de 1860. No entanto, foram posteriormente realizadas várias campanhas de decoração de interiores.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

O Parque da Pena nas áreas envolventes do Palácio é outro marco da responsabilidade de D. Fernando II. Apresenta jardins românticos, compostos por uma coleção de árvores raras, lagos, poços, fontes, esculturas e estufas que acomodam plantas excepcionais de todo o mundo. O clima húmido típico da serra de Sintra permitiu a criação deste Parque com mais de quinhentas espécies arbóreas.

 

Como chegar até ao Palácio da Pena

A vila de Sintra fica no sopé da Serra de Sintra, a aproximadamente 20 quilómetros de Lisboa. A forma mais fácil de chegar é através do automóvel, mas o estacionamento, bem como o acesso ao centro da vila é muito complicado, sendo o comboio a melhor opção.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

A viagem dura 40 minutos e tem um custo de aproximadamente 5 euros. Existem comboios com saída de Lisboa o que torna fácil e cómoda a viagem até Sintra.

Chegando à estação de Sintra, são apenas escassos minutos a pé até ao centro histórico. O Palácio da Pena localiza-se no topo da Serra. Pode arriscar ir a pé, mas existe um autocarro que faz o percurso de ida e volta até ao Palácio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here