Início Viagens Castelo dos Mouros: porque em Sintra não existem apenas palácios

Castelo dos Mouros: porque em Sintra não existem apenas palácios

É um dos mais visitados castelos de Portugal e domina a paisagem de SIntra. Descubra a história e os encantos do Castelo dos Mouros.

1033
0
sintra
Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é uma das atrações mais visitadas, juntamente com o Palácio da Pena, da bela vila de Sintra. É cercado por uma verdejante floresta e respectivo parque, sendo fácil ver quem faça muitas atividades diferentes, desde caminhadas a percursos de orientação, passando por desportos de lazer mais radicais. Visite as fantásticas muralhas de pedra e explore as ruínas desta atração portuguesa única, com vistas fantásticas.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Os mouros do norte da África construíram este castelo no século X como um forte militar. A sua localização no topo da serra, com vista sobre o rio Tejo, tornou-o num local estratégico ideal para defender Sintra e toda a zona de Lisboa, tendo-se tornado um dos mais importantes de Portugal.

Ao longo do tempo este edifício sofreu profundas remodelações, sendo que o terramoto que atingiu Lisboa no século XVIII praticamente deixou o castelo em ruínas. Foi o rei D. Fernando II quem restaurou a maior parte do castelo no século XIX como uma ruína antiga. Para o rei era motivo de satisfação ver o enquadramento do castelo no Parque da Pena, bem como o seu posicionamento relativo em relação ao Palácio.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Por estes motivos, e face à sua imponência, o Castelo foi declarado Monumento Nacional, fazendo parte da Paisagem Cultural de Sintra, que se tornou um Património Mundial da UNESCO em 1995.

Tem sido um local de investigação arqueológica, sendo de destacar dados importantes tanto a nível do islamismo como do cristianismo. Existe inclusivamente um Centro Histórico de Interpretação, que exibe várias exposições dos achados encontrados em torno das escavações arqueológicas do castelo.

Curiosamente, no castelo não existem interiores ou salas palacianas para visitar. Os vários imponentes Palácios em Sintra servem perfeitamente esse objectivo, destacando-se desde logo o seu “vizinho” Palácio da Pena.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

No entanto, a fortificação constituída por dois grandes anéis de muralhas que se enrolam ao longo das rochas e falésias de granito no topo da serra é extraordinariamente imponente e bela. As camadas de pedra com milhares de anos edificadas no topo de uma montanha em terrenos acidentados, sem recurso a equipamentos tecnológicos como os existentes atualmente são dignas de enorme admiração.

É igualmente interessante imaginar toda a atividade durante a história do castelo. No entanto, é fundamental não descurar a segurança, pois a maioria das paredes do castelo não possui proteções.

Os degraus são igualmente irregulares e com muitos declives íngremes. De qualquer modo, é um local digno do imaginário dos mais criativos autores. Contudo, não apenas as muralhas do castelo merecem destaque, pois as vistas panorâmicas revelam uma paisagem deslumbrante.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Daqui observam-se florestas, parques e a incrível arquitetura e telhados da cidade de Sintra. São perfeitamente identificáveis várias perspetivas simplemente arrebatadoras. O Castelo dos Mouros é uma atração única na vila de Sintra. A sua originalidade em termos históricos e arquitetónicos no meio de tantos palácios e palacetes lembram aos visitantes que em Sintra existe bem mais do que uma encantadora vila com parques e casas reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here