Início Viagens Cascata de Anços: como descobrir este pequeno paraíso em Sintra

Cascata de Anços: como descobrir este pequeno paraíso em Sintra

A poucos minutos de Lisboa, em Sintra, existem ainda recantos quase secretos e por explorar. Descubra como chegar até à Cascata de Anços.

5013
0
Cascata de Anços
Cascata de Anços

As Cascatas do Rio Mourão situam-se no Vale da Ribeira do Mourão, entre as aldeias de Anços e Maceira, pertencentes à freguesia de Montelavar (Concelho de Sintra). A Cascata de Anços está enquadrada numa paisagem de indescritível beleza, rodeada de bosques e fragas, num autêntico recanto natural.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Há tesouros completamente escondidos na profundidade das terras mais simples. A cascata de Anços é um coração que bate de forma discreta mas que pulsa tão intensamente que devora o silêncio penetrante do Rio Mourão, numa festa misteriosa da Natureza que nos convida apenas a estar e disfrutar da vida.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Porque é tão fácil ser feliz. Fonte de prazer, o envolvimento energético é poderoso, arrepia a alma, e o som da água a mergulhar com toda a sua determinação no rio é como a gargalhada de uma criança pequena em êxtase. É impossível ficar indiferente, o espaço abraça-nos e o aperto é tão doce que não apetece largar mais.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

O percurso até à Cascata dos Anços deverá ser feito com especial cuidado, atendendo a que a manutenção da vegetação, neste local, nem sempre está devidamente acautelada. Para quem desconhece ainda o percurso até lá chegar, vindo da zona de Sintra, seguem pela A9, saindo em Montelavar, uma pouco mais à frente vão apanhar uma rotunda, seguindo em frente até chegar a uns semáforos, virando ai à esquerda, seguindo sempre em direcção a Anços.

Depois de fazerem uma curva apertada à esquerda, vão começar a descer passando por cima de uma pequena ponte e ai já podem ver a placa de Anços.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Começam então a subir e vão encontrar logo uma saída para a esquerda e logo depois outra (esta a que tem a placa informativa das cascatas), mas qualquer uma delas servirá pois ambas vão dar ao mesmo lugar. É então ai num pequeno largo que ficaram os carros, o resto do percurso será feito a pé.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Depois de acabar o alcatrão e começar a terra batida, sigam pela estrada à vossa esquerda, virando depois novamente à esquerdo e seguir por um caminho mais estreito até ao seu final. Já no final do caminho vão encontrar as ruínas de um moinho com a respectiva mó ainda, basta descerem as pedras e chegarão então a esta cascata.

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Com tempo húmido, quer a passagem do rio, quer a descida para as cascatas, deve ser feita com cuidado. O terreno é irregular, estreito e escorregadio e, embora tenha corrimãos de corda em certos sítios, algumas pedras soltas tornam o chão muito deslizante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here