Os próximos dias trarão de volta o cenário típico do outono: chuva persistente, vento moderado a forte e um mar mais revolto. Uma nova depressão atlântica aproxima-se e deverá atingir Portugal continental a partir de terça-feira, dia 28, prolongando o período de instabilidade que começa já este fim de semana.
Chuva e descida de temperatura no arranque do fim de semana
Esta sexta-feira ainda trará chuva fraca a moderada, sobretudo no Centro, mas será no sábado que o mau tempo se fará sentir com maior intensidade. Uma frente de instabilidade entrará pela zona de Aveiro e avançará de oeste para este, deixando chuva forte e, em alguns locais, trovoadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu, bem como para os três grupos dos Açores. O alerta deve-se à precipitação intensa e possibilidade de trovoada, estendendo-se até à tarde de sábado.
As temperaturas máximas vão descer, não devendo ultrapassar os 18 ºC no Norte e os 22 ºC no Centro.
Domingo traz chuva ao Sul
Durante a madrugada de domingo, a chuva deverá abrandar a norte, mas manter-se-á no Centro e avançará gradualmente para o Sul. Esperam-se aguaceiros no Alentejo e períodos de chuva mais intensa no Barlavento Algarvio.
Enquanto o Norte e o Centro poderão registar uma ligeira subida das temperaturas, o Sul terá um dia mais fresco, com Lisboa e Coimbra a rondarem os 22 ºC de máxima.
Instabilidade reforçada no início da semana
Segunda-feira manterá o mesmo padrão, com chuva mais frequente nas regiões Centro e Sul. As temperaturas não sofrerão grandes alterações, com valores médios próximos dos 20 ºC no litoral.
Mas será na terça-feira, dia 28, que a meteorologia mudará de figura. A aproximação de uma nova depressão atlântica deverá trazer precipitação intensa e generalizada, que se poderá prolongar até quarta-feira.
Chuva acumulada e mar agitado
De acordo com o modelo europeu ECMWF, a chuva poderá ser moderada a forte, acumulando mais de 100 mm em algumas zonas do país.
O Litoral Oeste e o Ribatejo poderão ultrapassar os 120 mm, a Serra da Estrela poderá rondar os 90 mm, e o sul do Algarve poderá chegar aos 130 mm.
As temperaturas vão descer novamente, com poucas localidades a ultrapassarem os 20 ºC. Braga, Coimbra e Lisboa deverão ficar nesse limite, enquanto Faro poderá atingir 21 ºC.
A partir de terça-feira, o vento deverá intensificar-se, sobretudo no Algarve, onde se esperam rajadas até 60 km/h. O mar também se tornará mais agitado, com ondas até 5 metros na costa algarvia durante a manhã de quarta-feira.
O cenário aponta, assim, para uma semana marcada pela instabilidade, com chuva frequente, vento e mar alteroso — um verdadeiro regresso ao tempo de outono.







