VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Antes da Lusitânia: quando Portugal se chamava Ofiússa e nele viviam os Ofis

VxMag by VxMag
Dez 6, 2019
in História
25
Ofiússa

Castros

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Fev 21, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Ao contrário do que muitos pensam, os Lusitanos não foram o primeiro povo a habitar a região que hoje corresponde a Portugal. A insistência em referir os lusitanos como o primeiro povo e como originários dos portugueses actuais deve-se, sobretudo, a uma campanha organizada pela ditadura de Salazar com o objectivo de fortalecer a união e a identidade nacionais com base numa origem comum a todos os portugueses.

Ofiússa ou Ophiussa é o nome dado pelos antigos gregos ao território português. Significa Terra das Serpentes. Os ofis viveriam, principalmente, nas montanhas do norte de Portugal, incluindo a Galiza.

Outros dizem que estes viviam na foz dos rios Douro. Este povo venerava as serpentes, daí Terra das Serpentes ou serpes.

Lusitanos
Lusitanos comandados por Viriato a combater os Romanos

Existem alguns estudos arqueológicos que mencionam este povo e cultura. Alguns crêem que o dragão, muitas vezes representado como um grifo e originário de uma primitiva serpente alada – a “Serpe Real”, timbre dos Reis de Portugal e depois também dos Imperadores do Brasil, está relacionado com este povo, ou com os celtas que mais tarde colonizaram a zona, que por sua vez poderiam ter sido influenciados pelo culto ofi.

Lusitânia

No século IV, o poeta romano Avieno, na Ora maritima, um documento inspirado por uma viagem marítima, anotou “Oestriminis” (ou o extremo ocidente) povoados pelos Estrímnios, um povo que vive naquela área desde há muito tempo, que tiveram que fugir das suas terras depois de uma “invasão de serpentes”.

Povos da península Ibérica

Isto pode ser uma relação aos Sefes ou ofis (“o povo das serpentes”) e aos Draganos (“o povo dos dragões”), que vieram colonizar aquelas terras e formaram um território conhecido pelos gregos como Ofiússa.

Alguns autores relacionam o povo Ofi com os druidas ou proto-celtas ou, até mesmo, antigos egípcios. Numa tradição egípcia, refere-se que as “serpentes” egípcias de Karnak ou Luxor teriam emigrado para a Europa.

Povos da Ibéria

Resumindo, os Estrímios terão sido os primeiros povoadores do território que hoje corresponde a Portugal. Estes foram invadidos pelos Ofis que, posteriormente, foram invadidos pelos Lusitanos.

Tags: lusitanosofiússa
VxMag

VxMag

Comments 25

  1. Pingback: Antes da Lusitânia: quando Portugal se ch...
  2. Jorge Castro says:
    7 anos ago

    Caro Paulo Antunes Guimarães,
    Apreciei sobremaneira o seu texto que, desde logo, revela através dos diversos comentários a relativa ignorância em que ainda andamos todos quanto às nossas «origens». Por mim, não catedrático na matéria mas muito interessado na mesma, recomendo (a todos) que tentem fazer uma abordagem a este assunto à luz do Paradigma da Continuidade Paleolítica, corrente de investigação histórica, que conta também com investigadores portugueses, e que traz preciosas achegas ao entendimento da génese antropológica – se assim lhe podemos chamar -, deste recanto da Europa – a que, entretanto e depois da última glaciação, chamam «reduto ibérico», porquanto este espaço sempre foi habitado, ao contrário do que aconteceu à quase totalidade do espaço que conhecemos como Europa.
    Deste cadinho de culturas que sempre fomos, a sua ancestralidade é algo de tão interessante quanto, infelizmente, pouco divulgada. Mas vamos sempre a tempo…
    As abordagens linguísticas, por exemplo, são altamente desafiantes e Foz Côa ou a Criança do Lapedo (entre muitas outras evidências) aí estão para suscitar interrogações quanto à possível origem da cultura celta ou a sua expansão a partir deste recanto, à medida que o degelo se verificava…

    Responder
    • J.Da Silva says:
      7 anos ago

      Permita-me a acrescentar isto a sua escrita, a cultura caimpainiforme, possivelmente difundida da zona de Lisboa por toda a Europa, os Génes A25-BIS-DR2 e o A26-B38-DR2. Que um é o mais velho do mundo, o outro é unico na nossa raça. Ha muitas pessoas a desdenharem o que é nosso, apreciei seu texto. Fique bem Sr Joao Castro

      Responder
    • Helena Pereira says:
      3 anos ago

      Muito obrigado pelo esclarecimento. Iluminar recantos menos conhecidos da nossa história é uma lufada de ar fresco. O ensino da história está um pouco bafiento e precisa de olhos mais dinâmicos como o seu e outros como o senhor. Bem haja.

      Responder
  3. Joaquim Castro says:
    7 anos ago

    Olà povo Português é para mim un orgulho vos lêr não sou conhecedor na matéria
    mas é um grande prazer poder-vos lêr e adquirir conhecimentos da nossa
    historia graças ao vosso saber através a net
    Aqui fica o meu agradecimento a todos aqueles que nela participam

    Responder
  4. Pingback: Antes da Lusitânia: quando Portugal se chamava Ofiússa e nele viviam os Ofis | VortexMag | AICL Colóquios da Lusofonia
  5. Sidónio São Miguel says:
    7 anos ago

    Depois destas informações sobre a História,ficamos sempre mais enriquecidos.Deixo o meu obrigado a todos aqueles que colaboraram neste artigo.-O meu abraço.

    Responder
  6. Irinaldo Soares says:
    7 anos ago

    Pois que eu também tenho sangue dos ofis correndo em minhas veias, sou brasileiro, sou Soares,
    meus antepassados vieram das plagas lusitanas!

    Responder
  7. Manuel Pereira says:
    7 anos ago

    Fiquei ciente dessa matéria já à primeira postagem, mas desconhecia o fato. Nos meus tempos de escola, só nos ensinaram sobre os Visigodos, Cartagineses, Celtas, e os heróis da época, Virgílio,Viriato, vindo na sequência a História de Portugal, as Cruzadas e como Dom Henrique ganhou o condado. Já procurei em outras páginas sobre Ofiússa, mas não encontrei nada relacionado. Agradeço pelas postagens, pois são um enriquecimento à cultura. Gratos a todos.

    Responder
  8. Pingback: Antes da Lusitânia: quando Portugal se chamava Ofiússa e nele viviam os Ofis | VortexMag | detritus toxicus
  9. J.Da Silva says:
    7 anos ago

    Desculpe o erro no seu nome Jorge, e nao Joao

    Responder
  10. Pingback: Estrímnios: o povo que habitou Portugal antes dos Lusitanos | VortexMag
  11. Gabriela Garcia says:
    6 anos ago

    Fabuloso

    Responder
  12. Silva Adelaide says:
    4 anos ago

    É sempre muito enriquecedor conhecer um pouco mais da nossa história,só é pena que com tantos universitários não haja mais conhecimento, nem difusão de programas culturais destinados ao mesmo téma.

    Responder
  13. Josè Silva says:
    4 anos ago

    …hoje o simbolo da Ordem dos Médicos é uma serpente enrolada num cálice…Ofiusa Terra das Serpentes…considerada terra do conhecimento…pois daqui parte todo o conhecimento que se estende por alguns países da Europa..não esquecendo o povo que veio do mar…daquele continente que desapareceu…

    Responder
  14. Emanoel Torres Jardim says:
    4 anos ago

    Bom dia…Sou JARDIM,possivelmente,de origem em Gulpilhares,a-partir de 1.180…Encantador,saber deste facto,a-respeito de Portugal Terra-Mãe.Agrdç.

    Responder
  15. José Campos says:
    4 anos ago

    E terá sido este povo adorador de serpentes, a fundar SERPA ? Muito interessante, parabéns pelo seu artigo.

    Responder
  16. ANTÓNIO PEDRO says:
    4 anos ago

    “.. aos Draganos (“o povo dos dragões”)..”

    Responder
  17. Joaquim says:
    4 anos ago

    E antes destes estiveram outros bárbaros e antes estiveram povos descendentes dos cromagnon e antes e antes …..
    É irrelevante pois há uma mistura entre os mais primitivos e depois com os bárbaros. Possivelmente Portugal tem uma componente forte na genética de povos vindos da Ásia Menor e que foram invadindo o sul da Europa vindos através do Mediterrâneo.
    Se colocados em Portugal sem abrir a boca qualquer grego típico é igual a nós !!
    Não há raças puras. Todos temos uma enorme mistura

    Responder
  18. rui Queiros says:
    3 anos ago

    Apenas um achega que ouvi, numa conversa de café, entre muitas, por um amante dos celtas e romanos. Essa pessoa ainda bem viva e com 96 anos de seu nome Manuel Carvalho Martins. tem livros escritos e textos em revistas e cuja investigaçao se centra na cidade CHAVES (Aquae Flaviae). Ele afirmou que os fenícios chamavam à nossa península HISPÂNIA porque “terra de coelhos”. Relembro que os celtas passaram os Pirineus por volta do IIIº milénio a C.

    Responder
  19. Vanda Mendonca says:
    3 anos ago

    Tenhoa impressao que a Lusitania foi inventada para os Lusiadas por Camoes.

    Responder
  20. Patrick Reis says:
    3 anos ago

    Salazar viveu quase 2000 anos depois no Lusitanos terem andado por cám, nao sei qual o benefício de Salazar….. além disso existem outros povos na região da lusitânia, se calhar queria dizer Viriato. A região da península ibérica foi habitada por povos celtas, e estes têm as suas tradições e costumes partilhados um pouco por toda a europa entre eles..

    Responder
    • damian says:
      1 ano ago

      os povos ofis e konios eram do medio oriente vieram pra portugal depois de passarem pelo egypto , a maioria dos portugueses com alto indicio de iberico e norte africano sao descendentes desse povo , sendo o norte africano a admixtura egypcia de tempos tao distantes como os Pharaohs, eram chamados as tribos de dan

      Responder
  21. José António lima says:
    1 ano ago

    Felizmente q o Facebook, de vez em qdo, nos da sumo, ou, pelo menos, aonde procurar. Qdo vejo estas referências, não as guardo para mim, antes as leio à minha esposa, e partilho com filha, lá fora.
    Adorei quer o texto quer muitos comentários. Não sabia da existência dos Ofis. Creio q a palavra ofideos tem a mesma raiz. Julgava q os ligures eram o povo mais antigo, conhecido, a pisar o nosso terreno. Tinha ouvido falar dos turdulos e os turdetanos, q, creio, terão vindo do norte de africa.
    De qq dos modos, quem investigou, leu, juntou e disseminou, deve ter se sentido feliz por mergulhar neste passado q é de todos nós.
    Obrigado a todos.

    Responder
  22. Fernando Antunes says:
    3 meses ago

    Obrigado não sou um entendido na matéria mas adoro história principalmente da nossa mais uma vez obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine