VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Anta de Pavia: no Alentejo, transformaram uma antiga sepultura numa capela

A Anta de Pavia fica em Mora, no Alentejo, e é um dos raros exemplos da transformação de sepulturas em capelas. Conheça a sua história.

VxMag by VxMag
Abr 29, 2023
in Viagens
0
Anta de Pavia

Anta de Pavia

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Pia do Urso

Pia do Urso: um pequeno segredo para descobrir perto de Lisboa

Set 26, 2023
Ponte de Pedrógão

7 estradas com algumas das paisagens mais bonitas de Portugal

Set 22, 2023
Edifícios mais estranhos de Portugal

Provavelmente, o edifício mais caricato de Portugal

Set 22, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023

A Anta de Pavia, também conhecida como Capela de São Dinis ou São Dionísio, é um monumento nacional que se destaca na vila de Pavia, no concelho de Mora, no distrito de Évora. Trata-se de uma antiga sepultura coletiva do período neolítico que foi transformada em capela cristã no século XVII. Neste artigo, vamos conhecer melhor a história e as características deste singular edifício que testemunha a evolução cultural e religiosa de uma região.

O megalitismo é um fenómeno cultural que se caracteriza pela construção de monumentos de pedra de grandes dimensões, com fins funerários, religiosos ou astronómicos. Em Portugal, o megalitismo teve o seu apogeu entre o IV e o III milénio a.C., sobretudo na região do Alentejo.

Um dos tipos mais comuns de monumentos megalíticos são as antas ou dólmens, que consistem em câmaras funerárias formadas por grandes pedras verticais (esteios) cobertas por uma laje horizontal (chapéu). As antas eram geralmente rodeadas por um círculo de pedras (croma) e ligadas a um corredor que facilitava o acesso ao interior.

Anta de Pavia
Anta de Pavia

A Anta de Pavia é um exemplo notável de uma anta de grandes dimensões, com cerca de 4,30 metros de diâmetro e 3,30 metros de altura. O seu chapéu tem um volume impressionante de 3 x 2,60 metros. A anta foi erguida entre o IV e o III milénio a.C., provavelmente como parte de um complexo funerário e ritual que incluía outras antas nas proximidades. No entanto, a sua função original foi alterada ao longo dos tempos, tendo sido reutilizada como capela cristã no século XVII.

A transformação em capela

A Anta de Pavia foi a primeira anta portuguesa a ser referenciada na bibliografia histórica, no século XVI, pelo historiador Manuel Severim de Faria, na sua obra Notícias de Portugal. Nessa altura, a anta já tinha sido convertida em capela dedicada a São Dinis ou São Dionísio, um mártir cristão do século III.

Não se sabe ao certo quando ocorreu essa transformação, mas presume-se que tenha sido influenciada pela Anta-Capela de São Brissos, no concelho de Montemor-o-Novo, que terá sido a primeira anta a ser cristianizada em Portugal.

A adaptação da anta em capela consistiu na construção de uma pequena nave à entrada da câmara funerária, que passou a funcionar como ábside. A nave tem cerca de um metro de profundidade e está coberta por um telhado de duas águas. A fachada tem um pórtico em alvenaria com um arco perfeito e uma escadaria flanqueada por dois esteios do corredor original da anta.

Anta de Pavia
Anta de Pavia

As fachadas laterais são cegas e definidas pela articulação dos esteios com o paramento da nave. O esteio da cabeceira da câmara serve de testeira à capela. A rematar o conjunto, há um campanário sobre a cobertura, com uma sapata sobre o telhado da nave e outra sobre o chapéu da câmara.

No interior da capela, há um altar-mor com um retábulo definido em alvenaria e revestido por azulejos setecentistas, barrocos, de oficina lisboeta. Os azulejos representam cenas da vida de São Dinis e da Virgem Maria.

As escavações arqueológicas

A Anta de Pavia foi alvo de escavações arqueológicas no segundo quartel do século XX, realizadas por Vergílio Correia, um dos pioneiros da arqueologia portuguesa. As escavações ocorreram precisamente no sábado de Aleluia (Páscoa) de 1914 e revelaram alguns vestígios do passado megalítico da anta, como fragmentos de cerâmica e ossos humanos. O trabalho efetuado por Vergílio Correia está reunido no livro El Neolítico de Pavia, editado em 1921.

Mais recentemente, em 2013, uma equipa de arqueólogos da Universidade de Évora, coordenada por Leonor Rocha, realizou novas escavações na Anta de Pavia, com o objetivo de identificar a primitiva entrada e corredor de acesso da anta e obter uma datação absoluta do monumento.

Os trabalhos permitiram descobrir um corredor com cerca de 10 metros de comprimento e 1,5 metros de largura, que se estendia para fora da praça onde se situa a anta-capela. Os arqueólogos encontraram também diversos materiais associados ao uso funerário da anta, como pontas de seta, machados, contas e adornos.

Conclusão

A Anta de Pavia é um monumento único que combina uma sepultura megalítica com uma capela cristã. A sua história reflete a evolução cultural e religiosa de uma região que soube preservar e reutilizar o seu património ancestral. Trata-se de um exemplo de como o passado e o presente podem conviver harmoniosamente num mesmo espaço.

Tags: anta de paviamora
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Túrdulos
História

Túrdulos: o povo que também habitou o território português no tempo dos lusitanos

by VxMag
Set 26, 2023
0

Foram muitos os povos que passaram pelo nosso território ao longo dos séculos, deixando as suas marcas em quem nós...

Read more
Pia do Urso

Pia do Urso: um pequeno segredo para descobrir perto de Lisboa

Set 26, 2023
plantas para ter na varanda

9 belíssimas plantas que florescem no Outono

Set 25, 2023
Antúrios

Antúrios: guia completo para cuidar desta belíssima flor

Set 25, 2023
Bromélia

Bromélias: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas plantas exóticas

Set 25, 2023
ideias de decoração para quarto simples e aconchegante

7 ideias de decoração para tornar o seu quarto mais bonito e aconchegante

Set 25, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine