O Parque Nacional Peneda Gerês engloba 4 serras (Peneda, Soajo, Amarela e Gerês) e estende-se por uma larga área do extremo norte de Portugal. É conhecido pelas suas deslumbrantes paisagens, onde se incluem, belíssimas cascatas. Mas os poços e lagoas também merecem um destaque especial (e são muitos os que pode encontrar no parque).
Com os devidos cuidados, em alguns deles é possível tomar um banho refrescante durante os dias quentes de Verão. São cada vez mais os turistas que os procuram nesta época do ano e aqui se reúnem em comunhão com a natureza circundante. Alguns destes locais são acessíveis apenas por trilhos pedestres mas existem uns poucos aos quais é possível chegar de carro.
Se pretende visitar estes lugares não se esqueça das regras mais básicas do bom senso: respeite o meio ambiente, respeite os outros e conheça os seus próprios limites. Descubra alguns dos mais bonitos poços e lagoas do Parque Nacional Peneda Gerês.
1. Poças do Malho

São 4 poços bem fundos, com 4 belas quedas de água no rio Castro Laboreiro, mais ou menos entre a Mistura das Águas e o Ribeiro de Baixo. Estes poços servem de fronteira entre Portugal e Espanha, sendo mais fácil aceder ao local pelo lado espanhol.
A rota que lhe permite visitar as Poças do Malho começa quando a estrada que liga Olelas à Mistura das Águas termina, e segue sempre do lado direito do rio Laboreiro.
2. Poço Verde de Fafião

Há quem lhe chame Poço Verde do Gerês mas isso seria muito redutor. Afinal de contas, não faltam poços verdes em todo o parque. Este, em particular, localiza-se no Rio Fafião, perto da aldeia com o mesmo nome.
Ganhou fama nos últimos anos e começa a ter cada vez mais gente, mas se escolher o dia certo e tiver um pouco de sorte, talvez tenha o privilégio de o ter apenas para si.
3. Poço Negro do Soajo

É uma das mais famosas e bonitas lagoas do Gerês. Localizado bem perto do Soajo, o Poço Negro tem águas puras e cristalinas, embora um pouco frias. Tem uma profundidade de cerca de 5 metros, pelo que se aconselha algum cuidado (especialmente se não souber nadar).
Se tiver coragem, pode saltar para a lagoa de uma altura de quase 10 metros. Divirta-se! Mas, no final, deixe tudo limpo e leve o lixo consigo já que este é um local que deve ser respeitado.
4. Poço Azul

Já foi uma das cascatas mais secretas do Gerês. E embora continue a ser difícil encontrar muita gente no Poço Azul, a verdade é que o local é tão pequeno que, com apenas uma dezena de pessoas, já parece lotado.
Por isso mesmo, se quiser experimentar o privilégio de ter uma lagoa só para si, mais vale pensar em ir à Cascata do Poço Azul durante a semana (e partir bem cedo porque o caminho é longo). É uma das cascatas mais remotas do Gerês, o que garante que irá aventurar-se mesmo pelo interior do parque, onde só é possível ir a pé.
5. Poços Verdes do Sobroso

Nos últimos anos, a Cascata das 7 lagoas transformou-se num verdadeiro fenómeno nacional. E não é para menos… A água é pura, límpida e cristalina e a paisagem envolvente proporciona um toque mágico a todo o cenário. Na realidade, não é apenas uma cascata mas sim uma sucessão de lagoas, umas mais fundas do que outras, intercaladas por pequenas quedas de água.
É possível nadar em algumas das lagoas, dependendo da profundidade. E também pode pular de uma altura de 10 metros ou até divertir-se num escorrega natural nas rochas. De que está à espera?
6. Lagoas da Mata da Albergaria

Estas são, certamente, uma das cascatas mais secretas e menos visitadas do Gerês. E, curiosamente, até se localizam bem perto de outras mais conhecidas: a cascata da Portela do Homem.
Para chegar aqui terá que fazer uma pequena caminhada pela Mata da Albergaria, um bosque quase mágico e repleto de árvores centenárias. Se o caminho é belo, o final é paradisíaco: uma sucessão de pequenas cascatas com lagoas de águas cristalinas e de tom esverdeado. De que está à espera?
7. Lagoa dos Druidas

É uma das lagoas mais secretas do Gerês. Fica bem perto da aldeia de Tibo, freguesia de Gavieiras. A melhor forma de chegar até ela é seguindo um dos trilhos mais bonitos do parque, o trilho da Mistura das Águas.
A Lagoa dos Druidas é um pequeno recanto no meio do paraíso onde se pode refrescar numa tarde quente de Verão. As águas são límpidas e cristalinas. E bem perto pode também visitar as fechas do Malho, outro paraíso quase secreto do Parque Nacional Peneda Gerês.
8. Poço do Teixo

Não se sabe bem porque é que esta pequena maravilha é quase desconhecida para a maioria dos visitantes do Gerês, até porque se encontra mesmo ao lado da famosa Cascata do Arado.
Se quiser conhecer a cascata do Poço do Teixo, siga em direção contrária à cascata do Arado, em direção ao Miradouro das Rocas. O Poço do Teixo fica um pouco antes do miradouro. A caminhada não é muito longa, e verá que se vai maravilhar com esta cascata incrível.