VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

5 aldeias típicas de Trás-os-Montes que nos fazem viajar no tempo

Trás-os-Montes é uma das regiões mais genuínas de Portugal e as suas aldeias são uma prova disso. Conheça algumas das mais típicas e tradicionais.

VxMag by VxMag
Dez 7, 2022
in Viagens
0
Montesinho Trás-os-Montes

Montesinho

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

No extremo nordeste de Portugal, encontramos Trás-os-Montes, que não engana mesmo no nome. Afinal, trata-se de uma terra atrás dos montes e rodeada, toda ela, por montanhas. Essa localização sempre tornou a região um caso peculiar no nosso país, estando isolada, longe de tudo e tendo preservado muitas das suas tradições seculares.

Mas este isolamento teve ainda outras consequências para além da manutenção das tradições mais antigas: criou um sistema de aldeias comunitárias onde o povo gere em conjunto as terras e o gado e um conjunto de dialetos (alguns em vias de extinção) que se falam ainda em alguns locais, sobretudo pelos mais velhos.

Aqui, encontramos aldeias típicas, com um charme único que apenas por aqui se pode apreciar, com uma genuinidade que nos conquista e fica na memória. Se quer visitar a região e conhecê-la um pouco melhor, deixamos-lhe 5 aldeias típicas a não perder em Trás-os-Montes.

1. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

A aldeia de Rio de Onor é atravessada pela fronteira entre Portugal e Espanha, embora, para os habitantes desta aldeia, a fronteira seja apenas uma formalidade, com a população a tratar as duas aldeias (a portuguesa e a espanhola) como “povo de acima” e “povo de abaixo”. Aqui, o gado atravessa com frequência a fronteira livremente, e a população dos 2 países tem muitas vezes terras do lado oposto da fronteira.

Esta é uma aldeia comunitária, o que significa que os habitantes partilham algumas coisas, como o forno, terrenos agrícolas onde todos devem trabalhar e um rebanho, que basta nesses terrenos. Apesar disso, o estilo comunitário já não é tão praticado, devido à idade avançada dos habitantes.

2. Pitões das Júnias

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Encontra-se a cerca de 1200 metros de altitude e é a segunda aldeia mais alta de Portugal, encontrando-se totalmente inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta é a porta de entrada para o Gerês transmontano e é um dos grandes cartões de visita da região. Aqui encontra um Gerês diferente ao que está habituado, com as suas tradições peculiares e antigas e um modo de viver profundamente ligado à terra.

Graças ao seu longo isolamento, Pitões das Júnias tem ainda hoje um traçado típico medieval, assim como um modo de vida que se funde com a natureza envolvente. Aqui, tudo gira em volta da terra e daquilo que esta tem para dar, com os seus habitantes a adaptarem-se na perfeição ao meio que os circunda.

3. Montesinho

Montesinho
Montesinho

Esta pequena aldeia pertence a Bragança e encontra-se no coração do Parque Natural que lhe dá o nome, sendo uma das aldeias mais típicas e bonitas de Trás-os-Montes. Encontra-se a pouco mais de 1000 metros de altitude e foi totalmente recuperada, conseguindo, no entanto, manter-se fiel às suas origens. Aqui, as casas continuam a ser tipicamente transmontanas, feitas de granito e tendo telhados de lousa ou ardósia, e as suas ruas são também calcetadas com granito.

Por sua vez, as varandas das casas continuam a ser de madeira e decoradas com flores, que enchem as ruas da aldeia de Montesinho de vida na primavera e no verão. Esta zona de Trás-os-Montes é também muito conhecida por ter neve em abundância durante a estação do inverno.

4. Travassos do Rio

Travassos do Rio
Travassos do Rio (Fernando Ribeiro)

Esta típica aldeia transmontana localiza-se ao longo do vale do rio Cávado, e fica já dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As suas ruas e casas são de pedra e, aqui, impera um aspeto rústico e a tradição. Travassos do Rio é famosa devido a um dos mais curiosos monumentos de Trás-os-Montes, a Torre do Boi. Esta construção enorme foi erigida em honra de um lendário boi da aldeia, que, ao que parece, foi um campeão imbatível das famosas e típicas “chegas de bois”.

Situada longe de tudo e de todos, Travassos do Rio conseguiu manter-se como uma aldeia típica, estando pouco afetada pelas construções modernas. Passeando pelas suas ruas peculiares, irá descobrir fontes de água, fornos e casebres para animais.

5. Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Esta aldeia tem uma beleza inigualável e é muito pitoresca, parecendo crescer por sobre a água. As casas de Vilarinho de Negrões estão praticamente rodeadas por água, o que lhe dá um aspeto único no nosso país. Encontra-se na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção terminou em 1964. A aldeia em si encontra-se numa península estreita, com os seus casarios típicos a estenderem-se ao longo deste pedaço de terra.

Recomendamos uma visita mais demorada ao local, para que possa conhecer as suas imediações, o seu património natural e arquitetónico, e para que se possa deliciar com as iguarias regionais. Por aqui conseguirá encontrar tranquilidade e sossego, algo perfeito quer para uma viagem em família, quer para uma viagem sozinho.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Imposto Único de Circulação: quem pode estar isento e em que condições
Notícias

Imposto Único de Circulação: quem pode estar isento e em que condições

by VxMag
Dez 13, 2025
0

O Imposto Único de Circulação (IUC) é uma taxa anual obrigatória para todos os proprietários de veículos registados em Portugal....

Read moreDetails
Idade da reforma com novas regras em 2026 vai obrigar muitos trabalhadores a rever planos

Idade da reforma com novas regras em 2026 vai obrigar muitos trabalhadores a rever planos

Dez 13, 2025
Secar a roupa no inverno dentro de casa: o limite de humidade que não deve ultrapassar

Secar a roupa no inverno dentro de casa: o limite de humidade que não deve ultrapassar

Dez 13, 2025
É permitido comer ou beber enquanto conduz? O que diz a lei e quando pode ser multado

É permitido comer ou beber enquanto conduz? O que diz a lei e quando pode ser multado

Dez 13, 2025
Maquilhar-se ao volante: é proibido? O que diz realmente a lei e quais são as possíveis multas

Maquilhar-se ao volante: é proibido? O que diz realmente a lei e quais são as possíveis multas

Dez 12, 2025
Talões Multibanco: os três tipos que nunca deve deitar fora sem destruir antes

Talões Multibanco: os três tipos que nunca deve deitar fora sem destruir antes

Dez 12, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine