VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

12 das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal

Deslumbram pela sua beleza e em muitas delas é possível ir a banhos. Conheça algumas das cascatas mais bonitas do Centro de Portugal.

VxMag by VxMag
Mai 4, 2023
in Viagens
0
Cascata do Candal

Cascata do Candal

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

As cascatas do Centro de Portugal são locais maravilhosos que merecem uma visita. São locais de grande beleza natural, onde pode admirar a força da água e respirar o ar puro da serra. São também locais de lazer e diversão, onde pode tomar banho nas lagoas formadas pelas cascatas, fazer piqueniques, caminhadas ou outras atividades ao ar livre.

São ainda locais de cultura e história, onde pode conhecer as tradições e as lendas das aldeias e das gentes que vivem perto das cascatas. Algumas delas possuem fácil acesso, pois estão bem sinalizados e têm infraestruturas de apoio aos visitantes. No entanto, deve ter sempre os devidos cuidados ao visitá-las.

O Centro de Portugal é uma região cheia de encantos naturais, onde se escondem algumas das cascatas mais deslumbrantes do país. Para os apaixonados por água e aventura, estas 12 cascatas de sonho no Centro de Portugal são imperdíveis. São lugares mágicos, onde se pode desfrutar da paisagem, do som da água e de um banho refrescante.

1. Fraga da Pena

Serra do Açor
Fraga da Pena

Na Serra do Açor, na área protegida da Mata da Margaraça, encontra-se esta cascata idílica. Aqui, a água abre caminho entre a vegetação e cai de uma altura de mais de 20 metros, formando uma lagoa cristalina.

É um lugar idílico, onde se pode respirar o ar puro da serra e observar a flora e a fauna locais. Para chegar à cascata, há que fazer um pequeno percurso pedestre pela mata, que surpreende pela sua beleza.

2. Frecha da Mizarela

Frecha da Mizarela
Frecha da Mizarela

Esta é a cascata mais alta de Portugal e uma das maiores da Europa ocidental. Fica na Serra da Freita, entre Vale de Cambra e Arouca, e tem 70 metros de altura. É alimentada pelo rio Caima, que forma uma frecha no terreno granítico por onde a água se precipita.

A Frecha da Mizarela é um lugar impressionante, pela sua dimensão e pela sua força. Está inserida no Geoparque de Arouca, onde se podem encontrar outras atrações turísticas, como o museu das trilobites ou os famosos passadiços do Paiva.

3. Cascata da Cabreia

Cascatas no Centro de Portugal
Cascata da Cabreia

Em Sever do Vouga, no parque de lazer da Cabreia, encontra-se esta cascata fotogénica. Aqui, o rio Mau cai de 25 metros de altura, por entre as rochas. Na sua base, há uma lagoa onde se pode tomar banho e um parque com mesas e grelhadores.

A partir da Cascata da Cabreira pode-se também fazer percursos pedestres até às Minas do Braçal, onde se explorava volfrâmio na Segunda Guerra Mundial.

4. Poço do Inferno

Poço do Inferno
Poço do Inferno

O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental. Fica na Ribeira de Leandres, a 1100 metros de altitude, e tem 10 metros de altura.

É uma cascata muito bonita, especialmente no inverno, quando se congela e forma estalactites de gelo. Na sua base, há um poço profundo que dá nome à cascata e que tem uma cor esverdeada.

5. Poço da Broca de Barriosa

Poço da Broca de Barriosa
Poço da Broca de Barriosa

O troar das águas da ribeira de Alvoco quando cai de uma altura de dez metros será o nosso guia pelo passeio até à beira da água, por entre vegetação abundante e verdejante, num cenário que parece saído de um sonho e que nos impressiona pelas suas cinco cascatas, presentes em tão escassa linha de água.

Embora a ribeira se encontre perfeitamente encaixada nos ziguezagues de xisto, o local foi alvo de intervenção humana ao longo dos tempos. Há dois séculos atrás, cultivar os terrenos agrícolas da região era trabalho árduo, por o acesso aos meandros por onde corria a ribeira ser difícil.

6. Cascata da Pedra da Ferida

Cascata da Pedra da Ferida (viveromundo.org)
Cascata da Pedra da Ferida (viveromundo.org)

Encontra-se em pela Serra do Espinhal, no concelho de Penela, e é uma impressionante cascata de 25 metros, que nos deslumbra pela sua beleza. O trilho para chegar até ela é também impressionante: são apenas 1.5 km, ida e volta, mas repletos de uma vegetação frondosa, pontes de madeira e velhas azenhas, sempre acompanhados do som da água a correr.

7. Cascata da Fraga da Água d’Alta

passadiços no centro de portugal
Passadiços do Orvalho

Esta cascata impressionante com mais de 50 metros de altura encontra-se no concelho de Oleiros. Despenha-se por uma fraga imponente e pode chegar até ela através dos Passadiços do Orvalho.

Na sua base, há uma lagoa onde se pode refrescar-se e um parque com mesas e bancos. Pode-se também fazer um percurso pedestre pela serra, que tem vistas magníficas e vários monumentos megalíticos.

8. Cascata do Poço Negro

Poço Negro de Manhouce
Poço Negro de Manhouce

Em São Pedro do Sul, no concelho de Viseu, encontra-se a cascata do Poço Negro, alimentada pelas águas cristalinas do rio Teixeira, um dos últimos rios selvagens de Portugal.

Tem cerca de 10 metros de altura e na sua base há uma lagoa onde se pode banhar-se rodeado de vegetação luxuriante. Pode-se também fazer um percurso pedestre pelo rio, que tem vários poços e cascatas ao longo do seu curso.

9. Cascata do Candal

Cascata do Candal
Cascata do Candal

Na aldeia do Candal, uma das aldeias de xisto da Lousã, encontra-se esta cascata de 15 metros de altura. Na sua base, há uma lagoa onde se pode nadar.

Pode-se chegar até ela seguindo um percurso pedestre de cerca de 2 km, que passa por uma gruta, um miradouro e um moinho de água. É uma cascata muito bonita e muito tranquila, ideal para quem gosta de natureza e de sossego.

10. Cascatas de Cortes do Meio

Cortes do Meio Serra da Estrela
Cortes do Meio

Cortes do Meio é uma pequeno aldeia, conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E este apelido é totalmente merecido, porque aqui pode encontrar 14 piscinas naturais e as suas respectivas cascatas.

Estes locais são muito procurados no verão pelos banhistas, que aqui acorrem em busca de um banho refrescante. É possível realizar um trilho que se estende ao longo da grande maioria destas pequenas lagoas e cascatas.

11. Cascata do Penedo Furado

penedo furado centro de portugal
Penedo Furado

Pode não ter a grandiosidade de outras cascatas desta lista, mas esta cascata deslumbra sobretudo pela sua envolvência, pela sua lagoa de águas cristalinas e pelo caminho que leva até ela. Este caminho é feito através dos passadiços do Penedo Furado, que têm 1.4 km de ida e volta e que valem cada metro do percurso.

12. Cascata de Ribeira de Quelhas

Cascata de Ribeira de Quelhas
Cascata de Ribeira de Quelhas

Foram em tempos um dos pequenos segredos da Serra da Lousã, mas a construção de uns passadiços no local, em 2020, aumentaram a quantidade de turistas que visitam a zona.

Pode chegar até ela seguindo o passadiço da Ribeira de Quelhas, que tem cerca de 2 km de extensão e que passa por locais de imensa beleza. É uma cascata muito bonita e muito tranquila, ideal para quem gosta de natureza e de sossego.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho
Notícias

A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho

by VxMag
Dez 6, 2025
0

Os pisos de madeira dão carácter e conforto a qualquer casa, mas são também sensíveis ao desgaste. Riscos superficiais, perda...

Read moreDetails
O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)

O objeto proibido no seu para-brisas que pode custar 120 Euros de multa (e não é o telemóvel)

Dez 6, 2025
Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Deixa o cão olhar pela janela do carro? É lindo, mas pode resultar numa multa pesada

Dez 6, 2025
A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma - e porque isso quase nunca acontece

A única situação em que o seu cônjuge pode herdar 100% da sua pensão de reforma – e porque isso quase nunca acontece

Dez 6, 2025
Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Dez 6, 2025
Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Usar as luzes de nevoeiro sem nevoeiro pode dar multa? Saiba o que diz a lei

Dez 5, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine