Coloque as amêijoas numa taça com água fria e sal durante pelo menos uma hora, para que libertem a areia que possam ter. Escorra-as bem e lave-as sob água corrente.
Numa panela grande, aqueça o azeite em lume médio-alto e refogue o alho e a cebola até ficarem macios, mexendo de vez em quando.
Junte as amêijoas escorridas e o vinho branco e tempere com sal e pimenta a gosto. Tape a panela e deixe cozinhar em lume forte até que as amêijoas abram, agitando a panela ocasionalmente. Descarte as amêijoas que não abrirem.
Polvilhe com os coentros picados e regue com sumo de limão a gosto. Sirva as amêijoas à portuguesa numa travessa ou em pratos individuais, acompanhadas de pão torrado para molhar no molho.