Ainda muitos se recordam do dia soalheiro em que a estátua de D. João I, mestre de Avis, foi inaugurada: naquela quinta-feira, 30 de Dezembro de 1971, a Praça da Figueira encheu-se de gente curiosa com a nova obra de Leopoldo de Almeida e Jorge Segurado.
O Presidente da Câmara de Lisboa na época, o engenheiro Santos e Castro, não faltou à cerimónia. Nem podia, porque estava disposto a mudar radicalmente os fluxos na cidade, com a construção de pontes e viadutos na capital portuguesa.
Estes tempos – da “Camisaria Moderna” e dos dias áureos da Portugália – já lá vão. Mas ficaram as fotografias da Fundação Calouste Gulbenkian para nos recordar como eram as ruas e as vistas há alguns anos. Consegue encontrar as diferenças? Encontre-as nas 50 fotografias que temos para si na fotogaleria que vai dos anos 40 aos 70.


















































Lindas fotos! Mas bom se tivesse o nome desses locais fotografados, ou a foto de “ontem” comparadas com as de “hoje” Obrigado.
Lisboa está muito mais bonita. Mas era muito mais limpa. Tal com Carlos Fontoura, também eu gostaria de ver identificados alguns sítios.
Local das fotos. LISBOA OK. ONDE ?????
Conheço e reconheci todos os sítios de Lisboa fotografados!
Muito Obrigada! Excelente Trabalho!