Início História Tradições de Natal: festa dos rapazes de Varge

Tradições de Natal: festa dos rapazes de Varge

É uma das mais genuínas tradições de natal em Portugal. Trata-se da festa dos rapazes de Varge, em Trás-os-Montes e tem origens pagãs.

301
0
Festa dos rapazes de Varge

Viver a celebração pagã do solstício do Inverno em convívio harmonioso com o Natal cristão é o que poderemos considerar acerca dos peculiares rituais que ocorrem no contexto das festas dos rapazes.

Exemplo dos mais representativos e simbólicos deste fenómeno é o Natal celebrado em Varge, aldeia situada na Baixa Lombada, atravessada pelas águas límpidas do rio Igrejas, com a celebração da festa dos rapazes. É como se as antigas e pagãs festas chamadas Juvenálias, protagonizadas pelos jovens, estivessem, dois mil anos passados, em plena actualidade.

A festa é anunciada no Dia de Todos os Santos, com a reunião dos rapazes para a recolha da Lenha das Almas. Já no mês de Dezembro, os preparativos intensificam-se com as rondas à aldeia, todos os sábados, ao som da gaita de foles, para uma visita à casa de todos os rapazes participantes.

No dia de Natal, à hora aprazada, reunem-se os rapazes na casa da festa. Devidamente perfilados em formatura, com os mordomos, revestidos das insígnias do seu poder – um chapéu enfeitado – e o gaiteiro à frente, dirigem-se para a missa.

Já no espaço do adro, a formatura dá duas voltas à igreja até parar em frente à porta principal. O gaiteiro cala-se para que todos possam entrar no espaço sagrado sem o som da música profana que, segundo as determinações eclesiásticas, “da porta da igreja para dentro não toque gaiteiro nenhum a gaita”.

Mais artigos

23 moedas raras que valem milhares de euros e podem estar...

  Os portugueses possuem ainda, na sua posse, mais de 150 milhões de euros em moedas de escudos e moedas delas podem valer muito mais...

Mais recentes

12 pratos típicos de Lisboa (com as respectivas receitas)

Em Lisboa, cidade antiga e moderna, cruzam-se sabores e cheiros de muitas gastronomias. Os lisboetas gostam especialmente da cozinha tradicional portuguesa, onde se incluem...

REDES SOCIAIS

184,437FãsCurtir
281SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here