Início Sociedade Tradições bizarras de Portugal: a aldeia em que as crianças podem fumar...

Tradições bizarras de Portugal: a aldeia em que as crianças podem fumar na festa dos Reis

Cumpre-se hoje, dia de Reis mais uma tradição bizarra: nesta aldeia todas as crianças são autorizadas a fumar durante 24 horas.

0

A aldeia de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, distrito de Bragança, é conhecida a nível nacional por realizar todos os anos uma característica Festa dos Reis (6 de Janeiro), na qual se podem observar diversos sinais que nos fazem viajar no tempo, até ao período histórico anterior à chegada do Cristianismo, sendo mesmo esta celebração uma reminiscência de antigos cultos pagãos comuns no Nordeste Transmontano.

Recorde-se que por esta época se efectuam, em vários pontos do Hemisfério Norte, várias festividades associadas ao solstício de Inverno (21 de Dezembro – “o dia mais pequeno do ano” ou, de forma mais exacta: o dia em que a noite é mais longa em todo o ano).

Trata-se de festejar a vitória da luz sobre a escuridão, do renascimento da Natureza (a exposição solar em cada dia volta a aumentar, até ao máximo atingido no solstício de verão, a 21 de Junho), sendo que a região de Trás-os-Montes é bastante rica nestes eventos onde se misturam a religião com superstições milenares.

De forma completamente excepcional e apenas pelo período de duração da festa (24 horas) os mais novos são autorizados a fumar. Trata-se de um fenómeno social de interrupção do tempo comum, tal como sucede com, por exemplo, no Carnaval, durante o qual também são permitidos comportamentos sociais não aceites no resto do ano.

Ninguém sabe como  esta tradição bizarra começou, mas ao que parece poderá estar associada não só à quebra das regras rígidas do dia-a-dia normal da sociedade mas também a um sinal de emancipação das crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here