Como era a vida a bordo das naus portuguesas? Se as viagens demoravam meses, como é que os marinheiros passavam o tempo e que actividades realizavam para se entreter? Que alimentos eram transportados a bordo das naus e caravelas para poder alimentar a tripulação em alto mar durante os vários meses em que não abordavam a costa de nenhuma região? Talvez fique surpreendido em saber que, entre outras coisas, havia ovelhas a bordo das naus e os marinheiros faziam teatro para passar o tempo livre.
1. Os marinheiros das naus eram, muitas vezes, criminosos obrigados pelo estado a cumprir a sua pena ao serviço dos descobrimentos devido à falta de voluntários (muito por causa do facto de Portugal ter menos de 1 milhão de habitantes naquela época e ter construído um império que se espalhou por todo o mundo, havendo por isso falta de mão de obra).
2. Os porões dos navios viviam infestados de ratos e baratas. A maioria dos tripulantes fazia suas necessidades ali mesmo. Por isso, uma série de doenças acabava matando muita gente a bordo. A principal delas era escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo.
3. O alimento básico eram 400 gramas de um biscoito duro e salgado, distribuído diariamente. O tal biscoito era descrito como “fedorento” e “podre das baratas”.
4. Todos os tripulantes recebiam também a cada mês: 15 quilos de carne salgada, cebola, vinagre e azeite. Os capitães eram autorizados a transportar galinhas e ovelhas para completar sua alimentação.
5. O vinagre era utilizado na limpeza do porão.
6. Cada tripulante recebia 1,4 litro de vinho e 1,4 litro de água todos os dias. Armazenada em condições precárias, a água chegava a causar diarreias em muitos deles.
7. Alguns marinheiros gostavam de jogar cartas, o que era proibido. Se fossem apanhados em flagrante por algum frei, os baralhos eram confiscados e atirados ao mar.
8. A principal diversão eram apresentações de teatro, sempre com temas religiosos.