Início História Teatro, galinhas e ovelhas… como era a vida nas naus portuguesas?

Teatro, galinhas e ovelhas… como era a vida nas naus portuguesas?

A água não se podia beber, os ratos eram uma constante... mas também havia ovelhas e galinhas. E teatro. Como era a vida nas naus portuguesas?

7605
0
Nau
Nau

Como era a vida a bordo das naus portuguesas? Se as viagens demoravam meses, como é que os marinheiros passavam o tempo e que actividades realizavam para se entreter? Que alimentos eram transportados a bordo das naus e caravelas para poder alimentar a tripulação em alto mar durante os vários meses em que não abordavam a costa de nenhuma região? Talvez fique surpreendido em saber que, entre outras coisas, havia ovelhas a bordo das naus e os marinheiros faziam teatro para passar o tempo livre.

 

1. Os marinheiros das naus eram, muitas vezes, criminosos obrigados pelo estado a cumprir a sua pena ao serviço dos descobrimentos devido à falta de voluntários (muito por causa do facto de Portugal ter menos de 1 milhão de habitantes naquela época e ter construído um império que se espalhou por todo o mundo, havendo por isso falta de mão de obra).

 

2. Os porões dos navios viviam infestados de ratos e baratas. A maioria dos tripulantes fazia suas necessidades ali mesmo. Por isso, uma série de doenças acabava matando muita gente a bordo. A principal delas era escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo.

 

3. O alimento básico eram 400 gramas de um biscoito duro e salgado, distribuído diariamente. O tal biscoito era descrito como “fedorento” e “podre das baratas”.

 

4. Todos os tripulantes recebiam também a cada mês: 15 quilos de carne salgada, cebola, vinagre e azeite. Os capitães eram autorizados a transportar galinhas e ovelhas para completar sua alimentação.

 

5. O vinagre era utilizado na limpeza do porão.

 

6. Cada tripulante recebia 1,4 litro de vinho e 1,4 litro de água todos os dias. Armazenada em condições precárias, a água chegava a causar diarreias em muitos deles.

 

7. Alguns marinheiros gostavam de jogar cartas, o que era proibido. Se fossem apanhados em flagrante por algum frei, os baralhos eram confiscados e atirados ao mar.

 

8. A principal diversão eram apresentações de teatro, sempre com temas religiosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here