Início História Teatro, galinhas e ovelhas… como era a vida nas naus portuguesas?

Teatro, galinhas e ovelhas… como era a vida nas naus portuguesas?

A água não se podia beber, os ratos eram uma constante... mas também havia ovelhas e galinhas. E teatro. Como era a vida nas naus portuguesas?

7375
0
Nau
Nau

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

1. Os marinheiros das naus eram, muitas vezes, criminosos obrigados pelo estado a cumprir a sua pena ao serviço dos descobrimentos devido à falta de voluntários (muito por causa do facto de Portugal ter menos de 1 milhão de habitantes naquela época e ter construído um império que se espalhou por todo o mundo, havendo por isso falta de mão de obra).

Interior de uma nau
Interior de uma nau

2. Os porões dos navios viviam infestados de ratos e baratas. A maioria dos tripulantes fazia suas necessidades ali mesmo. Por isso, uma série de doenças acabava matando muita gente a bordo. A principal delas era escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo.

nau2

3. O alimento básico eram 400 gramas de um biscoito duro e salgado, distribuído diariamente. O tal biscoito era descrito como “fedorento” e “podre das baratas”.

Terra Java - east coast of Australia (1)

4. Todos os tripulantes recebiam também a cada mês: 15 quilos de carne salgada, cebola, vinagre e azeite. Os capitães eram autorizados a transportar galinhas e ovelhas para completar sua alimentação.

brasil2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here