Início Viagens Talasnal: a mais bonita das aldeias da Serra da Lousã

Talasnal: a mais bonita das aldeias da Serra da Lousã

Uma aldeia que está, lentamente, a renascer das cinzas e a mostrar o seu esplendor. Descubra a aldeia de xisto do Talasnal, na Serra da Lousã.

0
Talasnal
Talasnal

Visto de longe, com o Trevim ao fundo, o Talasnal é como um postal ilustrado. Nesta aldeia, a maior das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, a natureza convive com múltiplas escolhas de entretenimento e desporto activo. Emolduradas de verde, as casas escuras apoiadas umas nas outras, os dois lagares de azeite tradicionais movidos pela força da água e a fonte, rodeados por arvoredo, formam o cenário ideal para sentir o espírito do centro de Portugal.

Talasnal
Talasnal

O mesmo espírito que dá lugar a animadas conversas no bar O Curral ou no restaurante da aldeia. À sobremesa, não tente resistir aos Talasnicos, pequenos bolos conventuais criados por uma família do Talasnal. Prove este pedaço de céu criado pelos saberes serranos.

Talasnal
Talasnal

Está é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia nos seduz pela boca.

Talasnal
Talasnal

A fonte e o tanque emitem a melodia que acompanha a nossa visita. As casas decoram-se com os ramos das videiras. A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto.

Talasnal
Talasnal

Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito.

Talasnal
Talasnal

Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos activos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores.

Talasnal
Talasnal

Dedique dois dias ao Talasnal, onde poderá alojar-se em diferentes casas rurais. Espera-o um local luminoso que o surpreenderá não só pela sua dimensão, mas pelo modo cuidado e detalhado com que têm sido reabilitadas as sua casas. Vai perder-se por quelhas estreitas e pitorescas, e quererá espreitar todos os recantos que o olhar alcança.

Talasnal
Talasnal

Se pretende almoçar no afamado restaurante Ti Lena, faça reserva prévia para evitar desilusões. Neste espaço que presta homenagem à última habitante da aldeia, a entrada faz-se pela cozinha, e a ala destinada às refeições está decorada tradicionalmente, de um modo que o fará sentir-se peculiarmente aconchegado. Parece uma casinha saída de um conto infantil.

Talasnal
Talasnal

Também pode almoçar na esplanada que convida a sentar e saborear a panorâmica serrana. Das iguarias confeccionadas com a mestria de outrora, o cabrito assado em forno a lenha com castanhas e batatas, a chanfana e a mousse de morangos com suspiros merecem a prova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here