Início Gastronomia Sumo de limão com Azeite: um remédio natural repleto de benefícios

Sumo de limão com Azeite: um remédio natural repleto de benefícios

São dois ingredientes saudáveis que, em conjunto, podem ser ainda mais efectivos. Descubra os benefícios do azeite com sumo de limão.

1
azeite
Azeite

O limão e o azeite sempre foram uma parte importante dos remédios naturais utilizados pelos nossos avós. A sabedoria popular foi desenvolvendo e descodificando várias aplicações desta mistura mas hoje, muitos dos seus benefícios são validados também pela ciência e não apenas pela tradição.

A mistura de sumo de limão com azeite aporta ao organismo diversas vitaminas e nutrientes que podem ser benéficos em várias situações. No entanto, alertamos para o óbvio: este remédio natural não é milagroso nem deve ser utilizado em situações graves. Sempre que tiver algum problema sério de saúde, por favor consulte o seu médico.

Se, no entanto, quiser prevenir algumas doenças, conhecer métodos naturais para fornecer vitaminas e nutrientes ao seu organismo e remédios caseiros para tratar pequenas complicações de saúde, descubra alguns dos benefícios de consumir sumo de limão com azeite.

Benefícios de tomar sumo de limão com azeite

Especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição indicam que o azeite é uma fonte de: ácidos gordos monoinsaturados, ácidos gordos insaturados e vitamina E. O limão é uma fonte de vitamina C, ácidos orgânicos e flavonóides.

Como ambos os alimentos contêm nutrientes que podem beneficiar o corpo, quando consumidos como parte de uma dieta equilibrada, rica, variada e suficiente, considera-se que o seu consumo regular poderia ajudar a obter alguns benefícios para a saúde.

Alivia a prisão de ventre

Segundo a sabedoria popular, comer uma colher de sopa de sumo de limão com azeite de estômago vazio pode ajudar a regular o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.

O azeite é considerado um laxante natural, enquanto o limão esvazia e ajuda a melhorar os movimentos intestinais.

Regula o colesterol

Dado que o azeite é uma fonte saudável de gordura, acredita-se que consumir o remédio acima mencionado também possa ser benéfico na regulação do colesterol.

A sua ingestão regular, dentro de um estilo de vida saudável, ajudaria a diminuir os altos níveis de colesterol mau, aumentaria o bom colesterol e, por outro lado, regularia os níveis de triglicéridos.

Diminui a dor nas articulações

Diz-se que tomar uma colher de sopa de sumo de limão fresco com azeite com o estômago vazio minimiza a dor reumática e nas articulações. Isto acontece por causa das propriedades anti-inflamatórias do azeite e das propriedades antioxidantes de ambos (azeite e limão).

Ajuda a manter a saúde cardiovascular

Por causa do seu elevado teor em antioxidantes, diz-se que o remédio com sumo de limão com azeite ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular. Os antioxidantes ajudam a atrasar o envelhecimento natural das células. Ao manter as células do coração e das artérias jovens e saudáveis, o sistema cardiovascular sai claramente beneficiado.

Melhora a saúde da pele, cabelos e unhas

Misturar sumo de limão com azeite também pode ajudar a hidratar a pele, unhas e cabelos. De facto, este remédio simples é uma excelente alternativa para proteger unhas fracas, quebradiças e secas.

Nutre a pele e previne o envelhecimento prematuro

Acredita-se que tomar uma colher de sopa diariamente destse remédio natural forneça às células uma elevada quantidade de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, vitaminas e minerais que optimizam a função de órgãos como a pele. De certa forma, isto ajudaria a pele a manter-se saudável e a não sofrer de envelhecimento prematuro.

Por outro lado, como o azeite contém vitamina E, acredita-se que consumi-lo regularmente como remédio reduz o risco de doenças da pele.

Como preparar sumo de limão com azeite?

Ingredientes:

½ colher de sopa de azeite (8 g)

½ colher de sopa de sumo de limão fresco (5 ml)

Preparação:

Esprema o sumo de limão.

Num recipiente de vidro, misture os dois ingredientes com uma colher de chá. Consuma com moderação.

Algumas considerações

O remédio de sumo de limão com azeite deve ser considerado um complemento à dieta pois, por si só, não é capaz de proporcionar benefícios à saúde.

No caso de querer incorporar este remédio à sua rotina, lembre-se de que não é recomendável consumir mais do que uma colher de sopa por dia, pois o seu consumo em excesso pode causar reacções adversas.

Se quer começar a ter um estilo de vida mais saudável, mas tem dúvidas sobre como fazê-lo, obtenha mais informações com o seu médico de família e, se tem dúvidas sobre dietas, com um nutricionista. Lembre-se de que, para ter uma vida saudável, o mais importe é a motivação e a disciplina: pratique exercício físico e alimente-se de forma saudável.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here