Início História Sotto Mayor: a história do banqueiro com valores éticos

Sotto Mayor: a história do banqueiro com valores éticos

Numa época em que os banqueiros vão destruindo Portugal, vale a pena conhecer a história de Cândido Sotto Mayor, um banqueiro com valores éticos e morais.

1938
1
Cândido Sotto Mayor

Cândido Narciso da Cunha Sotto Mayor (Lebução, 26 de Outubro de 1852 – Lisboa, 29 de Outubro de 1935) foi grande benemérito, homem de elevadas qualidades morais e humanas. Entre outras doações, doou à população o Jardim Público, um dos ex-libris de Chaves.

Jardim Público de Chaves
Jardim Público de Chaves

Cândido Sotto Mayor começou a trabalhar aos 13 anos, como empregado de balcão. Foi, cinco anos depois, para o Brasil, para a casa que era de seus tios. Pelas suas qualidades de trabalho, tornou-se sócio e veio a abrir em Lisboa uma casa comercial bancária com esse nome – Banco Sotto Mayor.

Casa em Lebução onde nasceu Cândido Sotto Mayor
Casa em Lebução onde nasceu Cândido Sotto Mayor

Em 1927 estava à janela de sua casa, em Lisboa, e ao ser atingido por uma bala perdida durante os conflitos revolucionários então frequentes ficou cego.

Antiga sede de Chaves do Banco Pinto Sotto Mayor
Antiga sede de Chaves do Banco Pinto Sotto Mayor

Em Lisboa chegou a mandar construir a Vila Cândida, um bairro para operários pobres com o nome de sua filha Cândida. O edifício da filial de Chaves, no largo do arrabalde, era das melhores construções por exigência sua.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here