Início História Senhor da Pedra: histórias, lendas e bruxarias num local místico

Senhor da Pedra: histórias, lendas e bruxarias num local místico

Situada num local místico, a Capela do Senhor da Pedra, em Miramar, sempre foi objecto de lendas, histórias e fama de local de bruxarias. Conheça mais sobre este maravilhoso edifício.

0
Capela do Senhor da Pedra, Gaia - Gi Cristóvão

A capela do Senhor da Pedra situa-se na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta capela foi construída em 1686 sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um Altar-mor. É considerada um local de culto e peregrinação.

Senhor da Pedra, Gaia - Paulo Torres
Senhor da Pedra, Gaia – Paulo Torres

De acordo com um dos painéis pensa-se que a capela inicialmente recebia cultos pagãos dos povos pré-cristãos, de carácter naturalista cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo sido posteriormente convertida ao Cristianismo. Diz a tradição que a capela do Senhor da Pedra ora pertence ao mar como à terra.

Senhor da Pedra - guizel
Senhor da Pedra – guizel

Vista do mar é, sem dúvida, um ponto de referência para os pescadores. Anualmente é visitada por centenas de pessoas que são atraídas pela sua “magia” sendo conhecida também por “casa dos milagres”.

Os antigos acreditam que a imagem de Cristo terá ido ali parar vinda do mar. “Que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”. Daí o seu nome “Senhor da Pedra”. Dizem que esta é a única igreja virada de costas para o mar.

Senhor da Pedra - Nuno Sousa
Senhor da Pedra – Nuno Sousa

Existem relatos estranhos sobre visitas à capela e é sabido por todos os habitantes que as suas traseiras são palco de bruxarias e feitiçarias. Lenda do Senhor da Pedra: Reza a lenda que quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, era frequente aparecerem sobre os rochedos junto ao mar um certa luz. Todas as noites essa mesma luz misteriosa reaparecia fazendo os habitantes acreditar que seria um sinal do Céu.

Senhor da Pedra - guizel
Senhor da Pedra – guizel

Por este motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir a capela no sítio onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar. Nesse rochedo, atrás da capela, existe incrustada uma marca semelhante a uma pegada de boi. Os habitantes desta terra acreditam ser de um boi bento (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura) que por ali passara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here