Início Viagens Segredos de Portugal: Mergulhar com tubarões nos Açores

Segredos de Portugal: Mergulhar com tubarões nos Açores

O arquipélago é considerado o melhor destino mundial para esta “corajosa” prática subaquática.

1002
0
Foto: Thomas Burd

O mergulho com tubarões, nas águas atlânticas dos Açores, está a atrair cada vez mais turistas à região. Só no último ano, o aumento foi na ordem dos 30 a 40 por cento gerando receitas, diretas e indiretas, na ordem dos dois milhões de euros. Nas ilhas do Pico e do Faial já há quatro empresas a dedicarem-se a este exclusivo, corajoso e elitista desporto, que atrai principalmente turistas alemães, austríacos, suíços, belgas e russos.

Foto: Susan Snow
Foto: Susan Snow

Para os portugueses este é ainda um segredo por desvendar, se bem que a procura desta atividade tem vindo a aumentar também entre os nacionais. A tradicional observação de baleias, imagem de marca da região, está a perder clientes para esta nova atividade, mais radical e única. Os grandes especialistas dizem que, devido à beleza natural do fundo do oceano na região e às espécies que por ali passam, este é, provavelmente, o melhor local no mundo para mergulhar com tubarões.

Foto: Jérome Vernier
Foto: Jérome Vernier

Nos montes submarinos da região a espécie mais abundante e mais fácil de encontrar são os tubarões azuis. Estes animais podem alcançar até quatro metros de comprimento e alimentam-se essencialmente de lulas e pequenos peixes, sendo possíveis de encontrar à superfície ou até uma profundidade máxima de 150 metros. São os mais pequenos dos chamados “Grandes Tubarões” e não representam grande perigo para o homem. As potencialidades deste negócio foram descobertas quase por acaso. Ao desenvolverem um tipo especial de anzol para o espadarte, descobriu-se a grande abundância desta espécie, e dai a começar a explorar este mercado foi um instante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here