Início Gastronomia Saúde e bem-estar: a importância da fruta numa dieta saudável

Saúde e bem-estar: a importância da fruta numa dieta saudável

É parte essencial de uma alimentação equilibrada e de uma dieta saudável. Descubra os benefícios do mais puro dos alimentos: a fruta.

9979
1
dieta saudável
Fruta

Embora muito falado, está ainda por explorar muito do potencial da fruta. Para além do sabor e de auxiliar a dieta, muitas são as vantagens do seu consumo. A fruta faz parte qualquer dieta saudável e é essencial numa alimentação equilibrada. Os seus benefícios são muitos e abrangem vários aspectos. Um dos mais reconhecidos é a riqueza da fruta em elementos antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

Outro, não menos importante, é a presença de frutose, um açúcar natural e menos prejudicial para a saúde do que a sacarose. Fique a conhecer melhor algumas frutas e os respetivos benefícios.

 

Mirtilo: Uma chávena destes frutos contém quase sete vezes mais antioxidantes do que a dose diária recomendada. Desde a vitamina A e C aos flavonóides, passando pela quercetina e pela antocianidina, são vários os componentes que integra. Tudo isto a acrescentar ao facto de ser baixo em calorias e extremamente útil no controlo do colesterol, da glicémia e de demostrar utilidade para a prevenção da incidência de alguns tipos de cancro.

Mirtilos
Mirtilos

Arando: Uma chávena destes frutos da família do mirtilo apresenta igualmente uma enorme quantidade de antioxidantes, que em larga margem supera a dose diária recomendada. Os seus flavonóides são extremamente benéficos a impedir a ação de radicais livres, ajudando no combate a células tumorais.

 

Morango: Ainda que em menor quantidade, quando comparados com os dois frutos anteriores, mirtilo e arando, é uma fruta antioxidante muito potente. Combate agentes tumorais e o mau colesterol, LDL. Apresenta ainda concentrações interessantes de ácido fólico, o que favorece gestantes. No mesmo sentido, ajuda na prevenção de problemas de demência, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Morangos
Morangos

Uva: As mais escuras são as que apresentam maior teor de antioxidantes. Fortalecem os vasos linfáticos e sanguíneos, auxiliando a circulação. As sementes têm igualmente flavonóides, pelo que fica a dica para o consumo da fruta inteira…é o ideal.

 

Ameixa: Os principais antioxidantes que possui são o ácido fólico e as vitaminas A, C e K. Apresentam fenóis e flavonóides muito interessantes na luta contra a síndrome metabólica, associada a hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia. A ameixa preta é a melhor opção, sendo igualmente rica em fribras.

 

Kiwi: Possui alguns dos antioxidantes mais importantes, nomeadamente as vitaminas A, C e E. Por incrível que pareça pode fornecer mais vitamina C do que alguns alimentos cítricos. É também rico em fibras, que ajudam a combater a saciedade, contribuindo para a regularização do trato intestinal.

Kiwi
Kiwi

Açaí: A antocianina está muito presente no açaí, e é responsável pelo seu poder antioxidante. Auxilia o controlo das taxas de colesterol e evita o surgimento de alguns tipos de cancro, de aterosclerose e de coágulos sanguíneos.

 

Cereja: Apresenta ótimas propriedades antioxidantes e antinflamatórias, devido aos carotenóides que possui. O seu consumo regular combate o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares, perda de memória e ainda outras doenças neurológicas.

Cerejas
Cerejas

Maçã: É um fruto muito comum e com grandes benefícios para a saúde. Os flavonóides são o seu componente principal no que visa a prevenção do cancro e os efeitos do “mau” colesterol, LDL. São ainda frutos ricos em pectina, uma fibra que promove a saciedade.

 

Laranja: Contém quantidades generosas de antioxidantes que ajudam a diminuir as inflamações no organismo. O seu consumo reduz o risco de artrite, e, sendo fonte de vitamina C está associado à prevenção do cancro e ao fortalecimento do sistema imunitário. É também interessante a nível de sistema digestivo, pois as suas fibras ajudam no correto funcionamento do intestino.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here