Início Sociedade Rio Alviela: o rio poluído que dá de beber aos lisboetas

Rio Alviela: o rio poluído que dá de beber aos lisboetas

É um dos rios mais poluídos de Portugal e, por estranho que pareça, dá de beber aos lisboetas desde 1880. Falamos do Rio Alviela.

631
0
Rio Alviela

O Alviela é um rio português que nasce na Gruta do Alviela junto à confluência com a Ribeira dos Amiais no concelho deAlcanena, freguesia da Louriceira, atravessa as freguesias de Vaqueiros, Pernes e São Vicente do Paul até desaguar no Tejo perto de Vale de Figueira no concelho de Santarém, após percorrer os seus cerca de 51,16 quilómetros de comprimento.

Rio Alviela
Rio Alviela

O Alviela, através do Aqueduto do Alviela é um dos rios que fazem parte do sistema de abastecimento de água da EPAL à cidade de Lisboa e municípios limítrofes desde 1880. A captação é feita próximo da nascente dos Olhos d’Água. Um dos troços desse aqueduto constitui o Sifão do Canal do Alviela, notável obra de engenharia situada em Sacavém, onde o aqueduto atravessa o Rio Trancão.

Sifão do Canal do Alviela
Sifão do Canal do Alviela

O Alviela é um dos mais afectados pela poluição, estando esta sobretudo relacionada com o mau funcionamento de algumas ETARs industriais e domésticas dos concelhos de Alcanena e Santarém, bem como com as descargas provenientes de unidades industriais e agro-pecuárias.

Mais artigos

Mais recentes

Furacão Leslie: cuidados para se proteger da tempestade mais violenta dos...

O furacão Leslie já está a caminho de Portugal continental. As previsões apontam para que o furacão — que chegará ao continente como depressão...

REDES SOCIAIS

184,411FãsCurtir
280SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here