Início Viagens Ribeira do Porto

Ribeira do Porto

Na margem do Douro fica uma das vistas mais conhecidas de Portugal. Para a apreciar com plenitude o melhor é vê-la desde Gaia. Falamos da Ribeira do Porto.

0
Foto: Ana Silva

A Ribeira do Porto, junto ao Rio Douro, é um dos locais mais típicos da cidade do Porto e, integrando a Zona Histórica, faz parte do Património Mundial designado pela UNESCO. Hoje em dia é um local de bares e restaurantes muito procurado, nomeadamente pelos turistas.

Alguns dos pontos fortes são a Praça da Ribeira, também conhecida por Praça do Cubo, a da Rua Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade, o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde nasceu em 1394 o Infante D. Henrique.

Foto: Manuel Marques
Foto: Manuel Marques

A Praça da Ribeira é de origem medieval, tempos em que ali já existia uma grande actividade económica devido à presença de um porto de rio. Com o tempo passou a ser uma zona de intenso comércio, com tendas de venda e uma lota.

Em 1491, houve um grande incêndio na zona, ao qual se sucedeu um processo de reconstrução, tendo havido a opção por casas com colunas abertas sobre o rio e o piso da praça central em laje. Este novo aspecto da Ribeira do Porto é muito aproximado com o que existe actualmente.

Foto: José Babo
Foto: José Babo

Em Março de 1809, ocorreu uma tragédia naquele local, que ficou conhecida por Tragédia da Ponte das Barcas. O avanço das tropas de Napoleão fez com que a população corresse em massa para a ponte, feita de barcas, que não aguentou o peso da multidão e acabou por ceder, caindo muita gente ao rio. Um baixo-relevo da autoria de Teixeira Lopes (pai), colocado no Cais da Ribeira, alude à tragédia. Posteriormente foi construída uma ponte pênsil, cujos pilares na margem norte ainda hoje existem, mesmo ao lado da Ponte de D. Luís I, inaugurada a 31 de Dezembro de 1886.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here