Início Sociedade 4 Raças de cavalos portugueses

4 Raças de cavalos portugueses

Conhece bem todas as raças de cavalos portugueses? Talvez fique impressionado ao saber que o Puro Sangue Lusitano não é o único cavalo de origem portuguesa.

38584
1
Puro Sangue Lusitano

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

4 Raças de cavalos portugueses

As raças de cavalo portuguesas são consideradas como alguma das mais belas e antigas do mundo. Nem todas têm o mesmo reconhecimento e algumas enfrentam graves problemas de extinção.

1. Puro Sangue Lusitano

Puro Sangue Lusitano
Puro Sangue Lusitano “Átila Interagro” (Créditos foto: TUPA)

O puro-sangue lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos. Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe.

Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos Barbes oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe.

A raça Puro Sangue Lusitano, mas conhecido como Cavalo Lusitano tem sua origem nos cavalos primitivos da Península Ibérica, tendo recebido também alguma influência de sangue árabe e de cavalos do norte da África. Ao longo dos séculos, sofreu uma selecção para caça, combate, toureio, arte equestre e tiro leve, dependendo da região onde foi criado e a utilização a que foi submetido.

Reconhecido por Gregos e Romanos durante a antiguidade como os melhores cavalos de combate e sela do mundo, o cavalo Ibérico figurou também como o cavalo de lazer das Casas Reais europeias durante toda a Idade Média, exercendo enorme influencia na formação do Puro sangue Inglês, através das Royal Mares, éguas da Casa Real inglesa, com as quais cruzaram os garanhões pilares do PSI. Também por ser o cavalo predilecto das Casas Reais durante essa época, o cavalo Ibérico também teve papel preponderante sobre o desenvolvimento da Equitação Académica. Para mais informações sobre o Cavalo Lusitano, aconselhamos a consulta do site da Interagro.

1
2
3
4
Artigo anterior5 aldeias à venda em Portugal
Próximo artigo5 músicas que marcaram a história de Portugal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here