Início Cultura Quem criou o vinho do Porto: portugueses ou ingleses?

Quem criou o vinho do Porto: portugueses ou ingleses?

É um dos produtos mais genuínos de Portugal mas há quem tenha dúvidas sobre a sua origem. Afinal, que criou o vinho do Porto: portugueses ou ingleses?

5927
0

 

O processo de obtenção deste licor levanta polémica quanto a quem “descobriu” a fórmula que originou tão magnífica bebida. Produtores ingleses pretendem que a origem data do séc. XVII , quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro, para que não azedasse. No entanto outros defendem que o processo que caracteriza a obtenção do Vinho do Porto, já era conhecido na época dos descobrimentos, portanto, bem antes da comercialização dos ingleses.

Douro - Mário Castro
Douro – Mário Castro

Polémicas à parte  o que torna o Vinho do Porto diferente de todos os outros é a zona de produção, o clima, as castas utilizadas e no facto da sua fermentação não ser completa: é parada numa fase inicial( dois ou três dias, depois do início), através da adição de uma aguardente vínica neutra (com cerca de 77% de álcool), o que vai fazer com que o açúcar natural das uvas não se transforme completamente em álcool, originando um vinho naturalmente doce e mais forte do que o geral dos vinhos(19 e 20º de álcool).

Douro - Luís Gomes
Douro – Luís Gomes

São produzidos diversos tipos deste precioso vinho. Sendo os mais conhecidos o Ruby, o Branco e o Tawny.

Caves de Gaia
Caves de Gaia

É na marginal de Vila Nova de Gaia que encontramos as caves onde envelhece o famoso Vinho do Porto, proveniente dos socalcos do Douro. A visita ao interior das mesmas é uma experiência inesquecível.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here