Início História Quanto media, quanto durou e quantos países existiram no Império Português?

Quanto media, quanto durou e quantos países existiram no Império Português?

Foi um dos maiores impérios da história e também um dos mais longos. Quanto media, quanto durou e quantos países existiram no Império Português?

8462
0
helvécia
Brasil

Quanto media, quanto durou e quantos países existiram no Império Português?

Marinheiros portugueses começaram a explorar a costa da África em 1419, utilizando os recentes desenvolvimentos em áreas como a navegação, a cartografia e a tecnologia marítima, como a caravela, com o objectivo de encontrar uma rota marítima para o lucrativo comércio de especiarias do oriente.

australia73

Em 1488, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança e, em 1498, Vasco da Gama chegou à Índia. Em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, na costa atlântica sul-americana. Nas décadas seguintes, os marinheiros lusitanos continuaram a explorar o litoral e as ilhas do leste da Ásia, estabelecendo fortes e feitorias.

Brasil
Brasil

Em 1571, uma série de postos avançados ligava Lisboa a Nagasaki, no Japão, ao longo das costas da África, Médio Oriente, Índia e Ásia. Esta rede comercial trouxe grande riqueza para o Reino de Portugal. Entre 1580 e 1640, a nação tornou-se um parceiro da Espanha, numa união pessoal das coroas dos dois países.

Descoberta do Brasil
Descoberta do Brasil

Embora os dois impérios tenham continuado a ser administrados separadamente, as colónias portuguesas tornaram-se alvo de ataques de três potências europeias rivais e hostis à Espanha, que ambicionavam os sucessos ibéricos no exterior: a Holanda, a Grã-Bretanha e a França. Com uma população menor, Portugal não foi capaz de defender eficazmente a sua sobrecarregada rede de postos comerciais e o império começou a entrar num longo e gradual processo de declínio.

mapamundi

Perdas significativas para os holandeses na Índia Portuguesa e no sudeste da Ásia durante o século XVII trouxeram fim ao monopólio do comércio português no Oceano Índico. O Brasil, que havia se tornado a colónia mais valiosa de Portugal, tornou-se independente em 1822, como parte de uma onda de movimentos independentistas que varreu a América no início do século XIX.

australia43

O Império Português então foi reduzido às suas colónias no litoral africano (que foram expandidas para o interior durante a Partilha de África, no final do século XIX), Timor-Leste e enclaves na Índia e na China (Macau). O Império Português ou Império Colonial Português foi o primeiro império global da história, além de ser o mais antigo dos impérios coloniais europeus modernos, abrangendo quase seis séculos de existência, a partir da Conquista de Ceuta, em 1415, até à concessão de soberania a Timor-Leste, em 2002.

Terra Java - east coast of Australia (1)

O império espalhou-se ao longo de um vasto número de territórios que hoje fazem parte de 53 países diferentes. Desde o Estado do Acre, no Brasil, até Timor-Leste, são cerca de 21.800 km. Na altura, Portugal continental possuía cerca de 1 milhão de habitantes.

Mais artigos

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e...

  Sabia que os portugueses terão em casa cerca de 155 milhões de euros em forma de escudos? Pois é, há muitas pessoas que guardam...

Mais recentes

Guia completo para férias em Cabo Verde (o que visitar e...

O arquipélago de Cabo Verde é um destino cada vez mais na moda em Portugal e no estrangeiro. Este pequeno país africano, banhado pelo...

REDES SOCIAIS

184,067FãsCurtir
281SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here