Quanto media, quanto durou e quantos países existiram no Império Português? Marinheiros portugueses começaram a explorar a costa da África em 1419, utilizando os recentes desenvolvimentos em áreas como a navegação, a cartografia e a tecnologia marítima, como a caravela, com o objectivo de encontrar uma rota marítima para o lucrativo comércio de especiarias do oriente.
Em 1488, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança e, em 1498, Vasco da Gama chegou à Índia. Em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, na costa atlântica sul-americana. Nas décadas seguintes, os marinheiros lusitanos continuaram a explorar o litoral e as ilhas do leste da Ásia, estabelecendo fortes e feitorias.

Em 1571, uma série de postos avançados ligava Lisboa a Nagasaki, no Japão, ao longo das costas da África, Médio Oriente, Índia e Ásia. Esta rede comercial trouxe grande riqueza para o Reino de Portugal. Entre 1580 e 1640, a nação tornou-se um parceiro da Espanha, numa união pessoal das coroas dos dois países.

Embora os dois impérios tenham continuado a ser administrados separadamente, as colónias portuguesas tornaram-se alvo de ataques de três potências europeias rivais e hostis à Espanha, que ambicionavam os sucessos ibéricos no exterior: a Holanda, a Grã-Bretanha e a França.
Com uma população menor, Portugal não foi capaz de defender eficazmente a sua sobrecarregada rede de postos comerciais e o império começou a entrar num longo e gradual processo de declínio.
Perdas significativas para os holandeses na Índia Portuguesa e no sudeste da Ásia durante o século XVII trouxeram fim ao monopólio do comércio português no Oceano Índico.
O Brasil, que havia se tornado a colónia mais valiosa de Portugal, tornou-se independente em 1822, como parte de uma onda de movimentos independentistas que varreu a América no início do século XIX.
O Império Português então foi reduzido às suas colónias no litoral africano (que foram expandidas para o interior durante a Partilha de África, no final do século XIX), Timor-Leste e enclaves na Índia e na China (Macau).
O Império Português ou Império Colonial Português foi o primeiro império global da história, além de ser o mais antigo dos impérios coloniais europeus modernos, abrangendo quase seis séculos de existência, a partir da Conquista de Ceuta, em 1415, até à concessão de soberania a Timor-Leste, em 2002.
O império espalhou-se ao longo de um vasto número de territórios que hoje fazem parte de 53 países diferentes. Desde o Estado do Acre, no Brasil, até Timor-Leste, são cerca de 21.800 km. Na altura, Portugal continental possuía cerca de 1 milhão de habitantes.
Só um ponto: o Império Português não durou até 2002, com a Independência de Timor, mas até 1999, com a entrega de Macau à China. Quando em 1975 a Indonésia invadiu e ocupou Timor-Leste, perdemos a sua administração, e deixámos de ser os proprietários daquelas terras. Não entendo como consideraram isso, mas ok…