Início História Quantas e quais as cidades que já foram capital de Portugal?

Quantas e quais as cidades que já foram capital de Portugal?

Ao longo de 900 anos de história e devido a várias circunstâncias, Portugal já teve mais do que uma capital. Sabe quantas e quais são?

80316
4
locais grátis para visitar em Lisboa
Baixa Pombalina

Quantas e quais as cidades que já foram capital de Portugal? Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo. Estas foram as cinco capitais que Portugal já teve ao longo dos seus quase 900 anos de história. Poucos portugueses sabem que Portugal teve estas 5 capitais ao longo da sua história e, portanto, é importante explicar como e em que circunstâncias é que cada uma destas cidades se tornou capital e porque razão deixou de o ser.

Guimarães

Comecemos pelo início, Guimarães, primeira capital do Condado Portucalense e do país é uma das mais importantes memórias vivas, da afirmação e independência de Portugal.

capital de portugal
Castelo de Guimarães

O papel de Guimarães desempenhado na formação da nacionalidade portuguesa confere-lhe uma singularidade, muito marcada no contexto turístico nacional, um estatuto simbólico que mantém desde há séculos. Primeira capital do Condado Portucalense e do país é uma das mais importantes memórias vivas, da afirmação e independência de Portugal.

cidades mais antigas de Portugal
Sé Velha de Coimbra

Coimbra renasce e torna-se a cidade mais importante abaixo do rio Douro, capital de um vasto condado governado pelo moçárabe Sesnando. Com o Condado Portucalense, o conde D. Henrique e a rainha D. Teresa fazem dela a sua residência, e viria a ser na segurança das suas muralhas que alguns autores pensam que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que fez dela a capital do condado, substituindo Guimarães (é aliás esta mudança da capital para os campos do Mondego que se virá a revelar vital para viabilizar a independência do novo país, a todos os níveis: económico, político e social).

Lisboa – Joe Price

Coimbra foi capital até 1255. Depois de Coimbra foi a vez de Lisboa, no entanto durante as invasões francesas a família real estabeleceu-se no Brasil, fazendo com que o Rio de Janeiro fosse a nova capital do Reino de Portugal.

cidades mais bonitas do brasil
Rio de Janeiro

Nesta altura registou-se o que alguns historiadores denominam de “inversão metropolitana”, ou seja, da antiga colónia passou a ser exercida a governação do império ultramarino português.

Angra do Heroísmo

No século XIX, Angra do Heroísmo constitui-se no centro e alma do movimento liberal em Portugal. Tendo abraçado a causa constitucional, aqui se estabeleceu em 1828 a Junta Provisória, em nome de Maria II de Portugal. Portanto foi natural que em 1830 fosse nomeada capital do reino.

Lisboa

Portanto, ao longo dos seus 900 anos de histórias, Portugal já teve 5 cidades como capital: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo.

4 COMENTÁRIOS

    • Coimbra foi a primeira capital, segundo o que aqui está escrito, visto que Guimarães foi só capital do Condado não de Portugal.

  1. Coimbra foi a primeira capital, segundo o que aqui está escrito, visto que Guimarães foi só capital do Condado não de Portugal.

  2. Desculpem este desabafo: Como Afonso Henriques nasceu com deficiência nos membros inferiores e os milagres só existem nas cabeças das criaturas de baixo Q. I. e a Stª Maria de Cárquere nada percebia de ortopedia ou outro qualquer ramo da medicina e/ou similiares, estando ainda a medicina nos seus primórdios… não seria o 1º rei do Condado Portucalense o filho de Egas Moniz e que segundo as “más línguas” o trocou pelo seu próprio filho na ascensão a monarca!? Confesso que não sou testemunha de nada e por vezes a história é contada conforme os interesses dos historiadores. A título de exemplo e que foi “ontem” o 25 de abril de 1974… foi a revolução dos cravos, porque a florista estava fechada e a Sra. D. Celeste Caeiro os distribuiu porque não eram de plástico e não teriam venda posterior… (as revoluções sempre se fizeram com armas). Fala-se por vezes de muitos nomes da revolução de abril, mas, pretendem sempre branquear o nome do seu estratega/comandante Otelo Saraiva de Carvalho e aquele capitão de nome Costa Martins que não vem nos anais da história e que tomou o aeroporto da Portela sózinho fazendo “bluff”.
    Ou a prisão de Edmundo Pedro em 1978 quando ia devolver as armas que que Eanes distribuiu e que Otelo foi acusado, e que posteriormente o PS/Mário Soares não deu a cara… Edmundo Pedro tinha-se manifestado quanto â entrega das armas e tinha recebido ordens do PS para ir entregar as armas, visto ter sido ele o fiel depositário das mesmas… foi “apanhado” não acreditaram no senhor Edmundo e o PS “tirou-lhe o tapete”. CUIDADO COM HISTÓRIAS e MITOS!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here