Início História História desconhecida de Portugal: Quando o Alentejo era um reino e Ibn...

História desconhecida de Portugal: Quando o Alentejo era um reino e Ibn Marwan era o seu Rei

Chamava-se Ibn Marwan e a ele se deve a fundação de Marvão. Foi um grandioso guerreiro e durante a sua vida governou o Alentejo como um reino independente.

8254
1
Ibn Marwan

História desconhecida de Portugal: Quando o Alentejo era um reino e Ibn Marwan era o seu Rei

Abd al-Rahman ibn Muhammad ibn Marwan ibn Yunus, conhecido como Ibn Marwan al-Yil’liqui ou simplesmente ibn Marwan foi um líder militar e religioso sufista do al-Andalus que, rebelando-se contra o emir omíada de Córdova Maomé I, criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz, cidade da qual é considerado fundador, que ocupava o Médio e Baixo Guadiana e o sul do que é hoje Portugal.

Alentejo
Marvão – José Flacho

O reino duraria até à fundação do Califado de Córdova em 928. Ibn Maruán deu nome à vila de Marvão, cujo castelo construiu entre 876 e 877, que no século X já era conhecida como Ammaia de ibn Maruan ou fortaleza da Ammaia.

Ammaia
Ammaia

As referências dos cronistas árabes acerca de ibn Marwan são bastante ilustrativas. De ibn Hayyan conhece-se a seguinte referência: «Afastou-se da fileiras muçulmanas para entrar nas dos cristãos, cuja amizade preferiu à dos que dirigem a sua oração em direcção à qibla».

Ammaia
Ammaia

No aspecto militar, o mesmo cronista relata que «tinha fama de caudilho temível. As suas vitorias eram muito celebradas; os seus actos cruéis valeram-lhe grande reputação e respeito entre os emires rivais, que acabaram por colocá-lo acima deles».

Castelo de Marvão
Castelo de Marvão

Outro cronista, ibn Adari, assinala que «se separou da comunidade dos crentes e protegeu e frequentou a dos cristãos com preferência aos muçulmanos». ibn al-Qutiyyacomenta, em jeito de insistência sobre o escrito anterior, que «chegou a ser chefe dos renegados no ocidente». Este último cronista descreve-o como «agudo, manhoso e astuto na guerra a ponto de não haver quem o superasse».

A propósito deste tema, pensamos que também gostará de ler o artigo sobre Ammaia, uma das mais antigas localidades do Alentejo e que já existia no tempo de Ibn Marwan:

Ammaia: a cidade perdida do Alentejo

Mais artigos

Provavelmente, a igreja mais estranha de Portugal

  O Santuário de Nossa Senhora da Lapa localiza-se na freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, num local muito agradável com muitas zonas...

Mais recentes

20 fantásticos locais para visitar nos Açores

O que visitar nos Açores? A resposta nunca será fácil e depende do tempo que tiver disponível para conhecer estas belíssimas ilhas e do...

REDES SOCIAIS

189,574FãsCurtir
296SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here