Já reparou que os existem muitos sobrenomes portugueses que têm origem em árvores? E outros que têm origem em nomes de animais, como Coelho, Lobo, Raposa, Cordeiro… Existem várias teorias que tentam explicar o motivo pelo qual há vários apelidos portugueses com nome de plantas. Desde Pinheiro, Pereira, Carvalho, Macieira, Oliveira…
Não há uma teoria consensual para explicar a origem destes apelidos e, para sermos honestos, o mais provável é que tenham tido origem em situações e contextos diferentes, mas há uma teoria que sobressai: a origem judaica.
Como dissemos, nenhuma das teorias é consensual, mas há uma que prevalece, embora exista quem discorda. A teoria predominante é que esses nomes teriam sido adoptados pelos judeus obrigados a converter-se ao catolicismo na época da Inquisição.
Ao mudarem de religião (ou ao fingir que mudavam, como era a maioria dos casos) os judeus mudavam o seu sobrenome para um nome português e tinham o hábito de escolher nomes de árvores.
No entanto, há registos de muitos outros nomes descendentes de famílias judaicas que nada têm a ver com esta teoria. Uma coisa é certa. Nem todos os judeus, quando foram obrigados a converter-se, usaram estes apelidos, mas grande parte assim o fez.
E existe também outro pormenor: quem tem o apelido Oliveira, Pereira ou Pinheiro, por exemplo, pode não ter qualquer raiz judaica, uma vez que alguns desses apelidos já eram usados antes da conversão dos judeus.
A origem dos apelidos portugueses pode ser muito diferente. Outro pormenor curioso é a origem dos apelidos terminados em “es”, como Nunes, Fernandes, Gonçalves. Estes apelidos são de origem patronímico.
Antigamente, sempre que um casal tinha um filho, o apelido desse filho era a adaptação do nome do pai. Por exemplo, se um homem chamado Nuno tivesse um filho chamado João, esse filho seria João Nunes, que significa “João, filho de Nuno”.
Interessante não mencionarem os sobrenomes ligados a riachos ou rios , como os Ribeiro. No Brasil, existem muito Ribeiro de origem portuguesa.
Postem por favor e avisem quando postar por e-mail.
Gratos.
Como posso ter certeza de que o meu sobrenome Pereira é ou não de um cristão novo? É sabido que o apelido Pereira já existia em Portugal e que foi adotado pelos convertidos . Lendo um livro volumoso com grandes detalhes onde conta a história da terra de meus pais na Beira Litoral, tenho dúvidas quanto a minha origem judaica. Nada contra, muito ao contrário, seria um privilégio ter esta descendência. Pelo lado de minha mãe ela tem Oliveira e curiosamente o outro sobrenome é Verdial, que tem origem em Málaga, Espanha. Parte da família foi para o norte de Portugal e se fixou na Beira litoral, tendo antes tentado se fixar no Minho mas pelo que se sabe foi o frio intenso que fê-los vir para mais ao sul uns 15 ou 20k após a cidade do Porto. Mas isso tem mais de 1000 anos. Coincidentemente, a família Verdial originária de Malaga se dedicava ao cultivo de Azeitonas e conseqüentemente ao azeite que segundo sei é produzido até hoje próximo de Málaga. Esta mesma família também mantem suas tradições em festa anual com conjunto musical, vestidos a caráter onde se apresentam dançando fandangos.