Início História Qual a origem dos apelidos portugueses com nomes de árvores?

Qual a origem dos apelidos portugueses com nomes de árvores?

As teorias são várias e divergem. Mas afinal, qual será a origem dos apelidos portugueses com nomes de árvores, como Pereira, Carvalho, Pinheiro, etc...

42864
2

Já reparou que os existem muitos sobrenomes portugueses que têm origem em árvores? E outros que têm origem em nomes de animais, como Coelho, Lobo, Raposa, Cordeiro… Existem várias teorias que tentam explicar o motivo pelo qual há vários apelidos portugueses com nome de plantas. Desde Pinheiro, Pereira, Carvalho, Macieira, Oliveira…

Não há uma teoria consensual para explicar a origem destes apelidos e, para sermos honestos, o mais provável é que tenham tido origem em situações e contextos diferentes, mas há uma teoria que sobressai: a origem judaica.

oliveira333 (1)

Como dissemos, nenhuma das teorias é consensual, mas há uma que prevalece, embora exista quem discorda. A teoria predominante é que esses nomes teriam sido adoptados pelos judeus obrigados a converter-se ao catolicismo na época da Inquisição.

Ao mudarem de religião (ou ao fingir que mudavam, como era a maioria dos casos) os judeus mudavam o seu sobrenome para um nome português e tinham o hábito de escolher nomes de árvores.

carvalho (1)

No entanto, há registos de muitos outros nomes descendentes de famílias judaicas que nada têm a ver com esta teoria. Uma coisa é certa. Nem todos os judeus, quando foram obrigados a converter-se, usaram estes apelidos, mas grande parte assim o fez.

E existe também outro pormenor: quem tem o apelido Oliveira, Pereira ou Pinheiro, por exemplo, pode não ter qualquer raiz judaica, uma vez que alguns desses apelidos já eram usados antes da conversão dos judeus.

A origem dos apelidos portugueses pode ser muito diferente. Outro pormenor curioso é a origem dos apelidos terminados em “es”, como Nunes, Fernandes, Gonçalves. Estes apelidos são de origem patronímico.

Antigamente, sempre que um casal tinha um filho, o apelido desse filho era a adaptação do nome do pai. Por exemplo, se um homem chamado Nuno tivesse um filho chamado João, esse filho seria João Nunes, que significa “João, filho de Nuno”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante não mencionarem os sobrenomes ligados a riachos ou rios , como os Ribeiro. No Brasil, existem muito Ribeiro de origem portuguesa.
    Postem por favor e avisem quando postar por e-mail.
    Gratos.

  2. Como posso ter certeza de que o meu sobrenome Pereira é ou não de um cristão novo? É sabido que o apelido Pereira já existia em Portugal e que foi adotado pelos convertidos . Lendo um livro volumoso com grandes detalhes onde conta a história da terra de meus pais na Beira Litoral, tenho dúvidas quanto a minha origem judaica. Nada contra, muito ao contrário, seria um privilégio ter esta descendência. Pelo lado de minha mãe ela tem Oliveira e curiosamente o outro sobrenome é Verdial, que tem origem em Málaga, Espanha. Parte da família foi para o norte de Portugal e se fixou na Beira litoral, tendo antes tentado se fixar no Minho mas pelo que se sabe foi o frio intenso que fê-los vir para mais ao sul uns 15 ou 20k após a cidade do Porto. Mas isso tem mais de 1000 anos. Coincidentemente, a família Verdial originária de Malaga se dedicava ao cultivo de Azeitonas e conseqüentemente ao azeite que segundo sei é produzido até hoje próximo de Málaga. Esta mesma família também mantem suas tradições em festa anual com conjunto musical, vestidos a caráter onde se apresentam dançando fandangos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here