Início Notícias Puro Sangue Lusitano é o cavalo de sela mais antigo do mundo

Puro Sangue Lusitano é o cavalo de sela mais antigo do mundo

Já sabíamos que era o mais belo cavalo do mundo e agora sabemos também que foi o primeiro a usar uma sela. Falamos do puro sangue lusitano.

5113
1
Puro sangue lusitano
Puro sangue lusitano

O puro-sangue lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos. O

s seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente.

Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos Barbes oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe. A raça Puro Sangue Lusitano, mas conhecido como Cavalo Lusitano tem sua origem nos cavalos primitivos da Península Ibérica, tendo recebido também alguma influência de sangue árabe e de cavalos do norte da África.

Ao longo dos séculos, sofreu uma selecção para caça, combate, toureio, arte equestre e tiro leve, dependendo da região onde foi criado e a utilização a que foi submetido.

Reconhecido por Gregos e Romanos durante a antiguidade como os melhores cavalos de combate e sela do mundo, o cavalo Ibérico figurou também como o cavalo de lazer das Casas Reais europeias durante toda a Idade Média, exercendo enorme influencia na formação do Puro sangue Inglês, através das Royal Mares, éguas da Casa Real inglesa, com as quais cruzaram os garanhões pilares do PSI.

Também por ser o cavalo predilecto das Casas Reais durante essa época, o cavalo Ibérico também teve papel preponderante sobre o desenvolvimento da Equitação Académica.

Mais artigos

Mais recentes

Roteiro pela Serra da Estrela: o que ver, o que fazer,...

Aqui encontra-se a paz, a beleza natural e o silêncio das montanhas. Este destino montanhoso, para além de ser a maior serra de Portugal...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here